activa

Perfil

Saúde e Beleza

Esta é a bebida inesperada que lhe pode estar causar enxaquecas

Como assim?

Activa.pt

simarik

Para evitar sofrer de enxaquecas, a que bebida costuma recorrer? Pois bem, o café - famoso aliado da energia -, usado por milhares como forma de despertar e evitar aquelas dores de cabeça chatas, pode ser também a causa destas. Mas só se for tomado três (ou mais) vezes ao dia, de acordo com um novo estudo, publicado no America Journal of Medicine.

Estudantes do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), do Brigham and Women’s Hospital e da Harvard T.H. Chan School of Public Health (HSPH) analisaram a hipótese de bebidas ricas em cafeína poderem desencadear episódios de enxaquecas.

Ou seja, não só o café, como qualquer bebida com cafeína - desde coca-cola a chá - foram estudados. Os 98 participantes do estudo foram registando tudo o que bebiam num dia, bem como as enxaquecas de que sofriam, com detalhes acerca da intensidade destas, duração e medicações que tomavam. Foram também incluídos os hábitos de sono, os ciclos menstruais e o consumo de álcool como possíveis "gatilhos".

Ainda assim, a incidência de enxaquecas foi registada com grande frequência quando eram ingeridas mais de duas bebidas com cafeína por dia, em comparação com os dias em que bebiam menos ou nenhuma. Ou seja, aqueles que consumiam três bebidas com cafeína por dia tinham 27% mais hipóteses de vir a sofrer de dores de cabeça.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!