activa

Perfil

Saúde e Beleza

5 erros que provavelmente comete sempre que lava os dentes

E como corrigi-los.

Activa.pt

CentralITAlliance

Não queremos ser as portadoras de más notícias, mas é muito provável que não domine assim tão bem algo que faz desde sempre: escovar os dentes.

Quertenha saltado uma das duas escovagens recomendadas por dia ou relaxado no uso do fio dental, a verdade é que ninguém está imune a pequenos erros na rotina de cuidados. Contudo, é importante não descurar a higiene oral.

Para que o seu sorriso esteja sempre no seu melhor, reunimos algumas dicas preciosas que especialistas deram à revista InStyle. Veja, abaixo, alguns dos erros mais comuns que cometemos quando lavamos os dentes.

PeopleImages

De acordo com o Dr. Timothy Chase, dentista cosmético e co-fundador do SmilesNY, devemos escovar os dentes em movimentos suaves de círculos, e não para cima e para baixo - e muito menos para trás e para a frente. Este último em particular pode levar à inflamação das gengivas e, em casos graves, à retração gengival.

PeopleImages

Tanto Amy Hazlewood, higienista dental registada e membro do Crest + Oral-B Smile Council, como o Dr. Chase concordam: usar uma pasta de dentes demasiado abrasiva é um grande erro. Fale com o seu dentista sobre o produto mais indicado para si - no geral, o melhor é usar uma pasta com fluoreto, especialmente se tiver dentes sensíveis.

Quanto a agentes branqueadores, o Dr. Chase recomenda deixá-los para produtos ou procedimentos específicos, e longe da pasta que usa diariamente.

PeopleImages

"Deve esperar pelo menos meia hora para a saliva na sua boca remineralizar os dentes," adverte o Dr. Chase. "Se lavar os dentes demasiado cedo, pode remover o esmalte." Isto verifica-se particularmente depois da ingestão de alimentos ácidos (como tomates ou citrinos) e depois da regurgitação (graças ao ácido no estômago) - não é uma imagem bonita, mas é importante saber quando estiver doente ou até mesmo a passar por uma gravidez difícil. "É imprudente escovar quando o pH da boca é muito baixo [ácido]," concorda Hazlewood. "Se as superfícies, especialmente as raízes, são microscopicamente mais macias, isso pode levar a danos nos dentes. É por isso que escovar [imediatamente] depois de vomitar não é bom ".

PeopleImages

Há quem pense que aplicar muita pressão enquanto escova os dentes garante que estes ficam super limpos, mas, na verdade, pode estar a prejudicar o esmalte. "Deve-se usar uma leve pressão," diz o Dr. Chase. "Eu recomendo usar uma escova elétrica de qualidade para remover totalmente a necessidade de usar muita força e deixá-la fazer o trabalho."

didesign021

As escovas de dentes vêm em tamanhos diferentes por um motivo: as nossas bocas têm tamanhos diferentes. "Uma escova demasiado grande impede a adaptação ao formato do arco da boca e que as cerdas cheguem aos dentes," avisa Hazlewood. No que às escovas manuais diz respeito, a especialista recomenda escolher uma que tenha uma cabeça capaz de limpar dois dentes ao mesmo tempo.