Guia para consumir pescado!

O nosso consumo de pescado está a torna-se insustentável.

João Miguel Silva
11/11/2016 16:23
GettyImages-598310496.jpg

Chris McGrath

A WWF iniciou a sua campanha "Histórias por detrás do seu prato: O guia WWF para consumo de pescado" para sensibilizar as populações sobre o seu consumo de pescado, que está a colocar os oceanos em risco.

A seguir às alterações climáticas, é a apanha excessiva de pescado que ameaça a sustentabilidade das espécies marítimas, em especial aquelas que consumimos e as que são capturadas de forma ilegal. Porém, a redução do pescado no mar afeta não só as espécies mas também as comunidades que sobrevivem dessa mesma apanha: só a União Europeia importa de países em desenvolvimento 85% do pescado que consome.

Mas a verdade é que esta não é uma causa perdida. A diferença está na mudança de atitude no momento em que fazemos as compras. Quando escolhe o pescado tenha atenção ao seguinte:

  • COMPRE PESCADO CERTIFICADO: Procure por MSC ou ASC ou marcas biológicas que indicam que o seu peixe tem certificados responsáveis e que provém de uma pesca ou aquicultura sustentável.
  • VERIFIQUE AS ETIQUETAS: Na UE tem o direito legal de saber o nome completo do produto que está a comprar, de onde vem, se ele foi capturado ou produzido e como, e se é fresco ou congelado. Se não estiver visível, pergunte. Se não for possível obter as respostas, não compre.
  • NÃO COMA PEIXE ‘BEBÉ’: Um peixe abaixo de um determinado tamanho ainda não é adulto, e não terá tido tempo para se reproduzir. Verifique se está a comprar peixes adultos. Ao fazê-lo está a ajudar a repor os produtos pescados nos mares.
  • DIVERSIDADE DE SABORES: A diversidade no consumo de produtos do mar garante uma pressão mais equilibrada sobre os recursos marinhos. A biodiversidade torna os ecossistemas mais fortes. Diversificar o seu consumo pode ser divertido e ajuda os oceanos

Artigos Relacionados

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

cada vez mais, ACTIVA!

Assinaturas

A sua revista com ofertas e descontos até 55%

Mobile

No seu telemóvel ou tablet, todos os dias

Facebook

Twitter