Mitos da mulher no trabalho




Poucas devem ser as mulheres portuguesas que, tendo hoje mais de 50 anos, não ouviram: ‘o lugar das mulheres é em casa a cuidar do marido e dos filhos’. Actualmente, já ninguém estranha (nem desonra nenhuma família) a mulher ter um emprego, mas ainda há preconceitos que teimam em desaparecer da nossa sociedade. Os mais comuns são: não sabem trabalhar em equipa, não aguentam trabalhar sob pressão, são chefes despóticas ou que não sabem impor respeito. Será que têm algum fundamento?



Pedimos a uma consultora e um responsável de empresas de recrutamento, e a uma executiva que nos dessem a sua opinião sobre os preconceitos que ainda minam a vida laboral feminina.





Mito: Têm pouca autoconfiança

Falso



Segundo um estudo levado a cabo pela empresa americana ‘Washington Quality Group’ a imagem profissional que a mulher tem de si própria é inferior à realidade. Já com os homens passa-se precisamente o inverso, estes tendem a sobrevalorizar-se.



Outra opinião tem Margarida Morais, psicóloga, e coordenadora de Marketing de um laboratório farmacêutico internacional: "acho que as mulheres confiam bastante nas capacidades delas, cada vez mais lutam por cargos de chefia e mais responsabilidade. Até o facto de trabalharem fora de casa, terem filhos e a vida familiar em geral para gerir, faz com que acreditem que são capazes de gerir várias coisas simultaneamente".



Carla Lopes, consultora da empresa de recrutamento Galileu Recursos Humanos, tem a mesma convicção, "isso [falta de autoconfiança] é o que se diz, aliás, até convém. Mas no mundo laboral as mulheres são muito autoconfiantes nas tarefas que empreendem, tendo como objectivo primordial alcançar o sucesso num mundo de ‘machos’".





Mito: As mulheres são menos competentes que os homens

Falso



O facto de haver poucas mulheres em cargos de chefia é a desculpa mais utilizada para dar razão a este mito mas a verdade é que, como diz José Manuel Cardeira Seno, responsável nacional da empresa de recrutamento de quadros, Prime Search, tal como os homens, há mulheres competentes e incompetentes, não é uma especialidade feminina: "O facto de a sua entrada no mundo laboral ter sido mais recente leva a que as mulheres tenham de lutar mais para demonstrarem competência e conquistar lugares de chefia. Há alguns anos, o percurso feminino estava direccionado para apoio aos profissionais masculinos, como o secretariado, por exemplo. E era ouro sobre azul para os homens, já que as mulheres têm grandes competências de concentração, são melhores em línguas e informática, e ajudavam o homem, mantendo-se subalternas."



A consultora Carla Lopes afirma que "Há bom e mau em tudo. Regra geral, as mulheres são mais esforçadas e determinadas do que os homens".





Mito: Não conseguem trabalhar sob tensão

Falso



Há quem pense que as mulheres ficam à beira de um ataque de nervos, desatam num pranto perante um problema no trabalho, e soluções nem vê-las.



"As mulheres reagem de forma diferente perante a tensão", diz Margarida Morais, "se me perguntar se choram mais facilmente perante uma contrariedade ou perante a tensão, de terem de arranjar uma forma de desabafar ou expelir essa tensão, acho que sim. Mas acho que resistem muito bem à tensão".





Mito: Não querem de lugares com responsabilidade

Falso



Infelizmente, são ainda poucas as mulheres que ocupam cargos de chefia. E não é só no nosso País, verifica-se esta situação um pouco por todo o mundo. Será que as mulheres não querem cargos com responsabilidade?



"Querer, até querem", revela Carla Lopes, "o problema é encontrá-los. Onde estão esses lugares de responsabilidade? Muitas vezes o problema deve ser colocado na forma inversa: não nas competências das mulheres, mas nas incompetências de alguns homens".



"Acho que isso tem mais a ver com a personalidade da pessoa, que com o facto de ser homem ou mulher", afirma Margarida Morais, "conheço alguns exemplos de mulheres que ocupam cargos de muita responsabilidade e que gostariam até de ocupar outros com mais".





Mito: São inaptas a exercer autoridade

Falso



Mudam-se os tempos, mudam-se as mentalidades… mas aos poucos. Só há bem pouco tempo é que as mulheres deixaram de ter um papel secundário na sociedade por isso, é natural que estejam arreigadas algumas ideias que demorem a perder-se, como esta da pouca afinidade que as mulheres têm em exercer autoridade. Carla Lopes afirma convictamente que é "completamente falso: basta ver quem manda nos tachos e nas panelas, e quem manda comer a sopa lá em casa (risos). No fundo, a autoridade é encarada pelas mulheres como mais uma das suas ‘doces’ virtudes".



"Depende das mulheres…", diz por seu lado Margarida Morais, "o modo como se exerce autoridade é que é diferente de pessoa para pessoa. Posso exercê-la sem que com isso seja autoritária, ou demasiado rígida, e conseguir na mesma que me respeitem. Porque a autoridade também é respeito: se me respeitam, consigo ter autoridade".





Mito: São mais meticulosas

Quase sempre



Ora aqui está uma vantagem que nos trouxe os muitos séculos de ligação ao lar.



"Penso que a maioria é, sim", declara a coordenadora de marketing. "Acho que têm tendência para ser mais arrumadas e meticulosas do que os homens. Se calhar, na forma como estruturam o trabalho, os homens tendem a ser desarrumados e desorganizados… mas chegam, provavelmente, aos mesmos resultados".



"As mulheres são quase sempre mais meticulosas e ordenadas, dependendo, acima de tudo, se as tarefas vão de encontro, ou não, às suas realizações pessoais e profissionais", Carla Lopes.





Mito: Não gostam de trabalhar numa equipa masculina

Falso



Ambientes de trabalho estritamente femininos são os preferidos das mulheres? "Antes pelo contrário. A união faz a força, e esta união não é excepção", contraria Carla Lopes.



"Penso que é mais difícil várias mulheres coordenarem-se entre elas, a funcionar numa equipa só feminina, do que uma mulher numa equipa masculina. Nunca tive a experiência de trabalhar numa equipa meramente masculina, mas a ideia que tenho é a de que as mulheres se organizam muito bem a trabalhar com homens", afirma por seu lado a psicóloga e coordenadora de marketing Margarida Morais.





Mito: Para chegarem a cargos de topo têm de agir como os homens

Talvez



Lembra-se de Cybill Shepherd, a actriz que entrava na célebre série de TV dos anos 80 ‘Modelo e Detective’ ao lado de Bruce Willis? Pois é, de loura ela só tinha mesmo a cor de cabelo! Ex-modelo nos anos 70, Cybill ficou farta do machismo no mundo da moda e, como tal, nunca perde uma oportunidade para defender as mulheres: na porta da sua cozinha tem um cartaz com a frase: "A woman has to be twice as good as a man to go half as far" que quer dizer qualquer coisa como "Uma mulher tem de ser duas vezes melhor que um homem para obter metade do reconhecimento". Mas será que temos de nos masculinizar para atingir um cargo de topo?



José Manuel Cardeira Seno, responsável pela Prime Search, acha que "normalmente, por feitio, a mulher não é afirmativa, é feminina, é conciliadora. Os homens, pelo contrário, são descritos como tendo pulso, não se intimidam com situações desagradáveis. Por isso, é esperado que a mulher tenha essa capacidade de vestir a pele do homem, e é natural que a mulher tenha de alterar relativamente a sua atitude e capaz de dar ‘o murro na mesa’. Mas os conceitos sobre a liderança têm vindo a mudar, e já não é fundamental ser autocrático, mas sim ter a capacidade de influenciar e direccionar uma equipa em determinado sentido. São as capacidades próprias e inerentes à mulher, de orientar a família, que hoje fazem a ponte para a vida profissional, com a capacidade de influenciar, de persuadir, de envolver."



Já Margarida Morais tem uma opinião ligeiramente diferente: "Penso que é perfeitamente possível para as mulheres coordenarem a vida profissional sem ser preciso serem um ‘homem’, apenas competentes. É provável que, em alguns sítios, a mulher tenha de ser mais imperativa mas acredito que isso dependa da própria cultura da empresa em que se está inserida. É possível ser mulher, feminina e exercer a sua actividade profissional com determinadas características, sem que isso seja penalizante ou ponha a sua competência em causa".





Fontes:



Margarida Morais, Psicóloga, Coordenadora de Marketing em laboratório internacional da Indústria Farmacêutica



José Manuel Cardeira Seno, Partner da Prime Search (Senior Executive Positions), R. Rodrigues Sampaio, 21, 2.º A, Lisboa, tel. 213521005



Carla Lopes, Consultora da Galileu Recursos Humanos, R. do Salitre, 134, Lisboa, tel. 213878577













Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Lá fora, a vida a acontecer

Lá fora, a vida a acontecer

MNE e homólogos da UE reúnem-se hoje para discutir escalada

MNE e homólogos da UE reúnem-se hoje para discutir escalada "sem precedentes" no Médio Oriente

Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes

Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes

Exercício e descanso: o regresso a Portugal de Ricardo e Francisca Pereira

Exercício e descanso: o regresso a Portugal de Ricardo e Francisca Pereira

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

As melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot no Eco Rally Portugal

As melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot no Eco Rally Portugal

Produção responsável a celebrar o Dia Mundial da Terra

Produção responsável a celebrar o Dia Mundial da Terra

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Força Espacial dos EUA prepara-se para primeiro exercício militar em órbita

Força Espacial dos EUA prepara-se para primeiro exercício militar em órbita

VISÃO Se7e: Rota pelos cafés com História

VISÃO Se7e: Rota pelos cafés com História

Musk confirma: Tesla vai apresentar robotáxi em agosto

Musk confirma: Tesla vai apresentar robotáxi em agosto

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Charlene e Alberto II assistem ao Masters de Monte Carlo apenas com o príncipe herdeiro

Charlene e Alberto II assistem ao Masters de Monte Carlo apenas com o príncipe herdeiro

“Senhora do Mar”: Manuel ameaça denunciar traição de Teresa a Alberto

“Senhora do Mar”: Manuel ameaça denunciar traição de Teresa a Alberto

Deva Cassel, uma digna sucessora da beleza da mãe, Monica Bellucci

Deva Cassel, uma digna sucessora da beleza da mãe, Monica Bellucci

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

"The Sympathizer": A nova minissérie que repensa a Guerra do Vietname

VISÃO Júnior de abril de 2024

VISÃO Júnior de abril de 2024

“Senhora do Mar”: Lurdes rouba o carro de Susana e passeia com Maria

“Senhora do Mar”: Lurdes rouba o carro de Susana e passeia com Maria

Bar Alimentar: Este não é mais um restaurante italiano em Lisboa

Bar Alimentar: Este não é mais um restaurante italiano em Lisboa

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Eurodeputado Francisco Guerreiro foi o que mais defendeu ambiente

Eurodeputado Francisco Guerreiro foi o que mais defendeu ambiente

Lagarde deve dar o tiro de partida antes de Powell. Mas há bancos centrais já em ação

Lagarde deve dar o tiro de partida antes de Powell. Mas há bancos centrais já em ação

Cancro do pâncreas: medicamento experimental com resultados pré-clínicos inéditos e enorme eficácia na redução de tumores

Cancro do pâncreas: medicamento experimental com resultados pré-clínicos inéditos e enorme eficácia na redução de tumores

Federação de médicos quer revogar nova nova legislação dos cuidados de saúde primários

Federação de médicos quer revogar nova nova legislação dos cuidados de saúde primários

Bruna Gomes e Bernardo Sousa brilham no casamento de Dânia Neto

Bruna Gomes e Bernardo Sousa brilham no casamento de Dânia Neto

JL 1394

JL 1394

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

22 das mais espetaculares imagens do eclipse solar total desta segunda-feira

22 das mais espetaculares imagens do eclipse solar total desta segunda-feira

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Teste em vídeo ao novo 100% elétrico da Mini

Teste em vídeo ao novo 100% elétrico da Mini

Ordem dos Médicos adverte que reforma das ULS

Ordem dos Médicos adverte que reforma das ULS "coloca em risco" formação médica

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Exame Informática TV nº 860: Participámos no Oeiras Eco-Rally e damos-lhe dicas sobre como escolher um powerbank

Exame Informática TV nº 860: Participámos no Oeiras Eco-Rally e damos-lhe dicas sobre como escolher um powerbank

A tua VISÃO Júnior de abril vale um bilhete para a Jumpyard!

A tua VISÃO Júnior de abril vale um bilhete para a Jumpyard!

Grupo de apoiantes do movimento Climáximo começam a ser julgados em 22 de abril

Grupo de apoiantes do movimento Climáximo começam a ser julgados em 22 de abril

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Regresso ao Rock Rendez Vous: A liberdade passou por aqui

Regresso ao Rock Rendez Vous: A liberdade passou por aqui

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites