activa

Perfil

Saúde e Beleza

7 sintomas de endometriose que deve conhecer

Uma condição que pode demorar vários anos a ser diagnosticada.

Activa.pt

SvetaZi

A endometriose tem sido, cada vez mais alvo de discussão. A atriz Lena Dunham é, por experiência própria, uma das caras e vozes mais ativas acerca do assunto, partilhando com os seguidores o quão difícil é viver com esta condição para a qual não existe cura e que, de acordo com palavras da artista, "afeta cerca de 1 em cada 10 mulheres".

Mas, afinal, o que é a endometriose? De acordo com o site oficial da CUF, é o "processo clínico no qual as células que constituem o endométrio se encontram fora da sua localização normal, por exemplo no peritoneu pélvico, nos ovários, na bexiga, no apêndice, intestinos, ou até no diafragma". Em casos raros, pode também "afetar órgãos mais distantes, como o pulmão, o nariz ou a pele".

E se as causas para o aparecimento deste complicado quadro são controversas, já que ainda não foi identificado um motivo concreto, importa conhecer alguns sintomas. E a revista Prevention reuniu 7 deles:

1 - Menstruações muito dolorosas (as dores duram vários dias)

2 - As relações sexuais deixam de ser assim tão prazerosas (porque sente dor), levando a uma eventual diminuição do desejo sexual

3 - Dificuldades em engravidar

4 - Sente desconforto pélvico (ou uma espécie de pressão) quando vai à casa de banho

5 - Também sente dores quando não está com a menstruação

6 - A sua perda de sangue durante o período é muito abundante

7 - Tem perdas de sangue pontuais

Lena Dunham

Lena Dunham

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!