A edição 2014 Pentawards – worldwide design packaging competition -decorreu no passado 9 de Outubro, em Tóquio. E o design português saiu vencedor no mais importante concurso internacional de design de packaging, na mesma categoria conquistada o ano passado pela reconhecida marca de vodka Absolut.
“Nestes últimos 10 anos, Portugal duplicou a sua quota no mercado global de vinho e começa a ser finalmente reconhecido por todo o mundo graças à sua qualidade e singularidade. E estou orgulhosa de ser parte desta mudança. Eu acredito no Vinho, como embaixador da nossa cultura; detém em cada garrafa uma oportunidade de revelar visualmente a nossa arrebatadora cultura, civilização e tradição. O Crochet por si é um excelente exemplo: aqui está um vinho feito por duas mulheres, com grande amor e dedicação, em junção com o seu conhecimento substancial e extensiva experiência”, declarou Rita Rivotti.
Crochet é fruto do desafio lançado pela dupla de enólogas Susana Esteban e Sandra Tavares que convidaram Rita Rivotti para projectar e idealizar a imagem e packaging da sua produção vínica. A base de inspiração do “Crochet apresenta um ritual feminino muito antigo, focado numa habilidade específica, tradicionalmente obrigatória para uma rapariga núbil, e como o rótulo ilustra: um bordado antigo, ponto a ponto”, explica a criativa. O prémio atribuído pelo júri dos Pentawards vem comprovar a qualidade do design nacional e trabalho levado a cabo por Rita Rivotti, a qual abraça cada projecto como único e faz questão em investigar as raízes e influências do produto para assim materializar graficamente a sua imagem, que procura que seja única e verdadeira. Crochet foi também alvo de outro prémio, Lusos – Prémios Lusófonos da Criatividade, com a atribuição do galardão bronze em Março de 2014.