Sofia Carvalhosa é mãe de Inês, 15 anos, e foi casada com o piloto de automobilismo Pedro Couceiro. Este, por sua vez, é casado com Mariana Gaspar, com quem tem uma filha, Caetana, com 4 anos. Todos conseguem conviver harmoniosa e civilizadamente.

Mudam-se os tempos, mudam-se as famílias. Por outras palavras: o modelo tradicional familiar já não é o que era. Atenção, não estamos a retirar valor ao modelo tradicional. Apenas a constatar que outros modelos de família não são menos válidos. Ou menos felizes. Ou menos funcionais.

No novo modelo familiar — há quem se refira a este como “famílias de pacote” — há espaço para todos: pai, mãe, madrasta, padrasto, e, muitas vezes, um batalhão de filhos. “Os meus, os teus, os nossos” — e está tudo bem.

“Acho que para as coisas correrem bem é só preciso que os adultos tenham a cabeça no sítio. Sobretudo respeitarem as crianças. Sermos bem formados e ter sempre os miúdos como foco central. Independentemente das razões pelas quais nos separamos, se as coisas forem tratadas com educação e com respeito, não há motivos para haver revoltas”. As palavras são de Sofia Carvalhosa. Sofia é a mãe de Inês, 15 anos, e ex-mulher do piloto de automobilismo, Pedro Couceiro, que, por sua vez, é hoje casado com Mariana Gaspar com quem teve a Caetana, de quatro anos.

Parecendo confuso, não é: “Se nós estivermos de bem com a vida, as coisas correm bem”, assevera a mãe de Inês. E soma: “Na dinâmica das semanas e dos fins de semana entra uma coisa óptima: o meu ex-marido [Pedro] é mega-organizado. Nós temos, inclusive, um quadrinho em Excel feito por ele com os dias todos organizados (risos)”.

Mariana, a madrasta de Inês, confirma: “Correu tudo bem desde o início. Para eu e o pai da Inês estarmos juntos, era muito importante que a relação da madrasta e da filha fosse boa. Foi muito fácil. Era só brincadeiras: os cabelos, as roupas, as maquilhagens… Era tudo uma festa. Demos-nos bem desde o primeiro dia e assim continua”.

Trazendo à conversa a palavra madrasta – um termo tão pouco afável que traz à memória as madrastas más da Disney: “Aqui em casa não usamos a palavra madrasta”, expõe Mariana. “Desde o primeiro dia que a Inês me trata por tia. E assim ficou até hoje”.

Inês, que também não usa essa palavra “feia”, conta que é mesmo muito bom ter uma mãe e uma ‘madrasta’. “Porque são pessoas completamente diferentes. Quando eu tenho alguma dúvida, eu pergunto às duas e assim tenho duas opiniões, dois pontos de vista”.

A “boadrasta” veio para ficar e é um pouco sobre esta figura que se foca a iniciativa do AXN White, “Family Talks – Mais Família, Mais Amor”, que fala sobre o amor que pode duplicar e triplicar nas chamadas “novas famílias”.

Marta Trigoso, Marketing Manager dos canais AXN, assinala que este “é um canal que, através do seus conteúdos e do seu posicionamento, versa precisamente sobre a família, o amor nas suas diferentes formas e os desafios que criam. As séries contribuem muitas vezes para passar estas mensagens mas, por vezes, é preciso apreciar e celebrar o que de bom podem trazer novas relações na vida real”.

Esta é uma campanha multimeios e multiplataforma em que famílias reais portuguesas — como é o caso da família Couceiro — dão a cara e o seu testemunho. A campanha pretende mostrar de que forma é que esta dinâmica enriquece a vida dos jovens e das crianças que nela se inserem: se por um lado têm o traço da mãe; por outro, inspiram-se no estilo da madrasta.

“Family Talks – Mais Família, Mais Amor” culminará num evento online emitido no Facebook do canal AXN White, que conta com a participação da blogger e mãe de 4 Sónia Morais Santos (Cocó na Fralda), e da atriz Benedita Pereira, que irão abordar o tema e partilhar as suas experiências. A não perder, no dia 16 de maio, pelas 18 horas, assinalando o Dia Internacional da Família.

Palavras-chave

Mais no portal

Celebridades

Ben Affleck e Jennifer Lopez namoram em público

O casal já não esconde que reatou o namoro.

Lifestyle

Dê uma nova vida à casa de banho com estas 5 ideias

Dicas simples que podem fazer toda a diferença.

Beleza

Eis a tendência de manicure mais arrojada para este verão

Quem se atreve a experimentar?

Saúde

A nossa libido aumenta mesmo durante a ovulação?

Sempre ouvimos dizer que sim. Entenda se é verdade.

Saúde

Este alimento é capaz de reduzir o colesterol quase instantaneamente

Inclua-o na sua alimentação diária.

Saúde

Gravidez: casos leves de Covid-19 não prejudicam o bebé

As informações são reveladas por um recente estudo.

Beleza

Não vai acreditar nesta nova tendência de cores de cabelo

Uma opção para as mais aventureiras.

Moda

7 macacões perfeitos para o verão

De assinatura Zara.

Saúde

5 mitos acerca de pessoas ansiosas

Entenda algumas das características associadas à ansiedade e que não são verdade.

Moda

Verde pastel: estas fotos servem de inspiração para começar a vestir a cor do momento

A cor faz sucesso entre os Millennials e a Geração Z.