126897353.jpg

O primeiro mês depois de uma ruptura amorosa é um exílio forçado, um luto auto–imposto. A última coisa que nos apetece é sair de casa logo no primeiro sábado e planear um engate escaldante. Quando uma relação acaba, é preciso fechar para balanço, como as lojas: fazer as contas às perdas e ganhos, perceber o que não correu bem, não pôr de parte a hipótese de uma reconciliação e pensar nos benefícios, agora que estamos livres paz de espírito, em muitos casos.
Depois, o medo é não saber como voltar às lides de solteira. ‘Como se faz agora? Já estou fora do jogo de sedução há uns tempos.’ Onde estão os solteiros interessantes, como se seduz e namora agora, que já passámos a loucura dos 20 anos?

TERRITÓRIO DE CAÇA
Antes eram os bares, discotecas e até bailaricos de Verão, para onde se saía em bando com as amigas. Conseguia avistar ‘alvos’ em todo o lado: colados ao balcão, com vista panorâmica sobre o recinto, do outro lado da pista, a observá-la, ou na mesa do lado, atentos à sua conversa. Quem não acabava a noite com companhia, acabava com uns copos a mais. Metia-se conversa ao balcão ou quando um amigo comum nos apresentava o ‘objecto’ do nosso interesse. Hoje, sair à noite vai ser mais complicado.
A companhia é escassa: as suas melhores amigas não têm onde deixar o bebé ou estão mais interessadas em passar um serão calmo com o companheiro (algo que, secretamente, não lhes perdoa). Acaba por sair com uma amiga solteirona e outra divorciada. Vão sempre ao mesmo bar. Chateiam-se ao fim de meia-hora com a música e a falta de conversa. Regressam a casa quase sóbrias.
A solução: Seleccione melhor o ambiente. Está provado que a maior parte das relações começam com amigos de amigos ou com companheiros de trabalho. Aceite convites para jantares e pequenas reuniões de amigos ou peça-lhes descaradamente para os organizarem, se possível onde possa conhecer gente nova.
Não despreze a Internet como meio de fazer novas amizades. Basta lembrar-se de três regras simples: não combine encontros em sítios desertos, pois nem toda a gente é o que diz ser, e prepare-se para a possibilidade de não gostar ‘ao vivo’ da pessoa que lhe parecia irresistível on-line.

O SENHOR CERTO?
Antes, falava do rapaz em quem estava interessada a todas as suas amigas e uma acabava sempre por dar com a língua nos dentes e contar tudo ao seu ‘alvo’ (no fundo, era isso mesmo que queria). Ficava em casa, colada ao telefone, à espera de um contacto. Os mais perseverantes tinham o privilégio de a levar ao cinema ou a jantar e só conheciam os seus pais ao fim de quatro ou cinco meses de namoro quase clandestino. Hoje, os homens interessantes são raros e a maioria está ocupada. Quando alguém a cativa, geralmente dá-se um de três cenários: 1) acha que jamais terá hipóteses; 2) diz que não está assim tão apaixonada e quer é ser livre; 3) fecha-se na sua concha e torna o namoro ainda mais clandestino que na adolescência, porque agora a concorrência é feroz.
A solução: Conheceu alguém interessante no ginásio? Arranje maneira de andar na bicicleta ao lado dele e meta conversa. Convide o colega simpático mas tímido para um café depois do trabalho. Não fique à espera do príncipe encantado; ele não irá aterrar-lhe no colo com um anel de noivado. Evite sabotar as tentativas de aproximação de todos os homens de jeito que lhe aparecem com medo de sofrer e dê uma segunda hipótese até aos mais chatos. Pode ter uma agradável surpresa…

AS DÚVIDAS DO GUARDA-ROUPA
Antes, experimentava tudo o que tinha no seu armário, no da sua irmã mais velha e nos das suas amigas. Começava a planear com uma semana de antecedência, mas 30 minutos antes da hora ainda não tinha decidido o que vestir. O ponteiro da balança não passava dos 50 kg e qualquer trapo que vestisse lhe assentava como uma luva. Hoje continua a experimentar todo o guarda-roupa, mas torce o nariz a tudo e fica deprimida só de pensar em ir às compras. Decide-se na véspera por uma toilete discreta mas vai mudar de ideias à última hora. Quando passar da porta da rua, percebe que está a chover e que as sandálias de salto alto e o vestido de alças não foram uma boa opção.
A solução: O estilo sexy casual jeans e top com um decote ou blusa branca desabotoada nas primeiras casas é uma aposta segura para saídas informais: nem demasiado leviano nem demasiado recatado.
Afinal, não vai querer parecer desesperada por impressionar, com um vestido matador e quilos de maquilhagem.

AS CONVERSAS SÃO COMO AS CEREJAS
Antes, quando as hormonas falavam mais alto, não era preciso exibir dotes intelectuais (eles, aliás, fugiam disso). Passava-se a noite a trocar cromos sobre música, filmes, férias e outras coisas inconsequentes mas isso não interessava porque ele tinha uns olhos lindos! Hoje eles dão mais valor a mulheres com conversa. Como já não é uma pós-adolescente deslumbrada, tem muito mais experiência, sabedoria e opiniões para partilhar. O pior é quando não surge assunto… Ele sabe todos os resultados da Superliga e gosta de aeromodelismo; você não diz que não a uma comédia romântica e gosta de literatura moderna. O que fazer?
A solução: Em vez de falar do tempo ou ficar à espera que ele tome a iniciativa, faça-lhe perguntas sobre os gostos e os projectos dele, ao estilo da ‘Grande Entrevista’. Ninguém resiste a uma pessoa interessada em saber coisas sobre ele próprio. Os pontos em comum revelam-se no seguimento da conversa.

PAGAR A DESPESA
Antes, o dinheiro era tão curto que chegava a ser romântico. Contavam-se todos os tostões, ‘rachavam’ cada café, faziam jantares românticos de fast food ou torradas à luz de velas porque o orçamento era curto para o restaurante. Hoje, a grande dúvida, quando sai com ele, é saber quando respeitar o cavalheiro e deixá-lo pagar a conta ou quando ‘rachar’ a despesa ao cêntimo.
A solução: Optem por um sistema diplomático de pagamentos à vez: hoje paga ele, para a semana paga você.

NA CAMA COM ELE
Antes, encarava o sexo com um misto de pudor e vontade de descobrir. Surpreendia-se (positiva ou negativamente), mas como não tinha grande experiência no assunto não fazia comparações desconfortáveis. O grande problema era a falta de local: moravam os dois com os pais e o carro era o único recurso e o manípulo das mudanças atrapalhava sempre. Hoje tem medo de já não saber como é ter intimidade com outro homem depois de ter passado tanto tempo com o mesmo. É quase como ser virgem outra vez. Mas sabe proporcionar e retirar do sexo mais prazer. A maturidade ensinou-lhe a não embarcar em cenários sexuais em que se sente desconfortável só para agradar ao parceiro mas também a ter mais confiança para ir até onde nenhuma mulher ousou.
Solução: Leia sobre o assunto; livros não faltam: ‘Como Ser Uma Boa Amante’ ou ‘O Grande O’, ambos da sexóloga americana Lou Paget, e ‘O Sexo no Feminino’, de Sylvia de Béjar, são dos melhores. Também já não há desculpas para fazer contas de cabeça e falhar na contracepção e no sexo seguro. Ter um novo parceiro contribui para reavaliar o seu poder de pôr um homem doido um grande afrodisíaco para a sua auto-estima e experimentar tudo aquilo que tinha medo de propor ao namorado antigo.

ADEUS, TRISTEZA!
Antes, a conta de telefone disparava no fim de uma relação. Ligava para todas as amigas a desabafar, entre soluços, e a invocar vudus contra o desgraçado. Perdia o apetite e pelo menos cinco quilos no mês seguinte. Até que toda a gente lhe dizia que estava mais gira e isso era suficiente para voltar à carga. Hoje chora durante dois dias, perde o apetite durante uma semana, ganha um apetite voraz na semana seguinte. Não perde o controlo, até porque a vida já se encarregou de lhe dar outros problemas para resolver, mas, de vez em quando, lembra-se dos momentos a dois e tem uma crise que compensa com uma caixa de chocolates (são antidepressivos, aproveite), um filme com o Ralph Fiennes e uma terapêutica limpeza geral.
A solução: Aproveite a limpeza e ponha numa caixa tudo quanto ficou do ‘ex’ em sua casa. Remeta tudo para a morada dele. Pegue nas suas fiéis escuteiras de infortúnios amorosos a amiga divorciada e a amiga solteirona e combinem uma noitada juntas. Eles que se cuidem!

Tudo o que NÃO deve fazer quando uma relação acaba.
Fechar-se em casa: Há muita gente interessante a conhecer, muitos sítios a visitar, muitos sonhos a realizar.
Chorar baba e ranho: Todos os lutos têm um período crítico. e um prazo de validade. Além disso, a depressão afecta o seu sistema imunitário é uma porta aberta para infecções que a deixarão doente a sério.
Preservar relíquias do ‘ex’: Fotografias das férias no Algarve dispostas em cada prateleira, a camisa havaiana esquecida no armário, CDs dos Pink Floyd e dos Metallica misturados com os seus.
Chamar-lhe ‘terceiro Anticristo’: Nunca há apenas um culpado numa separação. Mesmo que ele seja o tal ‘filho de Satanás’, não irá querer para si o papel de vítima indefesa.
Achar que nunca mais irá ter outro como ele. Os romances são como os autocarros podemos perder um, mas, se esperarmos, aparece outro logo a seguir.
Pedir informações do ‘ex’ aos amigos: Se a sua intenção é a autoflagelação, mais vale comprar um chicote! Arrume as recordações no baú das memórias, mais a camisa havaiana e as fotos das férias no Algarve. E siga para bingo!

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Em “Cacau”: Cacau descobre que está grávida e fica em choque

Em “Cacau”: Cacau descobre que está grávida e fica em choque

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Ir ao Madame Tussauds vai ser mais caro em dias de sol?

Ir ao Madame Tussauds vai ser mais caro em dias de sol?

Das bombas de 75 a

Das bombas de 75 a "vice" do Parlamento? Quem é e como pensa Diogo Pacheco de Amorim

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

Edição especial: Eames Lounge Chair

Edição especial: Eames Lounge Chair

Quem quer ser milionário?

Quem quer ser milionário?

Concorrente do “Big Brother 2024” envolveu-se em grande bronca na SIC

Concorrente do “Big Brother 2024” envolveu-se em grande bronca na SIC

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

BMW Vision Neue Klasse X: Conheça o SUV futurista 100% elétrico

BMW Vision Neue Klasse X: Conheça o SUV futurista 100% elétrico

Mineiros da Panasqueira prolongam greve e empresa ameaça com 'lay-off'

Mineiros da Panasqueira prolongam greve e empresa ameaça com 'lay-off'

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

BB, CC e DD Creams: diferenças, benefícios e como escolher o melhor para si

BB, CC e DD Creams: diferenças, benefícios e como escolher o melhor para si

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

William, Kate e os filhos não irão assistir à missa de Páscoa este ano

William, Kate e os filhos não irão assistir à missa de Páscoa este ano

O que já se sabe sobre o novo processador Snapdragon topo de gama

O que já se sabe sobre o novo processador Snapdragon topo de gama

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Carolina Patrocínio prepara-se para prova de superação

Carolina Patrocínio prepara-se para prova de superação

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

Coelhinho guardador de doces

Coelhinho guardador de doces

TVI propôs outro programa das manhãs a Maria Botelho Moniz

TVI propôs outro programa das manhãs a Maria Botelho Moniz

I am so sorry, Kate. Perdemos todos a noção

I am so sorry, Kate. Perdemos todos a noção

Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes

Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes

Vamos tomar um chá?

Vamos tomar um chá?

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Medicamento Mounjaro mais eficaz do que o Ozempic na perda de peso em adultos com excesso de peso e obesidade

Medicamento Mounjaro mais eficaz do que o Ozempic na perda de peso em adultos com excesso de peso e obesidade

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites