activa

Perfil

Sexo

15 coisas em que devem concordar antes de irem viver juntos

Sexo, dinheiro e filhos são as questões primordiais a debater bastante, antes de assumir uma vida a dois. Mas... e aquelas pequenas coisas da vida doméstica, capazes de fazer perder a paciência a um santo? Das idas ao supermercado à roupa suja, há acordos a estabelecer que podem evitar discussões inúteis.

activa.pt

Wavebreakmedia Ltd

1 - Animais de estimação: Gatos, cães, canários, cágados, nenhum dos anteriores?

2 - Pasta de dentes: Espremê-la a partir do topo ou da base? Qual a sanção a aplicar para quem deixa a tampa aberta?

3 - A ida ao supermercado: Você não sai de casa sem uma lista e gosta pouco de se desviar dela. Ele gosta de ir fazendo um tour pelos expositores e de ir metendo no carrinho aquilo que acha que vos faz falta. Se os vossos estilos divergem assim tanto, no que toca a ir às compras, é melhor combinarem a estratégia antes de saírem de casa: lista ou free style? Juntos ou a sós, para não terem discussões constrangedoras na caixa?

4 - Marca branca, porque é mais barata e "sabe exatamente ao mesmo que as outras", ou aquela a que foi fiel toda a vida, porque é incapaz de beber/comer outra coisa ("e não me venham cá dizer que sabe tudo ao mesmo, porque não sabe!")?

5 - Toalhas de banho: usar uma vez e pôr logo a lavar ou esperar pela próxima máquina de roupa?

6 - Papel higiénico: por incrível que pareça, outro artigo doméstico que origina as mais patéticas discussões. Da marca preferida à velha questão do 'mudar o rolo no dispensador ou deixá-lo à mão de semear, em cima do autoclismo'?

7 - Promoções no supermercado: oportunidade a não perder ou só mais uma irritante armadilha de marketing?

8 - Quando é que o lixo já está cheio demais para atafulhar lá dentro mais uma casca de ovo? E quem fica responsável por ir pô-lo ao contentor? E, já agora... regras de reciclagem: "não, essa embalagem de sumo não vai para o lixo corrente só porque não te apetece ir ao Ecoponto mais tarde."

9 - Máquina de lavar loiça: os garfos e as facas vão para o cestinho de cabo para cima ou para baixo?

10 - ... e para quem não tem máquina: "deixa os pratos de molho no lava-louças e tratamos disso amanhã" ou "nem pensar em irmos para a cama com esta porcaria aqui!"?

11 - Televisão no quarto: sim ou não?

12 - Férias: praia, campo, estrangeiro, terra dos pais... logo se vê? Com quanto tempo de antecedência devem começar a fazer planos?

13 – Quantas vezes é aceitável carregar no botão do snooze quando o despertador toca?

14 – Convidar os amigos/as, à vontade, para irem lá a casa, ou perguntar primeiro ao parceiro se é boa ideia?

15 – Fazer uma escala de tarefas domésticas ou… isso é demasiado picuinhas; “cada um tem de ser responsável e ver o que é preciso ser feito”? A divisão das tarefas domésticas é um dos pontos em que os casais mais discordam e que gera mais discussões. Convém por os pontos no i’s logo de início. A lista resulta, sobretudo se nenhum dos dois gosta especialmente de aspirar, lavar a louça ou limpar o pó. Assim distribuem o mal pelas aldeias, à vez. Também pode resultar atribuir tarefas específicas a cada um, com as quais se sintam mais à vontade ou que não se importem de fazer.