activa

Perfil

Saúde e Beleza

Fome a meio da noite? 5 snacks que não lhe vão pesar na consciência

Ou em mais nenhum lado.

Activa.pt

MarianVejcik

Se fica às voltas na cama porque tem o estômago colado às costas, saiba que a escolha do seu snack noturno é mais importante do que imagina.

"A comida pode ajudar com o sono, mas também pode prejudicar," diz a psicóloga Lisa Young ao Refinery29.

No geral, refeições grandes e com proteínas pesadas tendem a manter-nos acordadas durante mais tempo porque levam mais tempo a digerir, o que pode ser desconfortável a nível físico. O álcool e a cafeína também são de evitar.

No que diz respeito aos alimentos que ajudam a adormecer, a Dra. Young diz que variam de pessoa e pessoa. Ou seja, é uma questão de tentativa e erro até encontrar a receita perfeita. Os alimentos que contêm triptofano (salmão e o peru) e melatonina (cerejas) tendem a acalmar-nos, tal como bebidas ou sopas quentes. Além disso, a especialista diz que "uma boa combinação consiste numa pequena quantidade de proteína com hidratos de carbono".

Veja, abaixo, cinco snacks que pode comer durante a noite e que não lhe vão pesar na consciência.

1. Smoothie de banana

baibaz

Um smoothie rápido com bananas, leite magro ou bebida de amêndoa seria uma ótima opção para um snack noturno, diz a Dra. Young. O leite (ou bebida vegetal) garante a proteína necessária, sem ser demasiado pesado, e a banana oferece potássio, que vai ajudá-la a adormecer.

2. Bolachas com manteiga de amendoim

Bartosz Luczak

Bolachas (ou pão) integrais com manteiga de amendoim criam o ratio perfeito de proteína/hidratos de carbono. Além disso, a Dra. Young explica que a manteiga contém magnésio, o que pode aliviar quaisquer cãibras que estejam a mantê-la acordada.

3. Iogurte com cerejas

manaemedia

As cerejas são dos poucos alimentos que contêm melatonina, conhecida como a hormona do sono, naturalmente, portanto sirva-se à vontade. Mas se quiser algo um pouco mais consistente, a Dra. Young aconselha misturá-las com um iogurte, de preferência grego.

4. Sopa de abóbora

Anna Pustynnikova

Tudo o que é quente, acalma, portanto uma sopa é sempre uma boa ideia. Mas a Dra. Young não recomenda nada demasiado pesado ou com muita fibra à noite, porque pode ser difícil de digerir. Deixe as lentilhas de lado e opte por uma sopa de abóbora rica em nutrientes.

5. Marinheiras com queijo cottage

LauriPatterson

Outra excelente combinação de hidratos de carbono e proteínas, as marinheiras com um pouco de queijo cottage vão fazê-la sentir-se satisfeita. Outro bónus? Uma dose saudável de cálcio e triptofano.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!