Um dia, a nossa vida muda porque tivemos um filho. Uma volta de 360º que nos deixa em êxtase. E de repente, quando parece que ainda não percebemos bem o que nos aconteceu, o bebé cresceu. Já não é aquele ser pequenino e indefeso. Ganha autonomia. Tem uma personalidade.

Por volta dos 4 anos, as crianças não só sabem muito bem o que querem como têm necessidades diferentes. Cresceram, o corpo mudou e com estas mudanças surge também a necessidade de os protegermos de outra forma. Provavelmente, chegou a altura de procurar uma nova cadeira para o carro, adequada ao seu peso e altura, e que garanta a máxima proteção. Ou seja, chegou a altura de passar para as cadeiras do grupo 2/3. Mas como escolher a cadeira certa?

O que são as cadeiras do grupo 2/3?

São as cadeiras indicadas para crianças com peso entre os 15kg e os 36kg, normalmente entre os 4 e 12 anos. São as cadeiras que vão usar mais tempo, por isso é importante que a escolha seja meditada. A principal característica desta cadeira é que se trata de um assento elevador com encosto: ou seja, as crianças deixam de utilizar o clássico arnês de 5 pontos e passam a usar diretamente o cinto de segurança do próprio automóvel.

O art.nº55 do Código da Estrada (Lei n.º 72/2013, Diário da República n.º 169/2013, Série I de 2013-09-03) estabelece que as crianças devem usar um sistema de retenção até que superem os 135cm de altura, mas é recomendável que continuem a utilizá-lo até aos 150cm. Por isso é tão importante saber escolher o sistema que garanta máxima proteção.

Prioridade à segurança

A segurança, naturalmente, é a prioridade absoluta. O objetivo da cadeira é proteger a criança em caso de colisão ou travagem brusca, e por isso é tão importante escolher um sistema de retenção que garanta segurança total.

No caso dos elevadores com encosto, as crianças deixam o arnês de 5 pontos e passam a utilizar o cinto do veículo, como vimos. Mas esta alteração tem implicações. O cinto de segurança simples pode não ser a opção mais segura: uma má colocação pode resultar em lesões na zona abdominal das crianças em caso de colisão.

Para garantir que a criança pode movimentar-se à vontade e ainda assim manter a sua posição correta, a Britax Römer desenvolveu o inovador sistema SecureGuard, que acrescenta um 4º ponto de fixação entre as pernas, evitando que o cinto se mova.

Incluído em modelos como a nova cadeira KIDFIX III S, este sistema foi submetido a testes com resultados promissores. Os crash tests efetuados pela Britax Römer com um dummy Q6, representando uma criança de seis anos, indicam que o SecureGuard reduz as forças sobre o abdomen até 35% no caso de sofrer uma colisão frontal, mantendo assim a criança na posição mais segura no seu assento e dando-lhe ao mesmo tempo liberdade de movimento.

Proteção de pescoço e peito

Para além disso, a KIDFIX III S vem equipada com a nova almofada XP-PAD que proporciona uma proteção única de zonas mais vulneráveis, como o pescoço e o peito. Esta solução pioneira patenteada pela Britax Römer absorve até 30% da energia em caso de impacto, e previne a hiperflexão cervical, ao reduzir o movimento da cabeça. Além disso, por ser almofadada, proporciona um conforto extra à volta do cinto de segurança.

Também no que toca à proteção lateral esta cadeira vem bem equipada. A proteção da cabeça e dos ombros é crítica em caso de colisão lateral, por isso é recomendável usar um elevador com um encosto alto até aos 150 cm de altura. Para além disso, modelos como o KIDFIX III S incluem o sistema SICT. Uma peça a cada lado que se estende, desde o lateral mais próximo à porta do carro, absorvendo até 25% da energia gerada no caso de se registar um impacto lateral.

Conforto a toda a prova

“Quanto falta para chegarmos?” é a pergunta que mais vezes ouvimos no interior de um carro e não acontece apenas por causa da impaciência por chegar ao destino e brincar muito. Uma viagem longa é muitas vezes fonte de desconforto e pode até causar dores musculares (e a má disposição associada).

Pensando no conforto dos mais pequenos, a Britax Römer desenvolveu uma cadeira que se adapta à criança à medida que cresce, garantindo sempre o mesmo nível de conforto. Porque tem uma área de assento mais ampla e ergonómica, a KIDFIX III S proporciona um melhor apoio de pernas, ideal para trajetos longos. Ao mesmo tempo, o encosto em forma de V e as dimensões internas mais amplas proporcionam mais espaço para as costas e os ombros das crianças à medida que crescem.

Os testes comprovam

Comprar uma cadeira de automóvel para os nossos filhos não pode ser um assunto ligeiro. A primeira regra é que só podemos confiar nos modelos homologados, que cumprem à risca as normas e regulamentos de segurança vigentes, e a segunda regra é que é importante que as cadeiras sejam validadas por testes independentes.

No teste do clube alemão do automóvel ADAC em Maio, a KIDFIX III M da Britax Römer conseguiu a melhor pontuação alcançada por um elevador com encosto do grupo 2/3 (ou o seu equivalente na normativa R129 ou i-Size) desde 2015, ano em que o protocolo das provas foi alterado, introduzindo testes de impacto mais exigentes. Este modelo destaca-se principalmente no que respeita à segurança, obtendo uma pontuação nunca antes alcançada por uma cadeira nessa categoria.

O novo KIDFIX III S, que ainda não foi submetido a este teste, está baseado no KIDFIX III M, mas adiciona a renovada almofada XP-PAD, para maior proteção do pescoço e do peito em caso de impacto frontal.

Boa viagem com conforto e segurança!

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Mais no portal

Moda

15 calças leves para usar nas idas à praia

Ou nas noites de calor.

Lifestyle

Diz quem sabe: eis a técnica que a ajudará a alcançar os seus objetivos

Um método simples e bastante útil.

Lifestyle

Duas estreias Netflix para assistir no fim de semana

Uma comédia e uma série para juntar a família no sofá.

Beleza e Saúde

Os segredos de Naomi Campbell para ter a pele e o corpo dos sonhos aos 50 anos

A supermodelo recorre a estes truques!

Beleza e Saúde

O segredo da pele de Priyanka Chopra é esta máscara caseira de três ingredientes

Uma receita com produtos que vai encontrar na dispensa!

Beleza e Saúde

Testei - e rendi-me - a este hidratante de farmácia

Pele radicalmente mais hidratada em poucos dias.

Lifestyle

Passatempo Jordan Dia da Criança: temos 6 kits para oferecer

Participe no passatempo Jordan “dentinhos lindinhos”.

Celebridades

Este vestido de Kate é sustentável e feminista

E ainda está disponível para compra online!

Beleza e Saúde

Esta é a ordem correta para aplicar todos os seus produtos de skincare

Não basta misturar tudo!

Moda

Saiba como tudo aquilo que não diz pode revelar muito sobre si

Explicamos tudo neste episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Vídeos

Como Kady encontrou a sua voz e passou a usá-la para empoderar outras mulheres

"FLAN" é o nome do novo single da artista. Um tema afrosoul que vive das misturas de ritmos africanos com influência do Soul e R&B norte-americanos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel