Ser mulher no século XXI já não era fácil. Uma exigência desmedida de sermos boas mães; excelentes profissionais; financeiramente independentes; mulheres bonitas, atléticas, bem cuidadas; amantes fogosas e atenciosas; donas de casa dedicadas; amigas, filhas e netas presentes. Pouco tempo e energia restavam para investirmos em nós.

Ser mulher em tempo de coronavirus e estado de emergência declarado não é melhor. As horas antes passadas no trânsito e no escritório são agora vividas em casa, com a família. Tudo aquilo que sempre desejámos, certo? #sóquenão. As tarefas multiplicam-se: ao teletrabalho junta-se a gestão da casa. As crianças estão por cá, comem mais, sujam mais, precisam de mais atenção e a escola virtual não dá tréguas. Os TPC são castigo também para os pais… A roupa avoluma-se, entre máquinas, o estendal e a tábua de passar a ferro. De repente, estamos enfiadas na cozinha grande parte do dia, a braços com pequenos-almoços, almoços, lanches, jantares e ceias. E aquela call com a equipa de vendas pelo meio. Três chamadas da família para saber se estamos todos bem. O cão para passear três vezes ao dia. Sete e-mails para responder e a apresentação para acabar ainda hoje. E uma birra do mais novo para acabar o dia.

“Uffff. Quando é que isto acaba?”

Soa-lhe familiar? Pois é. A nós também. E, repare, em nenhuma das linhas anteriores leu alguma referência a si, a tempo para se cuidar, da sua saúde e da sua beleza. Supostamente, agora tem mais tempo, já que não vai ao escritório… Relax? Ginástica? Mindfulness? #sóquenão. O sono deixou de ser reparador, o stress aumentou, as preocupações também. O dinheiro não estica, o tempo também não, ao contrário dos afazeres. E isso nota-se na nossa saúde e reflete-se no aspeto da nossa pele. Porque mesmo que possa parecer que o mundo parou, que tudo está em pausa, a nossa pele e os seus ciclos de regeneração não param. E os processos de envelhecimento também não (infelizmente).

Por tudo isto, é importante manter uma rotina de beleza cuidada em tempo de quarentena, com rituais de limpeza, hidratação e esfoliação regulares. Até para não ‘travar’ o bom trabalho já desenvolvido e a eficácia dos ingredientes ativos dos produtos que utilizamos numa base regular.

Desde que saiu dos gabinetes médicos – onde se encontrava em exclusivo até há uns anos – que a Filorga se dedica a trazer às nossas casas os benefícios da medicina estética. E agora, nestes dias difíceis, está aqui para nos aconselhar em relação às nossas rotinas de beleza em tempo de quarentena.

Higiene da pele

Estamos em casa, não aplicamos a maquilhagem diária como habitualmente, e por isso podemos saltar o ritual de desmaquilhar/limpar o rosto. Nada mais falso! Segundo os especialistas da Filorga, devemos limpar sempre o rosto de manhã, após acordar, para retirar todas as impurezas, transpiração e outras partículas que estão acumuladas na superfície da pele, resultantes dos processos celulares que decorrem até enquanto dormimos.

A Mousse Desmaquilhante da Filorga faz esse trabalho na perfeição, limpando e desmaquilhando eficazmente o rosto e os olhos, com uma ação apaziguadora, hidratante e de antienvelhecimento.

O mesmo acontece ao final do dia: a limpeza é indispensável, mesmo que não nos tenhamos maquilhado. É certo que haverá muito menos sujidade a remover, mas durante o dia a nossa pele capta tudo o que existe no ar, transpira (mesmo que não nos apercebamos), produz sebo cutâneo e está em constantes ciclos de processos celulares de onde resulta a libertação de toxinas e outras impurezas importantes de remover.

Podemos ainda utilizar no contorno de olhos o Optim-Eyes Lotion, uma loção trifásica que, além de muito eficaz a remover maquilhagem (até waterproof), é simultaneamente um sérum fortalecedor de pestanas, hidrata e descongestiona a pele do contorno dos olhos, para atenuar papos e olheiras.

Se quisermos ir mais longe, e aproveitar para desintoxicar e fazer uma limpeza mais profunda, devemos usar e abusar do Scrub & Detox, uma mousse negra, esfoliante e purificante com efeito desintoxicante imediato, que renova a pela em apenas 5 minutos. Surpreendentemente fresca e suave, esta mousse à base de carvão ativado elimina impurezas, liberta a pele do stress cutâneo e revela uma tez luminosa, podendo ser utilizada na pele sensível.

Cuidado de rosto

Feita a limpeza, podemos aplicar o nosso sérum e o creme, de dia ou de noite, e conseguir que a nossa pele absorva eficazmente os ingredientes ativos. Podemos começar com o Hydra-Hyal, o sérum intensivo de hidratação e volume, rico em ácido hialurónico. A ideia aqui é hidratarmos profundamente a pele, preenchendo as rídulas de desidratação e aumentando a luminosidade da pele.

Segue-se então o creme de rosto Time-Filler, indicado para corrigir todos os tipos de rugas (de expressão, profundas, causadas por secura e desidratação). Em duas versões, normal (para pele normal a seca) e Mat (para pele mista a oleosa), devemos aplicar de manhã e/ou à noite, no rosto, pescoço e decote perfeitamente limpos ou depois do sérum. 

Cuidado de olhos

Às vezes esquecemo-nos deles. Os olhos, o espelho da alma dos poetas, são o maior reflexo da nossa saúde (ou falta dela). Eles espelham, como nenhum outro órgão, o nosso cansaço. Mais que nunca, devemos cuidar deles e da zona do seu contorno. O creme de olhos – com textura de bálsamo – Time Filler Eyes reduz todos os tipos de rugas do contorno de olhos, preenchendo a pele desde o interior. Além disso, previne o descaimento das pálpebras superiores, preenche as olheiras encovadas com um plus: aumenta a densidade das pestanas. Perfeito, não?

Se a nossa preocupação são os papos, as olheiras e as primeiras rugas, a escolha deverá ser o Optim-Eyes, que tem uma fórmula melhorada com ação reforçada sobre os sinais de fadiga. Podemos aprender no video a melhor forma de aplicar o Optim-Eyes.

Não esquecendo ainda o fresquíssimo Optim-Eyes [Refresh], um stick descongestionante express para o contorno dos olhos, para ter sempre à mão e ir aplicando ao longo do dia.

E lá porque não andamos a usar maquilhagem, nomeadamente máscara de pestanas, esta é também uma boa altura para apostar num cuidado reestruturante das pestanas – que com a idade se tornam mais finas e menos numerosas.  

A ajuda chega-nos na forma de Optim-Eyes Lashes & Brows, um  duplo sérum de pestanas e sobrancelhas que atua em duas fases. Se na primeira, com recurso a um pincel eyeliner ultrapreciso, aplicamos  um sérum estimulante que potencia o crescimento, a densidade e o comprimento das suas pestanas e sobrancelhas; na segunda, através da escova, aplicamos uma máscara de revestimento com efeitos nutritivo e avolumador imediatos.

Cuidado de noite

Noites curtas? Privação de sono? Ring a bell? E no dia seguinte aquela cara de quarentena. Sim, sabemos como é. A ansiedade tomou conta de nós nesta fase: o stress da conjuntura, a vida familiar, as tarefas, os deveres das crianças, etc. Todos estes fatores, e outros que se vão multiplicando na nossa cabeça, impedem-nos de dormir tranquilamente, de ter uma noite de sono reparador. É enquanto dormimos que a pele atinge o pico máximo de atividade celular e regeneração. Em situações de privação de sono, essa atividade é comprometida e a pele não se regenera como deveria, dando lugar a sinais de fadiga ao acordar e a um aceleramento no envelhecimento da pele.

Fora do período de quarentena, o creme NCEF Night Mask funciona como um super-aliado da nossa pele nas noites curtas em que trabalhamos até mais tarde, em situações de jet lag e no caso das mães recentes (pais também vale!), que tendem a sofrer maior privação de sono. Nesta fase de isolamento, aplica-se a mesma fórmula. Este creme de textura em gel, com efeito máscara ultrarregeneradora suprema, ajuda a combater a falta de vitalidade e os sinais de fadiga da pele com ação nas rugas, firmeza e luminosidade.

Máscara, um mimo extra
(que vem mesmo a calhar)

Quando foi a última vez que mimou a sua pele com uma máscara prolongada? Aproveite este período para dar à sua pele cuidados extra: faça uma máscara Meso-Mask e relaxe enquanto esta repousa confortavelmente na sua pele. Os efeitos antienvelhecimento e de luminosidade não se fazem esperar. Ou melhor, fazem esperar entre 15 e 30 minutos, mas depois é ver a pele luminosa a uniforme, sem sinais de cansaço e vermelhidão.

Cuide-se. Fique em casa, mas cuide-se. A sua pele agradece e a auto-estima também.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Springkode e Portugal Fashion juntos em novo projeto

Uma iniciativa que visa promover uma consciência ética e reformular o modo de funcionamento da indústria da moda.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

Moda

Camila Coelho usa T-shirt de marca portuguesa

Temos todos os detalhes sobre a peça.

Lifestyle

Entenda como criar objetivos de poupança em família

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, explico-lhe como conseguir fazer um planeamento financeiro de modo a juntar algum dinheiro ao fim do mês.

Beleza e Saúde

COVID-19 e queda de cabelo: entenda a relação

E perceba o motivo pelo qual os médicos não estão surpreendidos com esta "consequência".

Celebridades

Kourtney Kardashian choca seguidores com novo visual do filho

O pequeno Reign sofreu uma mudança radical - e a internet não está a saber lidar.

Lifestyle

Livro da semana: "O Enigma do Quarto 622", um mistério repleto de emoções e reviravoltas

Um livro de Joël Dicker, publicado pela Alfaguara.

Celebridades

Megan Fox declara-se a Machine Gun Kelly

Após a separação de Brian Austin Green, a atriz vive um romance ao lado do artista.

Moda

10 macacões a menos de 20 euros

Inspire-se nestas sugestões de uma das peças mais práticas para o verão.

Lifestyle

Receitas Felizes: salada de lentilhas

Uma opção fresca, cheia de nutrientes e poucas calorias.

Moda

Rita Ora desfila duas grandes tendências de swimwear deste verão

A cantora britânica fez subir as temperaturas com uma publicação recente nas redes sociais.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel