Foram precisos anos de pesquisas, fórmulas, ingredientes e compromissos para a Guerlain chegar à conclusão que luxo, eficácia e sustentabilidade podem caminhar a par e passo e dar origem a um círculo virtuoso de sucesso. O nome? Abeille Royale, a linha de skincare nascida da inovação científica Guerlain em conjugação com a ação do mel sobre os mecanismos reparadores da pele e na forma como este néctar produzido pelas abelhas ajuda no combate aos sinais do envelhecimento, rugas e perda de firmeza.  Uma conquista da maison Guerlain que celebra uma década de sucesso internacional.

Um poder ancestral
A Guerlain sempre teve (desde a sua criação, em 1828) uma especial atração por ingredientes naturais, tendo demonstrado desde cedo particular interesse pelos produtos provenientes das abelhas. Destaque para o facto de a abelha ser, desde 1853, o símbolo desta casa francesa.

Esta grande alquimista da natureza é responsável pela produção de algumas das substâncias mais eficazes do mundo a curar lesões da pele. Desde a antiguidade que o mel tem sido usado como curativo para feridas. Mais recentemente, o Professor Descottes, Diretor de Transplantes no Hospital Universitário de Limoges, em França, foi pioneiro na utilização do mel para curar cicatrizes cirúrgicas – durante mais de 25 anos ele usou curativos com mel nas feridas de mais de 3000 pacientes. Foi o trabalho experimental do professor Descottes que inspirou o responsável do Departamento de Pesquisa Científica da Guerlain, o Dr. Frédéric Bonté, a trabalhar em conjunto com o Professor Alexis Desmoulière, um especialista em recuperação de tecidos e professor de Fisiologia da Universidade de Limoges.

Juntos, Bonté e Desmoulière, ao combinarem estudos e conclusões nas suas respetivas áreas de expertise, concluiram que há mecanismos comuns tanto na recuperação de cicatrizes como na reparação de rugas e no processo de melhoria da firmeza da pele. A Guerlain conseguiu perceber, assim, de forma clara, qual o papel do mel no processo de reparação da pele.

Investigar o mel dos quatro cantos do planeta
No desenvolvimento da linha Abeille Royale, a Guerlain foi buscar inspiração à neurociência, focando-se nas micro-lesões das células da pele, responsáveis pela aceleração do envelhecimento. Cedo a equipa de investigação concluiu que o stress – em particular aquele gerado por agressões ambientais – interfere na comunicação entre as células da pele e as células dos nervos cutâneos. Este processo aumenta os sinais de envelhecimento.

Enquanto isso, a Guerlain continuou a estudar os segredos e mistérios por detrás da atividade das abelhas, analisando os seus benefícios, classificando as suas particularidades, identificando quais das suas qualidades melhor servem as necessidades da pele. Foi assim que a marca chegou aos três critérios únicos do mel que o tornam especialmente eficaz:

  1. Um ecossistema rico, diverso e bem preservado;
  2. Condições ambientais puras;
  3. A genética das abelhas.

A procura pelo mel mais puro levou a equipa de investigação até ecossistemas específicos, tais como o da ilha de Ouessant, na costa da Bretanha, uma reserva de biosfera classificada pela UNESCO a que apelidaram de “ilha do tesouro” e onde encontraram um mel de extrema pureza e carregado de propriedades excepcionais, produzido pela Abelha Negra, nativa desta ilha. Este mel, rico em aminoácidos e oligo-elementos, tornou-se no ingrediente principal da linha Abeille Royale.

Em prol do planeta
Mas, porque para a Guerlain é importante compensar a natureza pelas suas dádivas, a marca francesa tornou-se, em 2011, patrocinadora da Associação para a Conservação da Abelha Negra da Bretanha, com o objetivo de preservar esta espécie rara de abelhas. E desde então tem vindo a desenvolver inumeras ações de sensibilização da comunidade para a importância das abelhas na manutenção do equilíbrio do planeta.

A par disso, todos os projetos da marca obedecem aos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar, Reciclar. O objetivo final é, até 2022, reduzir a 100% o impacto ambiental em todos os passos da criação dos produtos Guerlain. Na linha da frente deste esforço em prol da bio-diversidade e da solidariedade para com o clima, está a linha Abeille Royale.

A experiência Abeille Royale
A linha Abeille Royalle tinha, até aqui, dois produtos estrela, verdadeiros cabeças-de-cartaz – o Huile-en-Eau Jeunesse e o Double R Renew & Repair Serum. Cada um destes produtos promete uma experiência exclusiva de cuidado de rosto que passa não só pelo tom e o suave aroma do mel, mas também pela eficácia das suas fórmulas na pele. Agora, ao virar do 10º aniversário, duas novas fórmulas vêm juntar-se ao ritual original: a Fortifying Lotion e o Cleansing Oil Anti-Pollution. Com estas novas adições, o primeiro passo do ritual de skincare Abeille Royale foi reinventado.

Huile-en-Eau Jeunesse
Foi o primeiro da linha Abeille Royale e já se tornou um produto de culto. Não é um óleo, não é uma água, é uma mistura de ambos. O Huile-en-Eau Jeunesse junta a riqueza do óleo com a frescura de uma loção para criar uma fórmula revolucionária que devolve, de imediato, a firmeza e frescura da pele. Adaptável a todos os tipos de pele, tem uma eficácia poderosa que deixa a pele suave, brilhante e flexível.

Double R Renew & Repair Serum
Dois R’s para “Reparação” e “Renovação”, dois passos cruciais na rotina diária de rosto nesta fórmula dupla que complementa a ação do Huile-en-Eau. Enquanto a fórmula de renovação utiliza um gel para fazer um peeling suave, o fluído da fórmula reparadora dá um novo suporte e reestrutura a pele com o efeito de um lifting, redefenindo os contornos do rosto. Dois resultados distintos numa só aplicação: a garantia de uma pele radiante e refinada, com uma textura mais uniforme e poros menos visíveis.

Geleia Real, a estrela da companhia
Se uma colmeia produz, por ano, cerca de 20 quilos de mel, no mesmo período de tempo ela produz apenas 300 gramas de geleia real – aquilo de que se alimenta a abelha-rainha da colmeia. É esta a razão da longevidade da soberana, cuja esperança média de vida ultrapassa os cinco anos, em comparação com os 45 dias de vida de uma abelha comum.

A geleia real está recheada de carbohidratos, proteinas, lípidos, vitaminas e minerais, sendo um nutriente de qualidade excepcional e uma fortíssima fonte de energia que, utilizada em cosmética, ajuda a fortalecer a resistência e a vitalidade da pele. E a geleia real utilizada pelo Departamento de Pesquisa Guerlain, por sua vez, é proveniente de dois locais exclusivos: da região da Sologne e do Parque Natural Regional dos Pirinéus, em França. Uma forma de garantir a pureza e a rarizade desta geleia, colhida artesanalmente por apicultores, num processo que requer conhecimento e muita paciência.

Lotion Fortifiante
A nossa pele está constantemente sob o efeito de stress e agressões externas, como os raios UV e a poluição, que interferem na sua beleza e juventude.  As tensões da vida pessoal e profissional, junto com uma nutrição descuidada e a falta de sono, sofridas num regime diário, afetam o poder de regeneração e a resistência da pele. Como consequência, os sinais de envelhecimento instalam-se. Para contrariar este efeito, há que proteger e fortalecer a pele com a nova Lotion Fortifiante.

Esta loção utiliza a tecnologia de liposomas para fazer o micro-encapsulamento e a inclusão de uma alta concentração da exclusiva geleia real da Guerlain, uma super-food que aumenta as defesas naturais da pele. Formulada com 98% de ingredientes de origem natural, a nova loção ajuda a pele a lidar com os efeitos do stress e da poluição, deixando-a mais forte e mais bonita. Esta loção é como que o pilar principal de todo o ritual Abeille Royale, dando de imediato à pele uma suavidade, luminosidade, firmeza e brilho únicos, preparando-a para os passos seguintes, o Huile-en-Eau e o Double R de que já falámos. Disponível em 150 ml. (65 euros) e 300 ml. (104 euros).

Cleansing Oil Anti-Pollution
A rotina de beleza Abeille Royale não ficaria completa sem a existência de um desmaquilhante com a mesma formulação. E foi por isso que a Guerlain decidiu acrescentar à linha o Cleansing Oil Anti-Pollution, pensado para o rosto, os lábios e os olhos. A ideia é limpar estas zonas, removendo a maquilhagem e libertando o rosto de toda e qualquer impureza. A fórmula de óleo delicado funde-se na pele transformando-se, em contacto com água, num delicioso leite que lhe dá uma suavidade, um conforto e uma hidratação visíveis. Disponível em 150 ml. (55 euros).

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Beleza

15 manicures para experimentar no outono

Confira estas sugestões!

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.

Beleza

O que há de novo na beleza: pele acneica, menopausa, antimanchas e muito mais

Os produtos que os ajudam a cuidar melhor da saúde do nosso rosto.

Beleza

Conhece os diferentes tipos de eyeliner?

Saiba como os usar.