activa

Perfil

Sexo

9 pistas para uma história de amor feliz

A terapeuta sexual Sari Cooper dá as coordenadas para uma relação saudável.

Activa.pt

Urilux

Sexo, amizade, comunicação... afinal quais são os ingredientes para uma relação perfeita? Para a terapeuta sexual Sari Cooper há algumas regras essenciais para viver uma história de amor saudável.

Diga o que pensa: "Uma das bases de um relacionamento saudável é ser capaz de expressar os seus sentimentos para o seu parceiro e aprender a ouvir", afirma a terapeuta. O diálogo é fundamental para uma boa relação e não passa apenas por contar tudo o que se passou durante o dia. Comunicar é também saber ouvir.

Passem tempo de qualidade juntos: Não basta estarem juntos ao jantar com os amigos, ou a levar as crianças para a escola. Isso por si só não chega para estabelecer uma ligação emocional. Por isso, tentem reservar algum tempo para se dedicarem inteiramente um ao outro.

Não discuta tudo ao mesmo tempo: Cooper chama isso "afundar a cozinha", ou seja, aquelas discussões triviais onde tudo começa por um prato mal arrumado e que, depois, sobem de tom até chegar a todas as reclamações possíveis, do futebol na televisão, às horas a que ele chega. Falar sobre muitos problemas de uma vez torna tudo mais difícil de resolver, tente solucionar uma coisa de cada vez.

Partilhe novas experiências: Pode ser um brinquedo sexual, uma fantasia, a viajem que sempre sonhou ou um curso de culinária que vão fazer juntos. O importante é partilharem novas experiências e desafiar-se um ao outro.

Expresse a sua gratidão: Todos precisam de ouvir um elogio de vez em quando. Por isso, quando ele tem uma boa atitude não deixe de reconhece-la, para que ele continue no caminho certo.

Faça um contrato: "Muitos casais têm contratos não-verbais que são vagamente estabelecidos com base nos hábitos", afirma a terapeuta. O importante é estabelecer metas e dividir tarefas. Por exemplo: se quer que ele aprenda a cozinhar, indique dois dias por semana em que ele fica responsável pelo jantar, incentive-o e diga que vai estar sempre a ajudá-lo.

Escolha o momento certo para falar: Quantas vezes iniciou um monólogo enquanto ele via televisão? A discussão em alguns momentos é inútil e por isso tem que saber qual é a melhor ocasião para iniciarem uma conversa importante.

Seja espontânea: Nada é mais cansativo do que a rotina, por isso saia da zona de conforto e tente surpreender. O toque certo numa ocasião inesperada pode tornar tudo mais sensual. Tente ser criativa e surpreender.

Não se esqueça dos suas melhores amigas: É verdade que o seu companheiro é a primeira pessoa a quem vai ligar para contar uma boa notícia e também o primeiro ombro onde vai querer chorar. Mas a ideia de que o parceiro tem de ser o melhor amigo é um mito, segundo Cooper. "As mulheres relacionam-se com as melhores amigas de uma forma muito particular e acho que o grande problema surge quando ficam consternadas porque o namorado não ter as mesmas reações."

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!