Ser mulher no século XXI já não era fácil. Uma exigência desmedida de sermos boas mães; excelentes profissionais; financeiramente independentes; mulheres bonitas, atléticas, bem cuidadas; amantes fogosas e atenciosas; donas de casa dedicadas; amigas, filhas e netas presentes. Pouco tempo e energia restavam para investirmos em nós.

Ser mulher em tempo de coronavirus e estado de emergência declarado não é melhor. As horas antes passadas no trânsito e no escritório são agora vividas em casa, com a família. Tudo aquilo que sempre desejámos, certo? #sóquenão. As tarefas multiplicam-se: ao teletrabalho junta-se a gestão da casa. As crianças estão por cá, comem mais, sujam mais, precisam de mais atenção e a escola virtual não dá tréguas. Os TPC são castigo também para os pais… A roupa avoluma-se, entre máquinas, o estendal e a tábua de passar a ferro. De repente, estamos enfiadas na cozinha grande parte do dia, a braços com pequenos-almoços, almoços, lanches, jantares e ceias. E aquela call com a equipa de vendas pelo meio. Três chamadas da família para saber se estamos todos bem. O cão para passear três vezes ao dia. Sete e-mails para responder e a apresentação para acabar ainda hoje. E uma birra do mais novo para acabar o dia.

“Uffff. Quando é que isto acaba?”

Soa-lhe familiar? Pois é. A nós também. E, repare, em nenhuma das linhas anteriores leu alguma referência a si, a tempo para se cuidar, da sua saúde e da sua beleza. Supostamente, agora tem mais tempo, já que não vai ao escritório… Relax? Ginástica? Mindfulness? #sóquenão. O sono deixou de ser reparador, o stress aumentou, as preocupações também. O dinheiro não estica, o tempo também não, ao contrário dos afazeres. E isso nota-se na nossa saúde e reflete-se no aspeto da nossa pele. Porque mesmo que possa parecer que o mundo parou, que tudo está em pausa, a nossa pele e os seus ciclos de regeneração não param. E os processos de envelhecimento também não (infelizmente).

Por tudo isto, é importante manter uma rotina de beleza cuidada em tempo de quarentena, com rituais de limpeza, hidratação e esfoliação regulares. Até para não ‘travar’ o bom trabalho já desenvolvido e a eficácia dos ingredientes ativos dos produtos que utilizamos numa base regular.

Desde que saiu dos gabinetes médicos – onde se encontrava em exclusivo até há uns anos – que a Filorga se dedica a trazer às nossas casas os benefícios da medicina estética. E agora, nestes dias difíceis, está aqui para nos aconselhar em relação às nossas rotinas de beleza em tempo de quarentena.

Higiene da pele

Estamos em casa, não aplicamos a maquilhagem diária como habitualmente, e por isso podemos saltar o ritual de desmaquilhar/limpar o rosto. Nada mais falso! Segundo os especialistas da Filorga, devemos limpar sempre o rosto de manhã, após acordar, para retirar todas as impurezas, transpiração e outras partículas que estão acumuladas na superfície da pele, resultantes dos processos celulares que decorrem até enquanto dormimos.

A Mousse Desmaquilhante da Filorga faz esse trabalho na perfeição, limpando e desmaquilhando eficazmente o rosto e os olhos, com uma ação apaziguadora, hidratante e de antienvelhecimento.

O mesmo acontece ao final do dia: a limpeza é indispensável, mesmo que não nos tenhamos maquilhado. É certo que haverá muito menos sujidade a remover, mas durante o dia a nossa pele capta tudo o que existe no ar, transpira (mesmo que não nos apercebamos), produz sebo cutâneo e está em constantes ciclos de processos celulares de onde resulta a libertação de toxinas e outras impurezas importantes de remover.

Podemos ainda utilizar no contorno de olhos o Optim-Eyes Lotion, uma loção trifásica que, além de muito eficaz a remover maquilhagem (até waterproof), é simultaneamente um sérum fortalecedor de pestanas, hidrata e descongestiona a pele do contorno dos olhos, para atenuar papos e olheiras.

Se quisermos ir mais longe, e aproveitar para desintoxicar e fazer uma limpeza mais profunda, devemos usar e abusar do Scrub & Detox, uma mousse negra, esfoliante e purificante com efeito desintoxicante imediato, que renova a pela em apenas 5 minutos. Surpreendentemente fresca e suave, esta mousse à base de carvão ativado elimina impurezas, liberta a pele do stress cutâneo e revela uma tez luminosa, podendo ser utilizada na pele sensível.

Cuidado de rosto

Feita a limpeza, podemos aplicar o nosso sérum e o creme, de dia ou de noite, e conseguir que a nossa pele absorva eficazmente os ingredientes ativos. Podemos começar com o Hydra-Hyal, o sérum intensivo de hidratação e volume, rico em ácido hialurónico. A ideia aqui é hidratarmos profundamente a pele, preenchendo as rídulas de desidratação e aumentando a luminosidade da pele.

Segue-se então o creme de rosto Time-Filler, indicado para corrigir todos os tipos de rugas (de expressão, profundas, causadas por secura e desidratação). Em duas versões, normal (para pele normal a seca) e Mat (para pele mista a oleosa), devemos aplicar de manhã e/ou à noite, no rosto, pescoço e decote perfeitamente limpos ou depois do sérum. 

Cuidado de olhos

Às vezes esquecemo-nos deles. Os olhos, o espelho da alma dos poetas, são o maior reflexo da nossa saúde (ou falta dela). Eles espelham, como nenhum outro órgão, o nosso cansaço. Mais que nunca, devemos cuidar deles e da zona do seu contorno. O creme de olhos – com textura de bálsamo – Time Filler Eyes reduz todos os tipos de rugas do contorno de olhos, preenchendo a pele desde o interior. Além disso, previne o descaimento das pálpebras superiores, preenche as olheiras encovadas com um plus: aumenta a densidade das pestanas. Perfeito, não?

Se a nossa preocupação são os papos, as olheiras e as primeiras rugas, a escolha deverá ser o Optim-Eyes, que tem uma fórmula melhorada com ação reforçada sobre os sinais de fadiga. Podemos aprender no video a melhor forma de aplicar o Optim-Eyes.

Não esquecendo ainda o fresquíssimo Optim-Eyes [Refresh], um stick descongestionante express para o contorno dos olhos, para ter sempre à mão e ir aplicando ao longo do dia.

E lá porque não andamos a usar maquilhagem, nomeadamente máscara de pestanas, esta é também uma boa altura para apostar num cuidado reestruturante das pestanas – que com a idade se tornam mais finas e menos numerosas.  

A ajuda chega-nos na forma de Optim-Eyes Lashes & Brows, um  duplo sérum de pestanas e sobrancelhas que atua em duas fases. Se na primeira, com recurso a um pincel eyeliner ultrapreciso, aplicamos  um sérum estimulante que potencia o crescimento, a densidade e o comprimento das suas pestanas e sobrancelhas; na segunda, através da escova, aplicamos uma máscara de revestimento com efeitos nutritivo e avolumador imediatos.

Cuidado de noite

Noites curtas? Privação de sono? Ring a bell? E no dia seguinte aquela cara de quarentena. Sim, sabemos como é. A ansiedade tomou conta de nós nesta fase: o stress da conjuntura, a vida familiar, as tarefas, os deveres das crianças, etc. Todos estes fatores, e outros que se vão multiplicando na nossa cabeça, impedem-nos de dormir tranquilamente, de ter uma noite de sono reparador. É enquanto dormimos que a pele atinge o pico máximo de atividade celular e regeneração. Em situações de privação de sono, essa atividade é comprometida e a pele não se regenera como deveria, dando lugar a sinais de fadiga ao acordar e a um aceleramento no envelhecimento da pele.

Fora do período de quarentena, o creme NCEF Night Mask funciona como um super-aliado da nossa pele nas noites curtas em que trabalhamos até mais tarde, em situações de jet lag e no caso das mães recentes (pais também vale!), que tendem a sofrer maior privação de sono. Nesta fase de isolamento, aplica-se a mesma fórmula. Este creme de textura em gel, com efeito máscara ultrarregeneradora suprema, ajuda a combater a falta de vitalidade e os sinais de fadiga da pele com ação nas rugas, firmeza e luminosidade.

Máscara, um mimo extra
(que vem mesmo a calhar)

Quando foi a última vez que mimou a sua pele com uma máscara prolongada? Aproveite este período para dar à sua pele cuidados extra: faça uma máscara Meso-Mask e relaxe enquanto esta repousa confortavelmente na sua pele. Os efeitos antienvelhecimento e de luminosidade não se fazem esperar. Ou melhor, fazem esperar entre 15 e 30 minutos, mas depois é ver a pele luminosa a uniforme, sem sinais de cansaço e vermelhidão.

Cuide-se. Fique em casa, mas cuide-se. A sua pele agradece e a auto-estima também.

Palavras-chave

Relacionados

Activa Brand Studio

Pele perfeita sob qualquer luz para fotografias sem filtros

Os filtros de Instagram são ótimos, a maquilhagem também é para as ocasiões, mas não fazem mais do que camuflar imperfeições. Uma pele perfeita sem batota é possível. É o triunfo da beleza natural, sem artifícios. Oxygen Glow da Filorga é a primeira gama #nofilterskin para uma pele bonita na vida real.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?