Há quase 100 anos, um empreendedor Pessoa olhava para o Cinema como mais um meio onde podia explanar a sua fértil imaginação. O mais conhecido e reconhecido escritor português passou ao papel 6 argumentos, no entanto, nenhum deles se materializou na grande tela.

Os argumentos, escritos em inglês, francês e português, foram votados ao esquecimento, mas podem ser encontrados em Argumentos para filmes, o livro de Patricio Ferrari e Claudia Fisher, de 2011. Foi preciso esperar todo este tempo para ver concretizada uma dessas visões que Pessoa teve para a 7ª Arte. A iniciativa é da Samsung que desafiou o realizador português, Pedro Varela, a desenvolver o guião Note for a Thriller, of film e transformá-lo na curta-metragem, O Ídolo, que estreou no dia 12 de maio.

O realizador considera os guiões de Pessoa como: “Desafiantes e complexos. Densos e bastante modernos na sua estrutura. Cheios de curiosidade pela natureza humana, sempre a viver da reação a uma situação ou desafio… que é na verdade um dos melhores combustíveis para uma história”, explica Pedro Varela que utilizou o mais recente topo de gama da Samsung para gravar todas as imagens desta curta. E como foi gravar um filme com um smartphone? “Foi muito semelhante ao filmar com equipamentos profissionais, e rapidamente nos adaptámos, e transformámos as diferenças “menos boas”, em vantagens. A velocidade com que se muda de posição e o lugar onde se consegue colocar a câmara(telefone) é uma grande vantagem por exemplo. Mas a minha adaptação começou no momento que escrevi o guião, é aí que se tomam as decisões mais importantes. Mas o que o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G oferece enquanto registo base é incrível, e depois juntando-lhe uma equipa profissional cheia de talento, não existem impossíveis, o céu é o limite.”

O smartphone da Samsung foi utilizado para gravar todas as imagens de “O Ídolo”

O elenco e as gravações

Durante 6 dias de filmagem (com mais de 12 horas de trabalho cada), uma equipa de mais de 40 pessoas trabalhou afincadamente para contar a história das personagens que recebem a difícil missão de transportar um artefacto de valor incalculável a bordo de um navio que faz a travessia transatlântica entre Nova Iorque e Southampton. Um enredo recheado de mistério no qual, durante 20 minutos, o espectador é convidado a tentar resolver este puzzle onde as personagens aparentam… o que não são.

https://twitter.com/SamsungPortugal/status/1390632686704791556?s=20

Esta história, passada em 1928, foi gravada entre Viana do Castelo, a Serra de Sintra e Lisboa. O elenco é composto por atores nacionais e internacionais. Sendo que, do lado português, as personagens são encarnadas por atores bem conhecidos do público como Tiago Felizardo, Ana Vilela da Costa, Soraia Tavares e Paula Magalhães.

Pedro Varela gravou todas as imagens de “O Ídolo” com o novo topo de gama da Samsung, o Galaxy S21 Ultra 5G

“A Samsung tem procurado assumir um papel muito relevante na criação e promoção de experiências através dos seus dispositivos. Numa altura em que cada vez mais os equipamentos se confundem entre si, torna-se imperioso traduzir de forma fácil e intuitiva aquilo que a nossa tecnologia oferece aos consumidores. A ativação de mensagens com as quais o público se identifica está na base da nossa criação de conteúdos e foi a partir desta premissa que decidimos apostar uma vez mais no eixo da Portugalidade. Este ano, e tendo em conta o contexto particular que vivemos, a Samsung enquanto parceiro de relevo no panorama nacional, quis destacar o papel da nossa cultura através de um dos seus autores mais representativos, Fernando Pessoa”, explica José Correia, Diretor de Marketing de Produto Mobile. Esta é, igualmente, uma das formas da empresa concretizar o lema, #DoWhatYouCant. Mote que tem servido para a Samsung desafiar pessoas e comunidades a ultrapassar barreiras que considerem, à partida, intransponíveis. Algo que a maior fabricante mundial de smartphones efetiva ao dar vida a este guião de Fernando Pessoa escrito há quase 100 anos.

E agora está na altura de ver a curta-metragem captada com o topo de gama da Samsung

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Precisamos de uns ténis iguais a estes, de Kate

São cheios de estilo e ficam bem com tudo.

Comportamento

Brinquedos sexuais: revelados os hábitos dos portugueses entre quatro paredes

A grande maioria dos inquiridos num estudo recente admitem que o uso de brinquedos teve um impacto positivo na satisfação com a vida sexual.

Beleza

Saiba como conseguir pestanas de boneca sem usar extensões

Estes três truques vão deixá-las longas e volumosas.

Saúde

Os motivos para os vinhos naturais não causarem ressacas tão severas

Saiba se esta é a opção que faz mais sentido para si.

Comportamento

6 padrões de pensamento que pioram a ansiedade (e como combatê-los)

Aqui ficam as recomendações de um especialista.

Moda

20 vestidos de verão abaixo dos 50 euros que seguem as últimas tendências

Não há como falhar com estes modelos no seu armário cápsula de verão.

Saúde

É normal perder o apetite durante a menstruação? A resposta de uma especialista

A explicação resume-se a três pontos.

Comportamento

5 sinais de que está num relacionamento com potencial para dar certo

De acordo com um psicólogo, estas são as características de casais com relações bem-sucedidas a longo prazo.

Body Shaper

Os tratamentos caseiros indispensáveis em qualquer 'operação biquíni'

O novo episódio da rubrica Body Shaper conta com três sugestões muito simples e eficazes.

Moda

É possível recriar o estilo de Katie Holmes por menos de 30 euros

A atriz usou um top em crochê que tem um preço bastante acessível e ainda está disponível na loja online da marca.

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.