activa

Perfil

Saúde e Beleza

5 sinais precoces da doença de Alzheimer que deve conhecer

Esteja atenta!

Activa.pt

Popartic

A doença de alzheimer afeta, por norma, mais mulheres que homens. E se as razões por trás destas estatísticas são ainda pouco claras, há alguns fatores que as podem influenciar. De acordo com o neurologista David A. Merrill, em conversa com a Women's Health, "as mulheres que se submeteram a histerectomias, que tiveram a menopausa mais cedo ou que tiveram alguma perda de estrogénio precoce são particularmente vulneráveis". Isto porque esta hormona tem um efeito protetor sobre o cérebro. Mas, afinal, quais os primeiros sinais da doença?

1 - Falhas de memória. Este é um sintoma preocupante quando afeta as suas tarefas diárias. Há que distingui-lo de outras perdas de memória consideradas "normais". "À medida que envelhecemos, os nossos cérebros mudam. É normal que a velocidade do nosso pensamento ou lembrarmo-nos de nomes de pessoas diminuam", afirma o neurologista Henry Paulson. No que toca à doença, as falhas de memória têm mais a ver com eventos, na sua totalidade, que já passaram ou mesmo colocar, constantemente, objetos fora do sítio. Nestes casos, é frequente que as pessoas arranjem truques, como a repetição, para evitar esquecer-se de algo.

2 - Problemas de visão ou fala. "Pode notar mudanças espaciais na sua visão ou mesmo ter dificuldades em percecionar o mundo à sua volta. Quando fala, 'dá outra volta' para explicar o que precisa porque não se lembra das palavras exatas", explica Paulson. Estes sinais de alarme aplicam-se também à escrita e só são preocupantes, uma vez mais, quando sentidos de forma consistente e mais "óbvia".

3 - Dificuldade em resolver problemas ou usar bom senso. Neste âmbito, há que estar atento a questões como a extrema dificuldade em escolher o que comer num restaurante, em seguir direções, em conseguir entender e seguir todos os passos de uma receita, em manter uma rotina de higiene ou cometer graves erros financeiros, por exemplo.

4 - Isolamento. Se costumava ser a alma da festa ou se tinha, simplesmente, gosto em ter uma vida social ativa e, de repente, prefere ficar em casa, há que estar alerta. Embora este possa ser um simples sinal de envelhecimento e consequente perda de energia, pode também resultar da dificuldade em participar em conversas ou de, simplesmente, se integrar no meio ambiente.

5 - Mudança drástica de temperamento ou personalidade. "Este é um pouco mais raro, mas vemo-lo em fases iniciais. Parece que alguém que conhecemos bem, de repente fica desinibido e a fazer coisas que, normalmente, nunca faria", afirma Paulson. Podem ainda notar-se comportamentos de desconfiança em relação aos outros, mudanças a nível sexual ou mesmo temperamento agressivo.