Foram precisos anos de pesquisas, fórmulas, ingredientes e compromissos para a Guerlain chegar à conclusão que luxo, eficácia e sustentabilidade podem caminhar a par e passo e dar origem a um círculo virtuoso de sucesso. O nome? Abeille Royale, a linha de skincare nascida da inovação científica Guerlain em conjugação com a ação do mel sobre os mecanismos reparadores da pele e na forma como este néctar produzido pelas abelhas ajuda no combate aos sinais do envelhecimento, rugas e perda de firmeza.  Uma conquista da maison Guerlain que celebra uma década de sucesso internacional.

Um poder ancestral
A Guerlain sempre teve (desde a sua criação, em 1828) uma especial atração por ingredientes naturais, tendo demonstrado desde cedo particular interesse pelos produtos provenientes das abelhas. Destaque para o facto de a abelha ser, desde 1853, o símbolo desta casa francesa.

Esta grande alquimista da natureza é responsável pela produção de algumas das substâncias mais eficazes do mundo a curar lesões da pele. Desde a antiguidade que o mel tem sido usado como curativo para feridas. Mais recentemente, o Professor Descottes, Diretor de Transplantes no Hospital Universitário de Limoges, em França, foi pioneiro na utilização do mel para curar cicatrizes cirúrgicas – durante mais de 25 anos ele usou curativos com mel nas feridas de mais de 3000 pacientes. Foi o trabalho experimental do professor Descottes que inspirou o responsável do Departamento de Pesquisa Científica da Guerlain, o Dr. Frédéric Bonté, a trabalhar em conjunto com o Professor Alexis Desmoulière, um especialista em recuperação de tecidos e professor de Fisiologia da Universidade de Limoges.

Juntos, Bonté e Desmoulière, ao combinarem estudos e conclusões nas suas respetivas áreas de expertise, concluiram que há mecanismos comuns tanto na recuperação de cicatrizes como na reparação de rugas e no processo de melhoria da firmeza da pele. A Guerlain conseguiu perceber, assim, de forma clara, qual o papel do mel no processo de reparação da pele.

Investigar o mel dos quatro cantos do planeta
No desenvolvimento da linha Abeille Royale, a Guerlain foi buscar inspiração à neurociência, focando-se nas micro-lesões das células da pele, responsáveis pela aceleração do envelhecimento. Cedo a equipa de investigação concluiu que o stress – em particular aquele gerado por agressões ambientais – interfere na comunicação entre as células da pele e as células dos nervos cutâneos. Este processo aumenta os sinais de envelhecimento.

Enquanto isso, a Guerlain continuou a estudar os segredos e mistérios por detrás da atividade das abelhas, analisando os seus benefícios, classificando as suas particularidades, identificando quais das suas qualidades melhor servem as necessidades da pele. Foi assim que a marca chegou aos três critérios únicos do mel que o tornam especialmente eficaz:

  1. Um ecossistema rico, diverso e bem preservado;
  2. Condições ambientais puras;
  3. A genética das abelhas.

A procura pelo mel mais puro levou a equipa de investigação até ecossistemas específicos, tais como o da ilha de Ouessant, na costa da Bretanha, uma reserva de biosfera classificada pela UNESCO a que apelidaram de “ilha do tesouro” e onde encontraram um mel de extrema pureza e carregado de propriedades excepcionais, produzido pela Abelha Negra, nativa desta ilha. Este mel, rico em aminoácidos e oligo-elementos, tornou-se no ingrediente principal da linha Abeille Royale.

Em prol do planeta
Mas, porque para a Guerlain é importante compensar a natureza pelas suas dádivas, a marca francesa tornou-se, em 2011, patrocinadora da Associação para a Conservação da Abelha Negra da Bretanha, com o objetivo de preservar esta espécie rara de abelhas. E desde então tem vindo a desenvolver inumeras ações de sensibilização da comunidade para a importância das abelhas na manutenção do equilíbrio do planeta.

A par disso, todos os projetos da marca obedecem aos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar, Reciclar. O objetivo final é, até 2022, reduzir a 100% o impacto ambiental em todos os passos da criação dos produtos Guerlain. Na linha da frente deste esforço em prol da bio-diversidade e da solidariedade para com o clima, está a linha Abeille Royale.

A experiência Abeille Royale
A linha Abeille Royalle tinha, até aqui, dois produtos estrela, verdadeiros cabeças-de-cartaz – o Huile-en-Eau Jeunesse e o Double R Renew & Repair Serum. Cada um destes produtos promete uma experiência exclusiva de cuidado de rosto que passa não só pelo tom e o suave aroma do mel, mas também pela eficácia das suas fórmulas na pele. Agora, ao virar do 10º aniversário, duas novas fórmulas vêm juntar-se ao ritual original: a Fortifying Lotion e o Cleansing Oil Anti-Pollution. Com estas novas adições, o primeiro passo do ritual de skincare Abeille Royale foi reinventado.

Huile-en-Eau Jeunesse
Foi o primeiro da linha Abeille Royale e já se tornou um produto de culto. Não é um óleo, não é uma água, é uma mistura de ambos. O Huile-en-Eau Jeunesse junta a riqueza do óleo com a frescura de uma loção para criar uma fórmula revolucionária que devolve, de imediato, a firmeza e frescura da pele. Adaptável a todos os tipos de pele, tem uma eficácia poderosa que deixa a pele suave, brilhante e flexível.

Double R Renew & Repair Serum
Dois R’s para “Reparação” e “Renovação”, dois passos cruciais na rotina diária de rosto nesta fórmula dupla que complementa a ação do Huile-en-Eau. Enquanto a fórmula de renovação utiliza um gel para fazer um peeling suave, o fluído da fórmula reparadora dá um novo suporte e reestrutura a pele com o efeito de um lifting, redefenindo os contornos do rosto. Dois resultados distintos numa só aplicação: a garantia de uma pele radiante e refinada, com uma textura mais uniforme e poros menos visíveis.

Geleia Real, a estrela da companhia
Se uma colmeia produz, por ano, cerca de 20 quilos de mel, no mesmo período de tempo ela produz apenas 300 gramas de geleia real – aquilo de que se alimenta a abelha-rainha da colmeia. É esta a razão da longevidade da soberana, cuja esperança média de vida ultrapassa os cinco anos, em comparação com os 45 dias de vida de uma abelha comum.

A geleia real está recheada de carbohidratos, proteinas, lípidos, vitaminas e minerais, sendo um nutriente de qualidade excepcional e uma fortíssima fonte de energia que, utilizada em cosmética, ajuda a fortalecer a resistência e a vitalidade da pele. E a geleia real utilizada pelo Departamento de Pesquisa Guerlain, por sua vez, é proveniente de dois locais exclusivos: da região da Sologne e do Parque Natural Regional dos Pirinéus, em França. Uma forma de garantir a pureza e a rarizade desta geleia, colhida artesanalmente por apicultores, num processo que requer conhecimento e muita paciência.

Lotion Fortifiante
A nossa pele está constantemente sob o efeito de stress e agressões externas, como os raios UV e a poluição, que interferem na sua beleza e juventude.  As tensões da vida pessoal e profissional, junto com uma nutrição descuidada e a falta de sono, sofridas num regime diário, afetam o poder de regeneração e a resistência da pele. Como consequência, os sinais de envelhecimento instalam-se. Para contrariar este efeito, há que proteger e fortalecer a pele com a nova Lotion Fortifiante.

Esta loção utiliza a tecnologia de liposomas para fazer o micro-encapsulamento e a inclusão de uma alta concentração da exclusiva geleia real da Guerlain, uma super-food que aumenta as defesas naturais da pele. Formulada com 98% de ingredientes de origem natural, a nova loção ajuda a pele a lidar com os efeitos do stress e da poluição, deixando-a mais forte e mais bonita. Esta loção é como que o pilar principal de todo o ritual Abeille Royale, dando de imediato à pele uma suavidade, luminosidade, firmeza e brilho únicos, preparando-a para os passos seguintes, o Huile-en-Eau e o Double R de que já falámos. Disponível em 150 ml. (65 euros) e 300 ml. (104 euros).

Cleansing Oil Anti-Pollution
A rotina de beleza Abeille Royale não ficaria completa sem a existência de um desmaquilhante com a mesma formulação. E foi por isso que a Guerlain decidiu acrescentar à linha o Cleansing Oil Anti-Pollution, pensado para o rosto, os lábios e os olhos. A ideia é limpar estas zonas, removendo a maquilhagem e libertando o rosto de toda e qualquer impureza. A fórmula de óleo delicado funde-se na pele transformando-se, em contacto com água, num delicioso leite que lhe dá uma suavidade, um conforto e uma hidratação visíveis. Disponível em 150 ml. (55 euros).

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Moda

"The female gaze". Chegou a primeira linha de roupa interior da Zara

A marca estendeu a oferta à lingerie e a coleção que marca a estreia está recheada de peças confortáveis e etéreas.

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Inspirações

Ana Rocha de Sousa: conheça a mulher por detrás da câmara

"Listen" é o nome do filme que marca a estreia multi-premiada de Ana Rocha de Sousa como realizadora.

Moda

Os visuais da influencer Carolina Nashtai que queremos recriar nos dias de outono

A jovem madeirense tem um estilo impecável e, por isso, soma 108 mil seguidores no Instagram.

Comportamento

A razão científica surpreendente por trás da atração física

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

Vídeos

Conheça o segredo (descomplicado) da felicidade de Sofia Ribeiro

No #VozActiva de novembro, a nossa protagonista de capa partilha aquilo a que dá mais valor e que a deixa com um sorriso no rosto.

Lifestyle

Meditei durante 5 dias - eis como correu

Uma experiência que promete vários benefícios, mas que também exige bastante foco e concentração. Será que é um hábito a manter?

Beleza e Saúde

15 famosas revelam os truques de beleza que aprenderam com as suas mães

De Kendall Jenner a Jessica Alba, descubra os segredos surpreendentemente simples destas estrelas.

Moda

Neste outono, o estilo constrói-se com camadas

A Parfois não deixa dúvidas: para além de ser uma arte, sabermos vestir-nos em camadas é uma forma importante de expressão individual nos meses mais frios.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé mostra o interior da mansão milionária da cantora

Num momento raro, o público teve um vislumbre de como é a casa da estrela norte-americana e do marido, o rapper Jay-Z.

Lifestyle

OHAI: o 'ai Jesus' da Nazaré

Uma escapadinha de fim de semana em família e junto da Natureza era tudo o que precisávamos e não sabíamos.