Está grávida e sente um cansaço extremo? A sua pele está mais pálida e tem uma vontade estranha de ingerir produtos não-alimentares? Esses podem não ser sintomas normais da gravidez.

Durante uma gestação, o corpo muda para acolher um novo ser vivo e adaptar-se a um sistema que inclui mãe, bebé e placenta. O organismo transforma-se para aumentar o volume de sangue de forma assegurar as novas necessidades. Mas nem sempre este processo é bem sucedido. Estima-se que mais de 50% das mulheres sofram de anemia gestacional. Um problema que acontece quando há uma insuficiência de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina e que se traduz numa dificuldade em transportar o oxigénio para os tecidos do corpo. Na maioria dos casos, esta anemia é causada por uma deficiência de ferro.

Este é um distúrbio muito comum tendo em conta as exigências da gravidez. Durante o segundo e o terceiro trimestres assiste-se ainda a um aumento progressivo das necessidades de ferro propiciado pelo avanço da gestação.

Atenção aos sintomas
E se os primeiros sintomas podem ser facilmente atribuídos a alterações aparentemente normais da gravidez, é importante estar atenta às mudanças. A anemia pode começar por causar fadiga, fraqueza e tonturas, uma aparência pálida. As unhas começam a tornar-se fracas e há uma má resposta ao esforço. Pode sentir até vontades caricatas de ingerir produtos não-alimentares. Evoluindo para um estado mais grave, a mulher chega a desmaiar e pode ocorrer uma redução na pressão arterial.

E as consequências podem não ficar por aí. Em casos graves, a anemia aumenta o risco de parto pré-termo, de pré-eclâmpsia, e o risco de morte fetal.

A importância do rastreio
Para um diagnóstico rápido e uma prevenção eficaz, a Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal (SPOMMF) recomenda o rastreio da anemia e da deficiência de ferro na gravidez. Este rastreio traduz-se num hemograma e na determinação da ferritina antes da gravidez ou no 1º trimestre, entre as 24 e 28 semanas e no 3º trimestre. A Direção Geral de Saúde considera deficiência de ferro quando o valor de ferritina na gravidez é inferior a 70 ng/mL.

Como tratar
Felizmente, há opções de tratamento simples e com um nível de eficácia muito satisfatório. E mesmo quando não há anemia, é importante que se trate a deficiência de ferro. Um dos procedimentos mais comuns é o tratamento com ferro endovenoso. Esta é uma solução que traz melhorias rápidas e muito satisfatórias no bem-estar geral não só da grávida mas também do bebé.

Saiba mais sobre a anemia e a deficiência de ferro em www.umasaudedeferro.pt

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar