10 pontos-chave para um bom currículo

O currículo é uma peça essencial na procura de emprego, devendo funcionar como um instrumento de marketing (nosso, claro!). Para que o CV funcione como a sua montra, explicamos-lhe os dez pontos-chave que a devem guiar na sua elaboração.

ACTIVA.pt/Divulgação
12/05/2010 22:48
10 pontos-chave para um bom currículo

Na difícil tarefa de procurar emprego é necessário ter um bom currículo para captar a atenção do recrutador e destacar-se da imensidão de CV's que este recebe.

Simples e de leitura fácil, um CV só deve conter informação que seja relevante para o cargo e empresa a que se está a candidatar. O currículo deve espelhar as suas competências e o que de melhor existe em si como profissional, 'aliciando' a empresa a contratá-la.

Para a ajudar a fazer do curriculum vitae a sua montra, especialistas da Transitar, empresa perita em processos de transição de carreira, elaboraram uma lista de dez pontos-chave que deve ter em conta aquando da criação do seu currículo.

- Crie um plano e personalize - Limitar-se a enviar currículos para todo o lado raramente dá resultados, por isso estabeleça uma estratégia antes de dar este passo. Primeiro crie uma lista das empresas para onde se quer candidatar e só depois elabore o seu CV, tentando adaptá-lo ao cargo e à empresa a que se está a propor.

- Invista na organização - Com a proliferação do Europass (modelo de currículo uniforme para toda a União Europeia) torna-se complicado personalizar o seu CV e dar um 'toque pessoal' ao layout, mas invista no modo como ordena e organiza as informações, mantendo sempre a coerência e a facilidade da leitura.

- Identifique as suas principais competências - Quais as suas áreas de especialidade e o que alcançou nessas áreas devem ser dos primeiros dados a constar no currículo. Prioritize as informações, da área em que tem mais competências até àquela em que se sente menos à vontade.

- Inclua palavras-chave - As empresas recebem diversos currículos e deve facilitar-lhes o trabalho na análise do seu CV. Não se esqueça de incluir palavras-chave da sua área de trabalho para que o recrutador possa pesquisar nas bases de dados, e encontrar o seu currículo facilmente.

- Evite informação muito densa - Listas muito longas levam a que o empregador perca o focus das características realmente importantes. Sintetize a informação, inclua números ou estatísticas, destaque certos dados ou dê exemplos.

- Conte a sua história - É claro que o recrutador não precisa de saber que no seu último emprego era sempre a primeira a chegar e a última a sair. É fundamental encontrar um equilíbrio, não sendo demasiado extensa mas abrangendo as informações essenciais sobre a sua vida profissional. Descreva as suas competências e conquistas, os objectivos e os resultados atingidos, e os contextos em que estes aconteceram. Recorra a destaques para sintetizar a informação, incluindo-a.

- Evite expressões generalistas - Informações gerais que pouco clarificam sobre as suas competências devem ser evitadas ao máximo. Não diga apenas que é "boa sob pressão", explique e dê exemplos de situações que ilustrem essa característica.

- Dê um toque pessoal - Dar um toque pessoal ao seu CV vai distingui-lo, para que não seja mais um papel em cima da secretária do empregador. Escreva uma nota à mão e anexe ao currículo ou inclua algumas informações sobre a empresa, mostrando que pesquisou e conhece realmente a organização.

- Re-avalie regularmente - Já há algum tempo que está a enviar currículos e ainda não teve respostas? Reflicta sobre o que pode estar a correr mal e emende-o. Está a destacar as funções e o sector a que se está a propor? Salienta os seus pontos fortes na descrição das suas competências? Inclui palavras-chave que remetem o recrutador directamente para o seu CV?

Elaborar um bom curriculum vitae pode ser demorado mas é um passo fundamental para chegar a uma empresa. Por isso escreva, leia e releia, dê a alguém para ler e, se for caso disso, volte a escrever. Mantenha-se atenta ao que pode melhorar e como pode tornar a sua 'montra' (ainda) mais atractiva.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

As Nossas Escolhas

cada vez mais, ACTIVA!

Assinaturas

A sua revista com ofertas e descontos até 55%

Mobile

No seu telemóvel ou tablet, todos os dias

Facebook

Twitter