activa

Perfil

Sexo

Temos de lavar sempre os lençóis depois de fazer amor?

Se tem de perguntar isto a si mesma, este artigo é para si.

Activa.pt

santypan

Tomamos banho todos os dias e lavamos sempre as mãos depois de usar a casa de banho, mas será que damos a mesma atenção aos nossos lençóis?

De acordo com os resultados de um pequeno inquérito, a maioria de nós não. Os resultados dizem que as mulheres esperam uma média de 19 dias para trocar a roupa de cama, enquanto os homens deixam passar 29 dias, ou seja, praticamente um mês.

Regra geral, devemos mudar a roupa de cama uma vez por semana, independentemente do que façamos nela. Isto os lençóis acumulam pós, células mortas da pele, suor, e, possivelmente, outros fluidos corporais durante a noite. Semana após semana, todas essas substâncias criam um ambiente favorável ao aparecimento de bactérias, explica a ginecologista-obstetra Sherry Ross à revista 'Health', e é isso que nos leva a ter certas condições, incluindo erupções cutâneas, acne e alergias.

O sexo é a exceção à regra?

"Se tiver um parceiro fixo, mude os lençóis, pelo menos, uma vez por semana - e mais se tiverem manchas óbvias," aconselha a ginecologista-obstetra Kim Langon. "Se uma mulher estiver com o período, pode haver sangue. Provavelmente há sémen, saliva, suor e fluidos vaginais," acrescenta a colega Felice Gersh. Todos eles podem criar bactérias e provocar problemas de pele, bem com infeções.

Se tiver tido um caso de uma noite e não souber muito sobre os hábitos de higiene da outra pessoa, jogue pelo seguro e mude logo a roupa de cama. A Dra. Gersh também acredita que se trata de uma questão de etiqueta - afinal de contas, ninguém quer ter sexo nos mesmos lençóis nos quais esteve outro parceiro, quer as peças tenham ficado manchadas ou não.

Conselhos de amiga

Existem truques simples para evitar fazer tantas máquinas. Aqui ficam dois deles:

- Ponha uma toalha sobre a cama (sofá, chão, etc..) antes de ter sexo para que esta absorva os fluidos corporais. Depois, basta pôr a peça de tecido para lavar e desfrutar dos seus lençóis secos.

- O tipo de lubrificante que usa (se usar algum) também pode fazer a diferença. Evite produtos à base de silicone, petróleo e óleo, que tendem a deixar manchas de gordura, e opte por marcas solúveis em água.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!