Uma etiqueta é algo exterior, que se acrescenta a um objeto ou a uma peça de roupa para o identificar ou catalogar. Acontece que, por vezes, essa etiqueta é muito mais do que aparenta. Mais do que um acrescento, é um resultado (de boas práticas). Mais do que um rótulo, é um compromisso. É esta a premissa da coleção Eco-Friendly da Cortefiel, uma linha de moda feminina sustentável e ecológica, consciente e comprometida, que faz da sustentabilidade um modo de ser.

Nesta estação, 100% da coleção Denim e 100% das t-shirts de algodão da Cortefiel são já orgulhosamente Eco-Friendly. E este é o apenas o começo, com 46% das peças das coleções feminina e masculina produzidas de modo sustentável, há ainda muito espaço para crescer, para fazer mais e melhor, por todos. A tendência é para que a marca se torne cada vez mais verde, e isso começa numa escolha consciente dos materiais.

Reciclar é natural
A utilização de novos tipos de fibras e tecidos ajuda a Cortefiel a reduzir significativamente o impacto ambiental das suas coleções, e a etiqueta Eco-Friendly ajuda-nos a descobrir que peças se destacam pela sua sustentabilidade.

Apostando em coleções cada vez mais sustentáveis, a Cortefiel utiliza a tecnologia Coolmax® Ecomade, que dá uma nova vida a plásticos, transformando-os em fibras que resultam em tecidos de elevada respirabilidade, e, nas peças para os dias mais frios, o Thermolite® uma alternativa ecológica às penas naturais, feito de fibra PET 100% reciclada.

Também as fibras naturais respondem a este compromisso com a sustentabilidade, e por isso o algodão orgânico, cultivado em terrenos livres de pesticidas e de fertilizantes químicos e sintéticos, é protagonista da coleção Eco-Friendly. Todas as t-shirts e sweatshirts da coleção Cortefiel são atualmente feitas em algodão orgânico, e isso é maravilhoso, ao ponto de já nem precisarmos de olhar para a etiqueta, porque sabemos com o que contamos.

Com esta escolha, respeitam-se os ciclos da terra, o ritmo da natureza, mas também o equilíbrio e o bem-estar de quem usa a roupa, pondo a pele em contacto com um material macio e ultra confortável, e nada mais. Para além do algodão orgânico, a marca aposta também em outras fibras sustentáveis de origem vegetal, como o EcoVero ou o Tencel, para as suas peças.

Se os materiais são uma parte importante da equação, o compromisso com a sustentabilidade na indústria da moda vai muito além da composição de cada peça. Os processos de fabrico são uma parte essencial, e na Cortefiel seguem-se as melhores práticas, para garantir que também na forma como se faz, a pegada é mínima. Porque a água é preciosa, a Cortefiel conseguiu uma redução de 72% no consumo de água utilizada na produção dos seus artigos. Paralelamente, reduziu até 70% o uso de produtos químicos na sua produção e acabamentos, substituindo-os por produtos e tecnologias amigos do ambiente, como a tecnologia laser e os tratamentos com ozono.

Compromisso: é esta a premissa desta linha consciente e que faz da sustentabilidade um modo de ser.

(im)pacto positivo
A etiqueta Eco-friendly é apenas a face mais visível de uma estratégia mais vasta de profundo compromisso com a sustentabilidade. O grupo Tendam, que a Cortefiel integra, é membro da Fashion Industry Charter for Climate Action, instrumento supervisionado pelo Departamento de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, para definir as etapas da ação, assim como estabelecer um objetivo inicial de redução das emissões de Gases de Efeito Estufa em 30% até 2030.

São mudanças de relevo, que, juntamente com os pequenos gestos que fazemos em casa, todos os dias, podem contribuir para mudar o mundo. Pequenas ações como prolongar a vida dos artigos que compramos, seguindo escrupulosamente as instruções de lavagem, não gastando mais água do que necessário e usando sacos de lavandaria que retêm as micropartículas sintéticas libertadas por algumas roupas, e que de outra forma poluiriam os oceanos e os solos.

A emergência climática está aí, mas não é irreversível. Mesmo que seja para salvar as gerações vindouras, aquilo que fizermos hoje terá um impacto no futuro do planeta. Porque não começar por algo tão importante, omnipresente e sim, pessoal, como a roupa que vestimos?

A Cortefiel conseguiu uma redução de 72% na água utilizada na produção dos seus artigos.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Lifestyle

Agora, encontra bolos caseiros no Cais do Sodré

Conheça o The Cakery.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

Saúde

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.