activa

Perfil

Saúde e Beleza

Os principais erros que comete ao fazer o número 2

De acordo com uma especialista.

Activa.pt

vadimguzhva

Ir à casa de banho. Todos o fazemos, mas nem todos o fazemos bem.

Veja, abaixo, os cinco principais erros que cometemos a fazer o número 2.

1. Senta-se de forma errada

Mas a culpa não é sua. "A canalização moderna é feita mais para nossa conveniência e pela estética do que para a funcionalidade," diz a gastrenterologista Robynne Chutkan ao site da revista 'Shape'. Ou seja: se nos preocupássemos com a nossa saúde intestinal, estávamos perfeitamente bem com um buraco no chão.

"Fomos criados para nos agacharmos e defecarmos. Quando fazemos um agachamento, os joelhos fazem pressão nos abdominais, o que aumenta a pressão intra-abdominal para ajudar a evacuar. Quando nos sentamos na sanita, as nossas pernas ficam num ângulo reto e isso não acontece," acrescenta a médica.

Em vez disso, temos de fazer força para que o movimento intestinal aconteça, o que pode causar problemas, incluindo hemorroidas e até mesmo fissuras anais. A Dra. Chutkan sugere o uso de um banco sanitário ou, se for super flexível, que levante diretamente os pés quando estiver sentada na sanita, para conseguir a mesma pressão intra-abdominal.

2. Espera demasiado tempo

Já todas passámos por isto. Temos de ir à casa de banho, mas o momento (ou o local) não é oportuno e, por conseguinte, é obrigada a aguentar. "O seu intestino tem o seu próprio sistema nervoso, que pode ser treinado. Quando recebe um sinal de que tem de ir à casa de banho e não vai, isso causa confusão intestinal, o que pode levar à obstipação," explica a Dra. Chutkan

emilm

3. Demora demasiado tempo

Se espera demasiado tempo, provavelmente cai noutra armadilha que é demorar demasiado tempo. "Não leve o seu telemóvel, um livro ou um jornal consigo para a casa de banho, porque isso é uma forma de treinar o intestino. Está a dizer 'Temos o dia todo' quando, na verdade, quer ser eficiente. Entrar e sair." diz a médica.

4. Não espreita

"Aconselho toda a gente a dar uma vista de olhos antes de puxar a descarga," explica a Dra. E com vista de olhos, a especialista está a falar em reparar na cor, consistência e forma. As fezes ideais são castanhas-escuras (ou verdes, se comer muitos vegetais) e não demasiado pálidas; sólidas, mas não demasiado duras ou moles; e volumosas (não demasiado estreitas ou pequenas).

5. Usa muito papel higiénico

"Se tem de passar o papel higiénico várias vezes, é sinal de que o reto ainda está sujo e de que deve ficar mais algum tempo na casa de banho."

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!