Nova Iorque, Milão, Rio de Janeiro, Xangai e Paris são as cidades que o fotógrafo Scott Shuman está a percorrer à procura de pessoas interessantes e memoráveis, que usam óculos Luxottica, para fotografar e publicar no site www.facesbythesatorialist.com e no instagram com o mesmo nome..
O projecto digital que ligou o sector comercial à arte, com base no pressuposto de que os óculos já não se limitam a responder a uma necessidade visual, mas, cada vez mais, são um acessório de moda. E as pessoas fotografadas pela objectiva de Schuman são o exemplo disso mesmo, disponíveis aos olhos de todos no site.
Esta iniciativa abrange igualmente ícones de criatividade mundial, provenientes de diferentes áreas artísticas e de diversos países, convidados a interpretar os óculos de um ponto de vista criativo. Neste sentido, o primeiro convidado foi o crítico de moda, Angelo Flaccavento com o trabalho Quattr’Occhi (quatro olhos), no qual exprime, de forma irónica, a sua opinião sobre os óculos e as várias fachadas no uso das armações, admitindo inclusive que a escolha correta dos óculos vai para além do seu uso prático e tem de estar igualmente em consonância com um look específico ou uma ocasião.
“Os óculos são acessórios repletos de fascínio. Têm a capacidade tanto de revelar, como de transformar uma pessoa”. Uma frase do próprio fotógrafo, Scott Shuman, autor do livro The Satorialist, e exemplificativa do projeto e das fotografias que poderá ver no site e na conta de instagram indicadas.