activa

Perfil

Sexo

Mais sono e melhor sexo andam de mãos dadas

Descubra como um pode influenciar o outro.

Activa.pt

Vasyl Dolmatov

E se lhe disséssemos que o segredo para uma vida sexual melhor e mais ativa está mesmo no meio do seu quarto, e que usa-lo é grátis, fácil e pode resultar em muitos outros benefícios?

Parece bom demais para ser verdade, mas não é. A resposta é simples: dormir mais.

Um estudo de 2015, publicado no Journal of Sexual Medicine, confirma a associação entre mais sono e melhor sexo, tendo concluído que as participantes que dormem apenas mais uma hora por noite têm uma probabilidade maior, na ordem dos 14%, de terem sexo no dia seguinte.

"É muito importante perceber que isto é parcialmente sobre o sono à noite, mas também é parcialmente sobre o sono no geral," diz Michael Grandner, diretor do Sleep and Health Research Program na Universidade do Arizona, à revista 'Health'. "Uma pessoa que dorme bem tem mais energia, pensa com mais clareza e é mais focada."

Laura Mintz, terapeuta e professora de psicologia na Universidade da Flórida, concorda, tendo dito à publicação que a fatiga sabota a libido. Além disso, revelou que atende várias pessoas que simplesmente não têm energia para sexo.

Santiago Nunez

Ainda não está convencida de que o sono impacta o desejo sexual? Aqui ficam três teorias, também elas comprovadas pela ciência, sobre como dormir mais (e melhor) pode afetar positivamente a libido.

Dormir afasta o stress

O stress, por si só, também sabota a disposição sexual. Grandner diz que o sono e o humor andam de mãos dadas, e que o primeiro pode ajudar a combater o conjunto de perturbações psíquicas. "O sono ajuda a regular as emoções, a gerir a memória emocional e a criar um 'amortecedor' contra os aborrecimentos do dia-a-dia," explica. Resumindo: se uma pessoa estiver mais feliz e relaxada, terá uma probabilidade maior de querer ter sexo.

Dormir regula as hormonas

Está comprovado que o sono ajuda a regular a testosterona, de tal forma que a privação do mesmo "reduz os níveis de testosterona ao longo de 24 horas," continua o especialista. A testosterona é a hormona que faz disparar o impulso sexual masculino, e também desempenha um papel em alimentar o feminino. "O sono ainda desempenha um papel importante na regulação de outras hormonas sexuais, incluindo o estrogénio. O mau sono pode eliminar algumas dessas hormonas."

Dormir dá mais energia e foco

Bom sexo significa foco no parceiro e estarmos conscientes de como nos sentimos, para podermos desfrutar do prazer e ter um orgasmo. É mais provável que tudo isto aconteça quando o corpo teve tempo para recarregar baterias. "O sono pode ajudá-la a ser mais atenta, mais responsiva e mais sintonizada com outras pessoas," afirma Grandner. O diretor do Sleep and Health Research Program na Universidade do Arizona sublinha ainda que o descanso pode ajudar a "regular o peso e melhorar o aspeto da pele," o que pode traduzir-se em mais felicidade e confiança.