activa

Perfil

Saúde e Beleza

Nova investigação sugere que este medicamento comum é anticancerígeno

Nem vai acreditar de qual falamos!

Activa.pt

areeya_ann

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) decidiu investigar os efeitos de um medicamento bastante comum, facilmente encontrado nas casas de muitos portugueses. E pelo facto de muito se ouvir falar acerca de alguns efeitos adversos do mesmo, os resultados foram, no mínimo, surpreendentes.

Em parceria com o Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o INSA estudou o anti-inflamatório ibuprofeno (o comum Brufen), descobrindo que este tem efeitos anticancerígenos , sobretudo no cancro do colón - um dos que mais afeta os portugueses.

Os resultados da investigação, publicados no European Medical Journal, sugerem que a substância inibe o crescimento de células malignas, ao impedir que as mesmas produzam variantes tumorigénicas de certas proteínas, "num processo conhecido como ‘splicing’ alternativo”, explicou o líder da investigação, Peter Jordan, à agência Lusa.

Ora, o uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), como o ibuprofeno ou a aspirina, já chegou a ser associado a um efeito quimiopreventivo contra o desenvolvimento do cancro do cólon, em indivíduos com risco aumentado. Ainda assim, de acordo com o investigador, "achava-se sempre que tinha a ver com o efeito do ibuprofeno e as outras drogas”.

Agora, chegaram à conclusão de que "pelo menos, o ibuprofeno tem outros mecanismos de ação, que também podem estar na origem deste efeito anticancerígeno”. Jordan explicou ainda que “existem subgrupos geneticamente distintos de cancro do colón e que o ibuprofeno atua sobretudo sobre um subgrupo que explica 10 a 15%” dos tumores em questão.

"Um estudo mais sistemático dos efeitos do ibuprofeno poderá agora indicar quais os subgrupos genéticos desta doença que beneficiariam da inclusão deste AINE no regime terapêutico administrado”, concluiu.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!