activa

Perfil

Saúde e Beleza

Ganha nódoas negras facilmente? Esta pode ser a explicação

Revelamos 5 possíveis causas.

Activa.pt

LightFieldStudios

Uma contusão - mais conhecida por nódoa negra - é, no fundo, uma porção de sangue sob a pele, explica a instrutora clínica de medicina Tania Elliott, em conversa com a revista Shape. E a verdade é que todos já sofremos, alguma vez na vida, deste "pequeno mal". Contudo, há quem ganhe contusões mais facilmente e importa perceber o que pode causar tal fenómeno. Neste sentido, a publicação reuniu 5 motivos que podem levar ao aparecimento fácil destas manchas:

1 - Medicação

Medicamentos como os anticoagulantes, os esteróides ou mesmo os anti-depressivos podem levar a um maior número de nódoas negras. No caso dos primeiros, ao prevenirem a formação de coágulos sanguíneos, fazem com que o organismo seja mais lento a parar um sangramento, o que, por sua vez, leva às contusões. Os antibióticos podem também ser outro fator a ter em conta, já que diminuem o número de plaquetas, tornando mais difícil a coagulação do sangue e o bloqueio de um sangramento.

2 - Deficiência de vitaminas ou minerais

A falta de vitamina K, por exemplo, pode levar a um maior número de contusões. E isto tanto se pode dever ao fraco consumo de vegetais verdes ou a condições mais sérias como a doença celíaca, inflamação do intestino ou bactérias. A falta de vitamina C pode também ser outro dos fatores a levar a uma maior frequência do aparecimento de nódoas negras. No mesmo sentido, a falta de ferro (anemia) leva a que também lhe surjam estas marcas na pele mais facilmente.

3 - Problemas nos rins ou no fígado

"Quaisquer problemas no fígado podem mexer com as proteínas necessárias à coagulação", afirma a médica Neha Vyas. Já os problemas nos rins podem afetar as plaquetas, conduzindo a dificuldades na coagulação e, consequentemente, mais nódoas negras. Informe-se junto do seu médico, no caso de notar que sofre mais contusões que o habitual.

4 - Abuso de álcool

No mesmo sentido do ponto anterior, beber demasiado álcool pode danificar o seu fígado, que é o órgão responsável por processar o álcool, pelo que o consumo regular deste produto causa danos nas respetivas células. Além disto, o abuso deste tipo de bebidas pode suprimir a produção de células sanguíneas envolvidas no processo de recuperação, bem como tornar os vasos sanguíneos mais propensos à rutura, já que o álcool faz com que estes "relaxem" e se expandam.

5 - Exercício físico extremo

"Quanto mais ativo fisicamente é, maior tendência terá a ganhar contusões facilmente", afirma Elliott. Isto porque, o contacto com pesos, por exemplo, ou mesmo com outras pessoas - no caso de atividades físicas em equipa - pode levar ao aparecimento mais frequente de nódoas negras. As quedas ou pequenos acidentes são também um dos motivos para estes sintomas, no caso de desportistas.

Em qualquer caso, é importante que saiba quando consultar um médico. Se tiver plena noção que as contusões foram causadas por algum trauma, como uma pancada, por exemplo, não será algo grave. Contudo, se, de repente, começa a notar estas manchas pelo corpo sem motivo aparente, e se apresenta sintomas como dores no peito, falta de ar, sangue nas fezes, gengivas ou nariz, dores de cabeça diferentes, perda de peso ou fraqueza, é importante que se informe junto a um especialista.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!