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Saúde e Beleza

3 sinais de que está a perder músculo, em vez de gordura

Quer preservar a massa magra? Então repense a sua estratégia de emagrecimento

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1. Está a perder muito peso

LaylaBird

Existe um limite de gordura que o organismo consegue eliminar por semana – e esse número gira em torno de 1 quilo e meio. Se a balança indica uma perda maior do que essa a cada sete dias, isso pode significar que o seu corpo está a usar, além da gordura acumulada, fibras musculares como fonte de energia. A perda rápida também pode estar relacionada com a água eliminada pelo organismo.

2. Sente-se fraca e com preguiça

piranka

Fique atenta ao seu desempenho no ginásio. Não conseguir completar as repetições ou quilómetros do costume sem esforço pode ser um sinal de perda de massa magra. É comum que isso aconteça quando alguém faz dietas restritivas ou se não estiver a executar treinos de força corretamente.

Muitas pessoas focam-se no volume das séries, em detrimento da força. Mas atenção: vários estudos indicam que, para evitar a perda de fibras musculares, o mais eficaz é a intensidade do treino.

3. Está de mau humor

Elisaveta Ivanova

Sabia que, para funcionar corretamente, o seu cérebro usa 20% das calorias consumidas durante o dia? Por isso é que é tão importante alimentar-se corretamente. Afinal de contas, entre tantas funções essenciais, uma das que lhe compete é controlar o que acontece com os nossos músculos (das contrações ao aumento da massa).

Mas onde entra o mau humor nisto tudo? Quando uma pessoa se priva de combustível ao longo do dia, o cérebro é o primeiro a sofrer com isso, causando irritação e confusão mental. Ou seja, as alterações de humor são sinal de que a massa cinzenta não está a receber energia suficiente para realizar as suas funções, inclusive as que dizem respeito à manutenção da massa magra.

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