1.png

A dermatite atópica, também denominada de eczema atópico, é a doença de pele mais comum entre as crianças. É uma doença inflamatória da pele que afeta cerca de 20 a 30% da população e que surge normalmente na infância – estima-se que atinja 10 a 20% das crianças em países desenvolvidos manifestando-se através de três sintomas principais: pele seca, prurido e lesões inflamatórias (vermelhidão, inchaço, exsudação e crostas). Nas fases mais críticas, os bebés ficam irritados: choram frequentemente e dormem mal. Além de um grande desconforto físico, a dermatite atópica pode ter impacto também na autoestima e como consequência estados de ansiedade e depressão, não só nas crianças como nos pais.

Não se conhecem exatamente as causas da dermatite atópica, sabe-se contudo, que existe uma forte componente hereditária: se um dos pais tiver a doença, o risco de transmiti-la aos filhos é de 30%, sendo que esta percentagem aumenta para 70% quando quer o pai, quer a mãe sofrem do problema.

Como salvar a pele do desconforto da atopia
Apesar de não haver um tratamento que trate totalmente a dermatite atópica, a maioria dos sintomas diminui ou desaparece com o tempo. A pensar nas crianças e adultos com esta doença dermatológica, a BIODERMA lançou a campanha Saving Skin and More com aconselhamento de especialistas de várias áreas, entre as quais a dermatologia, alergologia e psicologia. A hidratação frequente da pele com cremes e bálsamos emolientes é uma das recomendações mais citadas pelos médicos. Importa referir que, pelas características da doença, deve ser seguida uma rotina de cuidados diários específicos, como a disponível na gama Atoderm para a higiene e hidratação da pele muito seca ou atópica. Em algumas situações, pode ser necessário também que dermatologistas e pediatrias aconselhem várias soluções até encontrarem a mais indicada para cada criança, o que pode demorar algum tempo.

O que fazer quando os sintomas pioram
Se verificar que há uma alteração na pele do seu filho, maior vermelhidão e irritação, não hesite em consultar o seu médico especialista. Perante crises agudas, é comum a prescrição de corticoides tópicos de aplicação local que reduzem o prurido e a inflamação. Nestes casos, siga as recomendações do especialista para um tratamento seguro e eficaz.

Algumas ideias para ajudar no alívio dos sintomas:
– Aplique frio: coloque alguns cubos de gelo embrulhados numa toalha limpa nas zonas de eczema.

– Aplique Atoderm SOS Spray para o alívio imediato da comichão.

– Desvie a atenção da criança com o seu brinquedo favorito ou uma piada.

2.png

A prevenção é um dos segredos
Para controlar a doença e evitar que os sintomas se agudizem, é importante identificar as substâncias que a agravam e limitar a exposição às mesmas. Mantenha a casa e o quarto da criança arejados e lave regularmente os brinquedos de peluche. Hidrate diariamente a pele da criança e procure um estilo de vida saudável.

3.png

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Mais no portal

Beleza e Saúde

Esta é a atividade física que nos deixa com mais fome

Estudo concluiu que pessoas que a praticam ingerem mais calorias.

Celebridades

5 celebridades que taparam tatuagens relativas aos "ex"

Quando o amor chegou ao fim, estas caras conhecidas decidiram dar uma nova vida às memórias que tinham pintadas no corpo.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Celebridades

Atriz portuguesa estreia-se como protagonista em série da Netflix

Após Nuno Lopes dar que falar em "White Lines", voltamos a vez uma cara portuguesa num papel de destaque no serviço de streaming.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Celebridades

"Arranjem um quarto" - Olivia Culpo responde à letra a comentário da mãe do namorado

A modelo publicou uma fotografia em que surge a beijar o companheiro e a resposta que deu à sogra já se tornou viral.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel