O Movimento defende que, quando existem pessoas que precisam de ajuda, todos podemos fazer a diferença e que qualquer um de nós, através das suas escolhas, o consumidor pode dar o seu contributo para uma sociedade melhor.
Assim, de 1 a 24 de dezembro, por cada compra realizada em qualquer loja Lidl de todo o país, o Lidl doará 0,10€, independentemente do valor da compra. Com esta iniciativa, o cliente é convidado a ajudar com a sua preferência, não sendo chamado a contribuir financeiramente.
A informação sobre este Movimento estará disponível no site www.maisparatodos.pt e é através dele que as Instituições Particulares de Solidariedade Social podem apresentar as candidaturas dos seus projetos, não havendo limitações quanto ao seu âmbito de intervenção. O prazo de inscrição termina a 31 de dezembro.
Para garantir uma visão abrangente e isenta na hora de escolher os projetos a serem financiados, o Mais para Todos reuniu jurados de diversas áreas que vão ajudar a avaliar e decidir quais serão os projetos apoiados por este Movimento. O júri é composto por Mercedes Balsemão (presidente da SIC Esperança), Ana Rita Clara, Fernanda Freitas, João Baião e Óscar Daniel. Representando as marcas parceiras deste movimento estará a diretora de comunicação do Lidl Portugal, Vanessa Romeu.
Ao escolher marcas que têm políticas de responsabilidade social dinâmicas e interventivas, o consumidor estará a contribuir para o reforço das iniciativas desenvolvidas. Nesse sentido, ao Movimento Mais para Todos uniram-se várias marcas com um objetivo comum – ajudar quem mais precisa, que reforçam o donativo monetário: Cigala, Coca-Cola, Colgate, Compal Essencial Kids, Corine de Farme, Delta, Fairy, Finish, Garnier, Gillette, Luso, Mars, Nivea, Panrico Donuts, Pantene, Pepsi, Persil, Prosegur, Sovena, Vanish e Yoggi.
Depois de revelado o montante angariado por este movimento, o júri irá escolher quais os projetos que vão ser beneficiados. Será selecionado pelo menos um projeto por distrito (Portugal Continental), de forma a apoiar e divulgar instituições, independentemente da sua localização geográfica. Quantas mais participações durante o período de contabilização, mais projetos poderão ser financiados.
No processo de seleção serão utilizados critérios objetivos, efetivos e de igualdade. No caso do Mais para Todos, decidiu-se agrupar os projetos por distrito e premiá-los com base nos seguintes critérios de avaliação e seleção dos vencedores:
- Relevância para a região e comunidade alvo;
- Demonstração de aplicação e otimização do valor doado;
- Sustentabilidade, número de pessoas beneficiadas e abrangência geográfica;
- Demonstração de boas práticas e envolvimento da comunidade;
- Adequação do orçamento, razoabilidade dos custos apresentados.
As doações e implementações dos projetos serão acompanhadas de forma a partilhar com toda a comunidade os resultados concretos e visíveis deste Movimento, e assim contribuir para credibilizar a solidariedade. Será possível acompanhar a seleção e implementação dos projetos através do site www.maisparatodos.pt que será uma janela para a importância da solidariedade.