Ser mulher no século XXI já não era fácil. Uma exigência desmedida de sermos boas mães; excelentes profissionais; financeiramente independentes; mulheres bonitas, atléticas, bem cuidadas; amantes fogosas e atenciosas; donas de casa dedicadas; amigas, filhas e netas presentes. Pouco tempo e energia restavam para investirmos em nós.

Ser mulher em tempo de coronavirus e estado de emergência declarado não é melhor. As horas antes passadas no trânsito e no escritório são agora vividas em casa, com a família. Tudo aquilo que sempre desejámos, certo? #sóquenão. As tarefas multiplicam-se: ao teletrabalho junta-se a gestão da casa. As crianças estão por cá, comem mais, sujam mais, precisam de mais atenção e a escola virtual não dá tréguas. Os TPC são castigo também para os pais… A roupa avoluma-se, entre máquinas, o estendal e a tábua de passar a ferro. De repente, estamos enfiadas na cozinha grande parte do dia, a braços com pequenos-almoços, almoços, lanches, jantares e ceias. E aquela call com a equipa de vendas pelo meio. Três chamadas da família para saber se estamos todos bem. O cão para passear três vezes ao dia. Sete e-mails para responder e a apresentação para acabar ainda hoje. E uma birra do mais novo para acabar o dia.

“Uffff. Quando é que isto acaba?”

Soa-lhe familiar? Pois é. A nós também. E, repare, em nenhuma das linhas anteriores leu alguma referência a si, a tempo para se cuidar, da sua saúde e da sua beleza. Supostamente, agora tem mais tempo, já que não vai ao escritório… Relax? Ginástica? Mindfulness? #sóquenão. O sono deixou de ser reparador, o stress aumentou, as preocupações também. O dinheiro não estica, o tempo também não, ao contrário dos afazeres. E isso nota-se na nossa saúde e reflete-se no aspeto da nossa pele. Porque mesmo que possa parecer que o mundo parou, que tudo está em pausa, a nossa pele e os seus ciclos de regeneração não param. E os processos de envelhecimento também não (infelizmente).

Por tudo isto, é importante manter uma rotina de beleza cuidada em tempo de quarentena, com rituais de limpeza, hidratação e esfoliação regulares. Até para não ‘travar’ o bom trabalho já desenvolvido e a eficácia dos ingredientes ativos dos produtos que utilizamos numa base regular.

Desde que saiu dos gabinetes médicos – onde se encontrava em exclusivo até há uns anos – que a Filorga se dedica a trazer às nossas casas os benefícios da medicina estética. E agora, nestes dias difíceis, está aqui para nos aconselhar em relação às nossas rotinas de beleza em tempo de quarentena.

Higiene da pele

Estamos em casa, não aplicamos a maquilhagem diária como habitualmente, e por isso podemos saltar o ritual de desmaquilhar/limpar o rosto. Nada mais falso! Segundo os especialistas da Filorga, devemos limpar sempre o rosto de manhã, após acordar, para retirar todas as impurezas, transpiração e outras partículas que estão acumuladas na superfície da pele, resultantes dos processos celulares que decorrem até enquanto dormimos.

A Mousse Desmaquilhante da Filorga faz esse trabalho na perfeição, limpando e desmaquilhando eficazmente o rosto e os olhos, com uma ação apaziguadora, hidratante e de antienvelhecimento.

O mesmo acontece ao final do dia: a limpeza é indispensável, mesmo que não nos tenhamos maquilhado. É certo que haverá muito menos sujidade a remover, mas durante o dia a nossa pele capta tudo o que existe no ar, transpira (mesmo que não nos apercebamos), produz sebo cutâneo e está em constantes ciclos de processos celulares de onde resulta a libertação de toxinas e outras impurezas importantes de remover.

Podemos ainda utilizar no contorno de olhos o Optim-Eyes Lotion, uma loção trifásica que, além de muito eficaz a remover maquilhagem (até waterproof), é simultaneamente um sérum fortalecedor de pestanas, hidrata e descongestiona a pele do contorno dos olhos, para atenuar papos e olheiras.

Se quisermos ir mais longe, e aproveitar para desintoxicar e fazer uma limpeza mais profunda, devemos usar e abusar do Scrub & Detox, uma mousse negra, esfoliante e purificante com efeito desintoxicante imediato, que renova a pela em apenas 5 minutos. Surpreendentemente fresca e suave, esta mousse à base de carvão ativado elimina impurezas, liberta a pele do stress cutâneo e revela uma tez luminosa, podendo ser utilizada na pele sensível.

Cuidado de rosto

Feita a limpeza, podemos aplicar o nosso sérum e o creme, de dia ou de noite, e conseguir que a nossa pele absorva eficazmente os ingredientes ativos. Podemos começar com o Hydra-Hyal, o sérum intensivo de hidratação e volume, rico em ácido hialurónico. A ideia aqui é hidratarmos profundamente a pele, preenchendo as rídulas de desidratação e aumentando a luminosidade da pele.

Segue-se então o creme de rosto Time-Filler, indicado para corrigir todos os tipos de rugas (de expressão, profundas, causadas por secura e desidratação). Em duas versões, normal (para pele normal a seca) e Mat (para pele mista a oleosa), devemos aplicar de manhã e/ou à noite, no rosto, pescoço e decote perfeitamente limpos ou depois do sérum. 

Cuidado de olhos

Às vezes esquecemo-nos deles. Os olhos, o espelho da alma dos poetas, são o maior reflexo da nossa saúde (ou falta dela). Eles espelham, como nenhum outro órgão, o nosso cansaço. Mais que nunca, devemos cuidar deles e da zona do seu contorno. O creme de olhos – com textura de bálsamo – Time Filler Eyes reduz todos os tipos de rugas do contorno de olhos, preenchendo a pele desde o interior. Além disso, previne o descaimento das pálpebras superiores, preenche as olheiras encovadas com um plus: aumenta a densidade das pestanas. Perfeito, não?

Se a nossa preocupação são os papos, as olheiras e as primeiras rugas, a escolha deverá ser o Optim-Eyes, que tem uma fórmula melhorada com ação reforçada sobre os sinais de fadiga. Podemos aprender no video a melhor forma de aplicar o Optim-Eyes.

Não esquecendo ainda o fresquíssimo Optim-Eyes [Refresh], um stick descongestionante express para o contorno dos olhos, para ter sempre à mão e ir aplicando ao longo do dia.

E lá porque não andamos a usar maquilhagem, nomeadamente máscara de pestanas, esta é também uma boa altura para apostar num cuidado reestruturante das pestanas – que com a idade se tornam mais finas e menos numerosas.  

A ajuda chega-nos na forma de Optim-Eyes Lashes & Brows, um  duplo sérum de pestanas e sobrancelhas que atua em duas fases. Se na primeira, com recurso a um pincel eyeliner ultrapreciso, aplicamos  um sérum estimulante que potencia o crescimento, a densidade e o comprimento das suas pestanas e sobrancelhas; na segunda, através da escova, aplicamos uma máscara de revestimento com efeitos nutritivo e avolumador imediatos.

Cuidado de noite

Noites curtas? Privação de sono? Ring a bell? E no dia seguinte aquela cara de quarentena. Sim, sabemos como é. A ansiedade tomou conta de nós nesta fase: o stress da conjuntura, a vida familiar, as tarefas, os deveres das crianças, etc. Todos estes fatores, e outros que se vão multiplicando na nossa cabeça, impedem-nos de dormir tranquilamente, de ter uma noite de sono reparador. É enquanto dormimos que a pele atinge o pico máximo de atividade celular e regeneração. Em situações de privação de sono, essa atividade é comprometida e a pele não se regenera como deveria, dando lugar a sinais de fadiga ao acordar e a um aceleramento no envelhecimento da pele.

Fora do período de quarentena, o creme NCEF Night Mask funciona como um super-aliado da nossa pele nas noites curtas em que trabalhamos até mais tarde, em situações de jet lag e no caso das mães recentes (pais também vale!), que tendem a sofrer maior privação de sono. Nesta fase de isolamento, aplica-se a mesma fórmula. Este creme de textura em gel, com efeito máscara ultrarregeneradora suprema, ajuda a combater a falta de vitalidade e os sinais de fadiga da pele com ação nas rugas, firmeza e luminosidade.

Máscara, um mimo extra
(que vem mesmo a calhar)

Quando foi a última vez que mimou a sua pele com uma máscara prolongada? Aproveite este período para dar à sua pele cuidados extra: faça uma máscara Meso-Mask e relaxe enquanto esta repousa confortavelmente na sua pele. Os efeitos antienvelhecimento e de luminosidade não se fazem esperar. Ou melhor, fazem esperar entre 15 e 30 minutos, mas depois é ver a pele luminosa a uniforme, sem sinais de cansaço e vermelhidão.

Cuide-se. Fique em casa, mas cuide-se. A sua pele agradece e a auto-estima também.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

Já nasceu o filho de Idevor Mendonça: as primeiras imagens do bebé

Já nasceu o filho de Idevor Mendonça: as primeiras imagens do bebé

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Princesa Amalia elege sofisticado

Princesa Amalia elege sofisticado "look" no adeus aos reis de Espanha

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

JL 1396

JL 1396

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Príncipe William retoma a agenda oficial

Príncipe William retoma a agenda oficial

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

PCP apresenta medidas para

PCP apresenta medidas para "inverter a degradação" do SNS

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites