Às vezes até nos esquecemos de quão poderosa é esta ferramenta tecnológica que trazemos sempre conosco. O smartphone não é só um equipamento que permite fazer chamadas e enviar mensagens, manter-nos sempre ligados em rede, com gps incorporado e uma quantidade de aplicações que nos ajudam a ter melhor qualidade de vida. Ele é também uma incontornável máquina fotográfica com a qual conseguimos retratar cada instante da nossa vida e da realidade que nos rodeia. Tratando-se de um smartphone Huawei (que faz as suas câmaras em parceria com a Leica), é mesmo uma potente máquina fotográfica com a qual conseguimos fotografar uma capa de revista com qualidade profissional. Quem o afirma é o fotógrafo Mendo de Dornellas, em cujo estúdio a ACTIVA foi comprovar, in loco, que as câmaras de um smartphone Huawei não ficam atrás das profissionais de fotografia.

Aprender com os melhores
Mendo de Dornellas espera-nos no seu estúdio, no centro de Lisboa. No espaço minimalista e de inspiração industrial, estão montados três sets diferentes, para treinarmos a nossa destreza fotográfica com um smartphone Huawei, sob as suas indicações. “A ideia é experimentarmos os vários modos de fotografia – retrato, macro e grande angular – e vermos como o smartphone nos consegue ajudar a conseguir imagens bem interessantes”, esclarece o fotógrafo. Temos ainda à disposição uma modelo, vestida, maquilhada e penteada, como se de um editorial de moda se tratasse, para a experiência ser ainda mais “real”.

Começamos pelo retrato. Temos um fundo de cor neutra, a modelo pronta a posar, a iluminação certa e muita vontade de aprender. Mendo de Dornellas dá o exemplo e mostra como o modo retrato do Huawei Mate 40 Pro em que fotografa consegue obter fotografias de uma nitidez e dramatismo ímpares, seja em ângulos mais fechados ou mais amplos. A cores ou a preto e branco. Testámos enquadramentos, ajustámos a iluminação, brincámos com a profundidade e os perfis de cor. E ficámos espantados com o resultado. “Fui eu que fotografei isto!?”. Sim. A beleza da modelo ajuda, o cenário também, o fotógrafo dá boas dicas e o telefone parece fazer tudo o que falta.

Passamos ao set de fotografia Macro. Três mini-vasos com diferentes catos alinham-se numa mesa alta. Mendo ajusta a lente, com uma proximidade tal que quase não se vêm os contornos da planta. Apenas um padrão de picos, como que um puzzle a formar estrelas, que alcança um efeito ainda mais surpreendente se fotografado a preto e branco. As possibilidades vão até onde o olho alcança e fotografar em macro revela-se uma experiência muito criativa.

O mini-workshop de fotografia para smartphone aproxima-se do fim. Não sem antes experimentarmos um cenário maior, bem iluminado, sob fundo imaculadamente branco, para usarmos e abusarmos da lente wide e criarmos uma imagem digna da dupla central de uma revista internacional. A modelo apresenta-se com um novo look, mais clean, porque aqui, o segredo está na pose e no ângulo em que fotografamos. A modelo afasta as pernas e… bam!, temos uma imagem impactante!

Tão simples quanto isto, saímos do estúdio de Mendo de Dornellas gratos e a sentir-nos prontos para vencer os Huawei Next-Image Award 2021 em pelo menos três das 10 categorias. Ou, vá, com os pés assentes na terra, participar no concurso e não passar vergonha. E quem sabe, com sorte, arrematar um dos prémios oferecidos, entre smartphones Huawei P50 e bolsas monetárias que vão até ao valor de 10 mil dólares. Claro que muito ficou por aprender, temos a consciência de que o Huawei permite fazer muito mais do que isto, mas agora o importante é treinar e perceber qual o nosso estilo de fotografia através da lente de um smartphone.

Vamos participar?
Os Next-Image Awards não são só o maior concurso de fotografia do mundo, como são também o mais democrático: para participar basta ter um smartphone Huawei e submeter no site global as nossas melhores fotografias e vídeos. O mecanismo de inscrição é simples e fotógrafos amadores e contadores de histórias visuais – como nós – ficam a postos para ganhar prémios.

O júri conta com uma equipa de peritos em fotografia, de diferentes áreas e países de todo o mundo, entre eles, o fotógrafo canadiano de desportos radicais Reuben Krabbe, a famosa crítica de arte do Reino Unido Karen Smith, e o produtor francês de rádio e televisão Olivier Chiabodo. Ao painel juntam-se ainda o fotógrafo vencedor de Pulitzer e fundador do Centro de Fotografia de Xangai, Liu Heung Shing, a vencedora do grande prémio dos Next-Image Awards 2020, Lin Haiyin, o professor da Escola de Jornalismo e Comunicação BNU, Yu Guoming, e o Vice-Ministro do Departamento de Marketing Estratégico do Consumidor do Huawei Consumer Business Group, Li Changzhu. Só para ver as nossas fotos avaliadas por este painel já vale a pena participar!

E o Next-Image Portugal 2021?
Os Prémios Huawei Next-Image 2021 Portugal têm como objetivo encorajar os entusiastas da fotografia móvel a criarem livremente os seus conteúdos. A edição portuguesa funciona da mesma forma que o concurso global, já está em andamento e termina a 30 de Novembro. Quem quiser participar pode entrar, diretamente, na comunidade pelo link ou então utilizando a aplicação My Huawei.

Neste concurso vão ser selecionados 30 finalistas (três por categoria) que irão ganhar um Huawei Watch Fit Elegant e ter a possibilidade de concorrer ao concurso global em representação de Portugal.

O júri local será composto pelos micro influenciadores da Huawei em Portugal, que vão escolher os finalistas e vencedores de cada uma das dez categorias. Os finalistas dos Next-Image Portugal vão ser anunciados no dia 17 de Dezembro.

Dez categorias para celebrar a beleza da narração visual de histórias

Ao contrário de outros concursos que procuram um vencedor global, a Huawei está a encorajar os participantes a explorarem diferentes perspetivas, formatos e condições de luz. Tendo como objetivo levar os utilizadores a descobrir a diversidade e beleza da vida, os Next-Image Awards 2021 contam com dez categorias distintas. Estas categorias estão alinhadas com os pontos fortes da fotografia de smartphones da Huawei, o que encoraja os utilizadores a tirar o máximo partido das características inovadoras dos seus dispositivos enquanto contam histórias originais e autênticas através de fotografias e vídeos.

Retrato
A fotografia de retrato conta histórias humanas, ricas e comoventes de uma forma impossível de expressar mesmo com todas as palavras do mundo. Quer seja de si próprio, de um ente querido, ou de um modelo, o utilizador Huawei pode agora submeter as suas melhores fotografias de retrato e quem sabe ser um dos grandes vencedores dos Next-Image 2021.

Monocromático
Imagens monocromáticas removem cores que distraem, ajudando o espectador a concentrar-se nos temas, texturas, formas, padrões e composições. Nesta categoria pretende-se que a técnica a preto e branco reflita a atmosfera, a originalidade e a alma da fotografia.

Cor
Os smartphones Huawei são famosos pela sua capacidade de produzir fotografias vibrantes que transbordam vitalidade. Os concorrentes deste concurso podem, finalmente, dar a conhecer as suas verdadeiras cores, expressando-se através da fotografia de smartphones. Não interessa qual o objeto que está a ser fotografado, o que interessa são as sensações que a sua cor nos transmite.

Captar o Momento
Este tipo de fotografia permite viver o momento, encorajando o fotógrafo a captar momentos e cenas definidoras. O participante pode, assim, criar um instantâneo que conte uma história poderosa, ou imortalize para sempre uma memória importante.

Noite
Graças ao poder da Inteligência Artificial, os smartphones da Huawei captam cenas noturnas incríveis sem a necessidade de um flash ou mesmo um tripé. Isto permite que os fotógrafos amadores deste concurso sejam criativos sob a capa da escuridão, e registem uma cena noturna para mais tarde recordar.

Telefoto
Para muitos utilizadores de smartphones, as fotografias ampliadas são, geralmente, desfocadas ou de baixa qualidade. Não é esse o caso das fotografias captadas com um smartphone Huawei, pois a sua lente teleobjetiva permitirá captar até os detalhes mais importantes e mostrar a clareza das fotografias mesmo que ampliadas.

Super Grande Angular
As lentes de grande angular permitem que os fotógrafos se aproximem o mais possível do modelo sem excluir elementos cruciais no fundo. Quem quiser participar nesta categoria dos Next-Image 2021 poderá usar os seus conhecimentos de fotografia móvel para fazer com que os espectadores se sintam como se estivessem a ver a cena com os seus próprios olhos, e não através de uma fotografia.

Super Macro
Na fotografia, como na vida, os pequenos detalhes são muitas vezes os mais importantes. Explorar diferentes temas e técnicas de macrofotografia, à medida que se mostra a capacidade da câmara para captar pequenos detalhes de perto é o objetivo desta categoria.

Criador de histórias
Gravar e produzir um vídeo de 15 minutos ou menos para expressar a sua criatividade e partilhar a sua história através de imagens em movimento é o desafio que esta categoria coloca aos participantes! Chegou a hora de assumir a cadeira do realizador e criar uma obra-prima cinematográfica para mostrar ao mundo.

Contador de histórias
Diferente das outras categorias que só permitem o carregamento de uma única fotografia, nesta categoria pode-se utilizar um grupo de fotografias (3-9 fotografias) para expressar emoções, contar uma história, registar alterações ou descobrir tendências.

Estas categorias de prémios destacam algumas das principais características dos smartphones Huawei, como por exemplo o desempenho inigualável em zoom e fotografia de baixa luminosidade tão característicos dos mais recentes dispositivos emblemáticos da Huawei. Cada categoria é adaptada a um cenário fotográfico único em que os dispositivos Huawei se destacam, desafiando os utilizadores a captar emoções à medida que exploram a sua criatividade com a sua participação nas diferentes categorias dos Prémios Next-Image 2021.

OS PRÉMIOS HUAWEI NEXT-IMAGE 2021

Grande Prémio: Fotógrafo do Ano (3 vencedores)
Fundo de Criação Next-Image de 10 mil dólares
Certificado de prémio eletrónico

Vencedores de Categoria (27 vencedores)
Fundo de Criação Next-Image de 1.000 dólares
Certificado de prémio eletrónico

Finalistas (30 vencedores)
Relógio Huawei Watch 3
Certificado de prémio eletrónico

Prémio Estudante (10 vencedores)*
Huawei P50
Fundo de Criação Next-Image de 1.000 dólares
Certificado de prémio eletrónico

Prémio Local (30 vencedores)
Huawei Watch Fit Elegant

*O Prémio Estudante é uma nova categoria de prémios para os Next-Image Awards 2021, e reafirma o compromisso da Huawei em promover a criatividade nos jovens. Aberta a estudantes entre os 18 e 24 anos, os talentosos vencedores vão receber o mais recente smartphone da marca, o Huawei P50 e ainda um Fundo de Criação Next-Image de mil dólares, que será uma forma de os ajudar a atingir o seu potencial artístico.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Conheça as vencedoras dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras

Conheça as vencedoras dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

O elegante

O elegante "look" monocromático de Máxima dos Países Baixos

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Caras conhecidas atentas à moda

Caras conhecidas atentas à moda

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Joana Amaral Dias chamada de

Joana Amaral Dias chamada de "fascista" e alegadamente "agredida" no Terreiro do Paço

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites