Foram precisos anos de pesquisas, fórmulas, ingredientes e compromissos para a Guerlain chegar à conclusão que luxo, eficácia e sustentabilidade podem caminhar a par e passo e dar origem a um círculo virtuoso de sucesso. O nome? Abeille Royale, a linha de skincare nascida da inovação científica Guerlain em conjugação com a ação do mel sobre os mecanismos reparadores da pele e na forma como este néctar produzido pelas abelhas ajuda no combate aos sinais do envelhecimento, rugas e perda de firmeza.  Uma conquista da maison Guerlain que celebra uma década de sucesso internacional.

Um poder ancestral
A Guerlain sempre teve (desde a sua criação, em 1828) uma especial atração por ingredientes naturais, tendo demonstrado desde cedo particular interesse pelos produtos provenientes das abelhas. Destaque para o facto de a abelha ser, desde 1853, o símbolo desta casa francesa.

Esta grande alquimista da natureza é responsável pela produção de algumas das substâncias mais eficazes do mundo a curar lesões da pele. Desde a antiguidade que o mel tem sido usado como curativo para feridas. Mais recentemente, o Professor Descottes, Diretor de Transplantes no Hospital Universitário de Limoges, em França, foi pioneiro na utilização do mel para curar cicatrizes cirúrgicas – durante mais de 25 anos ele usou curativos com mel nas feridas de mais de 3000 pacientes. Foi o trabalho experimental do professor Descottes que inspirou o responsável do Departamento de Pesquisa Científica da Guerlain, o Dr. Frédéric Bonté, a trabalhar em conjunto com o Professor Alexis Desmoulière, um especialista em recuperação de tecidos e professor de Fisiologia da Universidade de Limoges.

Juntos, Bonté e Desmoulière, ao combinarem estudos e conclusões nas suas respetivas áreas de expertise, concluiram que há mecanismos comuns tanto na recuperação de cicatrizes como na reparação de rugas e no processo de melhoria da firmeza da pele. A Guerlain conseguiu perceber, assim, de forma clara, qual o papel do mel no processo de reparação da pele.

Investigar o mel dos quatro cantos do planeta
No desenvolvimento da linha Abeille Royale, a Guerlain foi buscar inspiração à neurociência, focando-se nas micro-lesões das células da pele, responsáveis pela aceleração do envelhecimento. Cedo a equipa de investigação concluiu que o stress – em particular aquele gerado por agressões ambientais – interfere na comunicação entre as células da pele e as células dos nervos cutâneos. Este processo aumenta os sinais de envelhecimento.

Enquanto isso, a Guerlain continuou a estudar os segredos e mistérios por detrás da atividade das abelhas, analisando os seus benefícios, classificando as suas particularidades, identificando quais das suas qualidades melhor servem as necessidades da pele. Foi assim que a marca chegou aos três critérios únicos do mel que o tornam especialmente eficaz:

  1. Um ecossistema rico, diverso e bem preservado;
  2. Condições ambientais puras;
  3. A genética das abelhas.

A procura pelo mel mais puro levou a equipa de investigação até ecossistemas específicos, tais como o da ilha de Ouessant, na costa da Bretanha, uma reserva de biosfera classificada pela UNESCO a que apelidaram de “ilha do tesouro” e onde encontraram um mel de extrema pureza e carregado de propriedades excepcionais, produzido pela Abelha Negra, nativa desta ilha. Este mel, rico em aminoácidos e oligo-elementos, tornou-se no ingrediente principal da linha Abeille Royale.

Em prol do planeta
Mas, porque para a Guerlain é importante compensar a natureza pelas suas dádivas, a marca francesa tornou-se, em 2011, patrocinadora da Associação para a Conservação da Abelha Negra da Bretanha, com o objetivo de preservar esta espécie rara de abelhas. E desde então tem vindo a desenvolver inumeras ações de sensibilização da comunidade para a importância das abelhas na manutenção do equilíbrio do planeta.

A par disso, todos os projetos da marca obedecem aos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar, Reciclar. O objetivo final é, até 2022, reduzir a 100% o impacto ambiental em todos os passos da criação dos produtos Guerlain. Na linha da frente deste esforço em prol da bio-diversidade e da solidariedade para com o clima, está a linha Abeille Royale.

A experiência Abeille Royale
A linha Abeille Royalle tinha, até aqui, dois produtos estrela, verdadeiros cabeças-de-cartaz – o Huile-en-Eau Jeunesse e o Double R Renew & Repair Serum. Cada um destes produtos promete uma experiência exclusiva de cuidado de rosto que passa não só pelo tom e o suave aroma do mel, mas também pela eficácia das suas fórmulas na pele. Agora, ao virar do 10º aniversário, duas novas fórmulas vêm juntar-se ao ritual original: a Fortifying Lotion e o Cleansing Oil Anti-Pollution. Com estas novas adições, o primeiro passo do ritual de skincare Abeille Royale foi reinventado.

Huile-en-Eau Jeunesse
Foi o primeiro da linha Abeille Royale e já se tornou um produto de culto. Não é um óleo, não é uma água, é uma mistura de ambos. O Huile-en-Eau Jeunesse junta a riqueza do óleo com a frescura de uma loção para criar uma fórmula revolucionária que devolve, de imediato, a firmeza e frescura da pele. Adaptável a todos os tipos de pele, tem uma eficácia poderosa que deixa a pele suave, brilhante e flexível.

Double R Renew & Repair Serum
Dois R’s para “Reparação” e “Renovação”, dois passos cruciais na rotina diária de rosto nesta fórmula dupla que complementa a ação do Huile-en-Eau. Enquanto a fórmula de renovação utiliza um gel para fazer um peeling suave, o fluído da fórmula reparadora dá um novo suporte e reestrutura a pele com o efeito de um lifting, redefenindo os contornos do rosto. Dois resultados distintos numa só aplicação: a garantia de uma pele radiante e refinada, com uma textura mais uniforme e poros menos visíveis.

Geleia Real, a estrela da companhia
Se uma colmeia produz, por ano, cerca de 20 quilos de mel, no mesmo período de tempo ela produz apenas 300 gramas de geleia real – aquilo de que se alimenta a abelha-rainha da colmeia. É esta a razão da longevidade da soberana, cuja esperança média de vida ultrapassa os cinco anos, em comparação com os 45 dias de vida de uma abelha comum.

A geleia real está recheada de carbohidratos, proteinas, lípidos, vitaminas e minerais, sendo um nutriente de qualidade excepcional e uma fortíssima fonte de energia que, utilizada em cosmética, ajuda a fortalecer a resistência e a vitalidade da pele. E a geleia real utilizada pelo Departamento de Pesquisa Guerlain, por sua vez, é proveniente de dois locais exclusivos: da região da Sologne e do Parque Natural Regional dos Pirinéus, em França. Uma forma de garantir a pureza e a rarizade desta geleia, colhida artesanalmente por apicultores, num processo que requer conhecimento e muita paciência.

Lotion Fortifiante
A nossa pele está constantemente sob o efeito de stress e agressões externas, como os raios UV e a poluição, que interferem na sua beleza e juventude.  As tensões da vida pessoal e profissional, junto com uma nutrição descuidada e a falta de sono, sofridas num regime diário, afetam o poder de regeneração e a resistência da pele. Como consequência, os sinais de envelhecimento instalam-se. Para contrariar este efeito, há que proteger e fortalecer a pele com a nova Lotion Fortifiante.

Esta loção utiliza a tecnologia de liposomas para fazer o micro-encapsulamento e a inclusão de uma alta concentração da exclusiva geleia real da Guerlain, uma super-food que aumenta as defesas naturais da pele. Formulada com 98% de ingredientes de origem natural, a nova loção ajuda a pele a lidar com os efeitos do stress e da poluição, deixando-a mais forte e mais bonita. Esta loção é como que o pilar principal de todo o ritual Abeille Royale, dando de imediato à pele uma suavidade, luminosidade, firmeza e brilho únicos, preparando-a para os passos seguintes, o Huile-en-Eau e o Double R de que já falámos. Disponível em 150 ml. (65 euros) e 300 ml. (104 euros).

Cleansing Oil Anti-Pollution
A rotina de beleza Abeille Royale não ficaria completa sem a existência de um desmaquilhante com a mesma formulação. E foi por isso que a Guerlain decidiu acrescentar à linha o Cleansing Oil Anti-Pollution, pensado para o rosto, os lábios e os olhos. A ideia é limpar estas zonas, removendo a maquilhagem e libertando o rosto de toda e qualquer impureza. A fórmula de óleo delicado funde-se na pele transformando-se, em contacto com água, num delicioso leite que lhe dá uma suavidade, um conforto e uma hidratação visíveis. Disponível em 150 ml. (55 euros).

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Corrida aos colégios privados: Maioria com listas de espera em Lisboa e Porto e aumento das mensalidades não diminui procura

Corrida aos colégios privados: Maioria com listas de espera em Lisboa e Porto e aumento das mensalidades não diminui procura

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Asus ROG Zephyrus G14 em teste: o ultraportátil para gamers

Asus ROG Zephyrus G14 em teste: o ultraportátil para gamers

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

As férias de Georgina e Cristiano Ronaldo com os filhos

As férias de Georgina e Cristiano Ronaldo com os filhos

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites