Sofia Carvalhosa é mãe de Inês, 15 anos, e foi casada com o piloto de automobilismo Pedro Couceiro. Este, por sua vez, é casado com Mariana Gaspar, com quem tem uma filha, Caetana, com 4 anos. Todos conseguem conviver harmoniosa e civilizadamente.

Mudam-se os tempos, mudam-se as famílias. Por outras palavras: o modelo tradicional familiar já não é o que era. Atenção, não estamos a retirar valor ao modelo tradicional. Apenas a constatar que outros modelos de família não são menos válidos. Ou menos felizes. Ou menos funcionais.

No novo modelo familiar — há quem se refira a este como “famílias de pacote” — há espaço para todos: pai, mãe, madrasta, padrasto, e, muitas vezes, um batalhão de filhos. “Os meus, os teus, os nossos” — e está tudo bem.

“Acho que para as coisas correrem bem é só preciso que os adultos tenham a cabeça no sítio. Sobretudo respeitarem as crianças. Sermos bem formados e ter sempre os miúdos como foco central. Independentemente das razões pelas quais nos separamos, se as coisas forem tratadas com educação e com respeito, não há motivos para haver revoltas”. As palavras são de Sofia Carvalhosa. Sofia é a mãe de Inês, 15 anos, e ex-mulher do piloto de automobilismo, Pedro Couceiro, que, por sua vez, é hoje casado com Mariana Gaspar com quem teve a Caetana, de quatro anos.

Parecendo confuso, não é: “Se nós estivermos de bem com a vida, as coisas correm bem”, assevera a mãe de Inês. E soma: “Na dinâmica das semanas e dos fins de semana entra uma coisa óptima: o meu ex-marido [Pedro] é mega-organizado. Nós temos, inclusive, um quadrinho em Excel feito por ele com os dias todos organizados (risos)”.

Mariana, a madrasta de Inês, confirma: “Correu tudo bem desde o início. Para eu e o pai da Inês estarmos juntos, era muito importante que a relação da madrasta e da filha fosse boa. Foi muito fácil. Era só brincadeiras: os cabelos, as roupas, as maquilhagens… Era tudo uma festa. Demos-nos bem desde o primeiro dia e assim continua”.

Trazendo à conversa a palavra madrasta – um termo tão pouco afável que traz à memória as madrastas más da Disney: “Aqui em casa não usamos a palavra madrasta”, expõe Mariana. “Desde o primeiro dia que a Inês me trata por tia. E assim ficou até hoje”.

Inês, que também não usa essa palavra “feia”, conta que é mesmo muito bom ter uma mãe e uma ‘madrasta’. “Porque são pessoas completamente diferentes. Quando eu tenho alguma dúvida, eu pergunto às duas e assim tenho duas opiniões, dois pontos de vista”.

A “boadrasta” veio para ficar e é um pouco sobre esta figura que se foca a iniciativa do AXN White, “Family Talks – Mais Família, Mais Amor”, que fala sobre o amor que pode duplicar e triplicar nas chamadas “novas famílias”.

Marta Trigoso, Marketing Manager dos canais AXN, assinala que este “é um canal que, através do seus conteúdos e do seu posicionamento, versa precisamente sobre a família, o amor nas suas diferentes formas e os desafios que criam. As séries contribuem muitas vezes para passar estas mensagens mas, por vezes, é preciso apreciar e celebrar o que de bom podem trazer novas relações na vida real”.

Esta é uma campanha multimeios e multiplataforma em que famílias reais portuguesas — como é o caso da família Couceiro — dão a cara e o seu testemunho. A campanha pretende mostrar de que forma é que esta dinâmica enriquece a vida dos jovens e das crianças que nela se inserem: se por um lado têm o traço da mãe; por outro, inspiram-se no estilo da madrasta.

“Family Talks – Mais Família, Mais Amor” culminará num evento online emitido no Facebook do canal AXN White, que conta com a participação da blogger e mãe de 4 Sónia Morais Santos (Cocó na Fralda), e da atriz Benedita Pereira, que irão abordar o tema e partilhar as suas experiências. A não perder, no dia 16 de maio, pelas 18 horas, assinalando o Dia Internacional da Família.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS DECORAÇÃO, VISÃO JÚNIOR, VISÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.

Beleza

Descobrimos o segredo por detrás da pele perfeita de Rita Ora na Met Gala

Veja os bastidores da preparação da cantora para um dos eventos mais badalados do ano.

Celebridades

Meghan é uma mulher alfa. Especialista em decifrar pessoas analisa novas fotos dos Sussex

Harry e Meghan são capa de uma edição especial da revista "Time", que destaca as pessoas mais influentes no mundo em 2021.

Comportamento

Alienação parental: saiba o que é e como identificá-la

De acordo com uma psicoterapeuta.

Celebridades

O significado secreto do anel que Meghan usa no dedo mindinho

Este foi um dos acessórios que a duquesa de Sussex elegeu para aparecer na capa de uma edição especial da revista "TIME".

Celebridades

Keke Palmer expõe o que se come na Met Gala: "É por isto que não vos mostram a comida"

Os fãs ficaram chocados com o catering do evento, onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil.

Celebridades

Kendall Jenner revela como soube que a irmã Kylie está grávida

A empresária e o namorado, o rapper Travis Scott, preparam-se para serem pais pela segunda vez.

Moda

Evite descartar estes sapatos na transição entre estações

Caso contrário, poderá arrepender-se. Entenda porquê.

Mulheres Inspiradoras

Não perca, dia 21 de setembro, a próxima Conversa Corpo&Alma com Fátima Lopes

Na quinta conversa Activa Corpo & Alma, Fátima Lopes traz a sua experiência pessoal e fala sobre Equilíbrio, e Reorganizar a vida em tempo de recomeço.

Moda

O que vestir para ir jantar fora? Estas sugestões servem de inspiração

Aqui ficam 12 propostas.

Beleza

10 alternativas ao rabo-de-cavalo clássico para treinar com muito estilo

Inspire-se nestas sugestões igualmente práticas.