activa

Perfil

Saúde e Beleza

Não imagina o que adormecer com a TV ligada faz à sua saúde

A nossa relação com os ecrãs à hora de dormir é complicada.

Activa.pt

D.R.

Se não consegue adormecer sem o som de fundo do televisor ligado, talvez esteja na hora de repensar os seus hábitos.

Um novo estudo, publicado recentemente no jornal científico American Medical Association, sugere que as mulheres que dormem com luzes artificiais ligadas à noite, incluindo a da TV ou a do telemóvel, têm um risco acrescido de aumento de peso e de obesidade.

O trabalho, citado pelo New York Times, avaliou 43,722 mulheres com idades entre os 35 e os 74 anos ao longo de seis anos. A conclusão? Mesmo aquelas que só dormiam com uma luz de presença tinham um peso corporal aumentado (cerca de 5 kg), bem como um acrescento de 10 ou mais por cento no índice de massa corporal (IMC) e um risco maior de serem obesas.

"Elas tinham uma probabilidade menor de ter padrões nas horas de acordar e deitar. Além disso, tinham uma maior probabilidade maior de dormirem menos, demorarem mais a adormecer, acordarem a meio da noite e de fazerem sestas," diz o estudo.

Os autores acrescentam ainda que dormir com as luzes ligadas foi associado a "medidas de desvantagem socioeconómica a e comportamentos de estilo de vida pouco saudáveis, que podem contribuir para o ganho de peso e a obesidade".