activa

Perfil

Saúde e Beleza

Este é o motivo pelo qual ficamos cheias de gases antes menstruação

Muitas vezes, até durante todo o ciclo.

Activa.pt

PeopleImages

Se as dores de cabeça, de barriga, a irritabilidade, mudanças de humor ou mesmo os desejos alimentares súbitos não fossem suficientes, na altura da menstruação, ainda tínhamos de sofrer com flatulência. E se pensava que era a única, desengane-se. Há motivos para este fenómeno.

Em primeiro lugar, importa referir que a libertação de gases é um processo normal e saudável do nosso organismo (sim, mesmo que o cheiro seja insuportável). Ora, e à medida que a ovulação se aproxima, os níveis de progesterona começam a aumentar. E este pode ser um dos motivos para a maior flatulência, já que a hormona contribui para um "intestino preguiçoso" durante a gravidez, diz o ginecologista Heather Bartos, citado pela Health. No caso de não haver gravidez, é tudo expelido (gases e fezes - normalmente, diarreia).

As prostaglandinas podem ser outro dos motivos para o aumento dos gases, já que impulsionam a que o revestimento do útero derrame, explica Abbe Wain, professora assistente na Icahn School of Medicine, acrescentando que estas são as responsáveis pelas cólicas e por tornar o músculo liso "mais móvel". E, claro, o intestino também sofre, tornando-se igualmente mais móvel e causando aquelas idas urgentes à sanita.

Uma dica? O famoso Brufen atua contra este composto, aliviando, por norma, as famosas cólicas. Além disso, consumir comidas não processadas ajuda a que não se formem tantos gases, nesta altura do mês. Quando mais simples for aquilo que colocar no prato, melhor.

Veja também: 5 coisas que pode fazer para que 'aquela altura do mês' seja mais agradável