@theroyalfamily

O reinado de Isabel II foi uma rara constante num mundo em mudança. Recorde 7 momentos históricos do notável reinado de 70 anos desta soberana britânica.

1. A Commonwealth (1953)

Rainha Isabel II com o príncipe Philip

A partir do nascimento de Isabel II, o Império Britânico começou transformar-se na Commonwealth (Comunidade das Nações). Em 1953 e 1954, a soberana embarcaram numa viagem de seis meses por vários países da organização intergovernamental, acompanhada pelo marido, tornando-se a primeira monarca reinante a visitar a Austrália e a Nova Zelândia. Durante o seu longo reinado, viagens como esta foram comuns, sendo que era a chefe de estado mais viajada do mundo.


2. Beatle-mania (década de 1960)

Os Beatles

A década de 1960 marcou a explosão do rock ‘n’ roll e, claro, da popularidade de quatro jovens naturais de Liverpool. A fama dos Beatles era tanta que ocorreram discussões no parlamento do Reino Unido para determinar se as forças policiais estariam protegidas o suficiente caso fossem apanhadas pelas multidões frenéticas que seguiam a banda pelo país.


3. Descolonização (décadas de 1960 e 1970)

Presidente Jomo Kenyatta

Nas décadas de 1960 e 1970, o mundo assistiu à muito aguardada descolonização de África e das Caraíbas. Mais de 20 nações declararam independência da Grã-Bretanha durante este período de transição planeada. Este desmantelamento do Império abriu, então, o caminho para a entrada da Grã-Bretanha na Comunidade Europeia.


4. A União Europeia (1973)

Primeiro-ministro Edward Heath, rainha Isabel II, presidente e primeira-dama Nixon

Sob o governo de Edward Heath, o Reino Unido tornou-se um membro em pleno direito da Comunidade Económica Europeia. O primeiro-ministro britânico estava confiante de que a adesão à CEE permitiria ao Reino Unido ser “mais eficiente e mais competitivo na conquista de mais mercados, não apenas na Europa, mas no resto do mundo”.


5. A World Wide Web (1989)

Tim Berners-Lee, pioneiro da World Wide Web

Em 1989, o cientista da computação Tim Berners-Lee distribuiu uma proposta para o que mais tarde se tornaria conhecido como World Wide Web. Inicialmente concebido como um sistema de comunicação interno do CERN, o maior laboratório de partículas do mundo, Berners-Lee viu o potencial da sua invenção e começou a torná-la acessível em todo o mundo. O palpite estava certo e, agora, mais de cinco mil milhões de pessoas de todo o mundo estão à distância de um clique de inúmeras fontes de conhecimento . 


6. 11 de setembro (2001)

As Torres Gémeas no dia 11 de setembro de 2001

Perderam-se quase três mil vidas no dia 11 de setembro de 2001, depois de vários membros da Al-Qaeda terem sequestrado quatro aviões comerciais de passageiros. Os terroristas fizeram com que dois deles colidissem intencionalmente contra as Torres Gémeas do complexo empresarial World Trade Center, em Nova Iorque. O terceiro aparelho foi atirado contra o Pentágono, em Washington, D.C., e o quarto caiu num campo aberto nos arredores da Pensilvânia. Não houve sobreviventes em nenhum dos voos.

O pior ataque terrorista na história dos Estados Unidos da América levou Isabel II a quebrar o protocolo real no palácio de Buckingham. Pela primeira vez, a rainha permitiu que as tropas tocassem ‘The Star Spangled Banner’, o hino nacional dos Estados Unidos da América, durante a cerimónia em tributo dos muitos que morreram”, avançou o The Telegraph na altura.


7. Visita à República da Irlanda (2011)

Rainha Isabel II com a presidente da República da Irlanda, Mary McAleese

No seguimento do processo de paz na Irlanda do Norte, a rainha Isabel II, a convite da presidente irlandesa Mary McAleese, tornou-se a primeira monarca britânica a visitar a República da Irlanda. A viagem foi recebida com carinho e carinho, e ajudou a quebrar o gelo numa relação outrora gélida.


8. Jubileu de Diamante (2012)

Mosaic da autoria de Helen Marshall, na Galeria Towner, em Inglaterra

Em 2012, a rainha comemorou 60 anos de reinado. No âmbito das festividades, Isabel II e Philip, o duque de Edimburgo, marcaram uma extensa visita oficial pela Grã-Bretanha. Enquanto isso, os filhos e netos completavam tours reais noutras nações da Commonwealth em seu nome.

Numa mensagem divulgada no Dia da Ascensão, a monarca expressou que o Jubileu é um momento “para agradecer pelos grandes avanços que foram feitos desde 1952 e olhar para o futuro com a cabeça clara e o coração caloroso“.


9. Pandemia de COVID-19 (2019 – presente)

Isabel II numa videochamada com elementos do NHS

A pandemia em curso de COVID-19, impulsionada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é bem capaz de ser o surto viral mais mortal do mundo em mais de um século. Desde a detecção inicial do vírus, em dezembro de 2019, até meados de dezembro de 2020, o patógeno infetou pelo menos 75 milhões de pessoas e causou 1,6 milhões de mortes, levando a planos de contingência nunca antes vistos nos tempos modernos.

Isabel II esteve infetada com o vírus no passado mês de fevereiro, mas, de acordo com a Casa Real, teve apenas sintomas ligeiros da doença, semelhantes aos de uma gripe. Isso [o vírus] deixa uma pessoa muito cansada e exausta, não é? Esta pandemia horrível”, referiu a rainha, numa videochamada com alguns elementos do NHS, o serviço nacional de saúde britânico.


10. Brexit (2020)

O Reino Unido deixou oficialmente a União Europeia às 23h00 do dia 31 de janeiro de 2020, três anos e meio depois do referendo no qual 52% dos britânicos votaram a favor do Brexit, com o desejo de recuperar a soberania plena. Os elementos da realeza britânica não falam sobre política e, como tal, a rainha nunca se pronunciou publicamente sobre o acordo de saída. uma opinião sobre o acordo de saída.


11. Guerra na Ucrânia (2022)

Isabel II com Justin Trudeau em Windsor

Nas primeiras horas de 24 de fevereiro de 2022, Vladimir Putin anunciou a operação militar que, desde então, se aproxima da capital Kiev e se tornou um dos maiores conflitos militares na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, desencadeando a maior crise de segurança no continente desde a Guerra Fria.

Ainda não há uma previsão para o fim do conflito, uma vez que sucessivos encontros entre representantes dos dois países falharam, até o momento, em garantir um cessar-fogo definitivo.

Embora a realeza britânica não se pronuncie sobre questões políticas, acredita-se que Isabel II tenha dado um sinal de apoio subtil à Ucrânia. No dia 7 de março, a monarca recebeu o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, no castelo de Windsor. Na fotografia do encontro, atrás das duas figuras, é visível um grande buquê de flores azuis e amarelas — as cores representam a bandeira do país.


12. Jubileu de Platina (2022)

O retrato divulgado para celebrar o Jubileu de Platina de Isabel II

As celebrações do Jubileu de Platina da rainha Isabel II, festejos que se multiplicam por todo o Reino Unido e restantes países da Commonwealth, assinalaram um marco histórico: sete décadas de reinado da soberana.

Após as comemorações, que decorreram entre 2 e 5 de junho, a rainha deixou um comunicado, partilhado pelo Palácio de Buckingham, onde agradeceu a todos os que celebraram o seu Jubileu de Platina, garantindo que, ao fim de 70 anos, “não há nenhum manual a seguir”.

“Quando falamos de como celebrar 70 anos sendo vossa Rainha, não há nenhum manual a seguir. Realmente é a primeira vez. Mas senti-me honrada e profundamente comovida ao ver tanta gente sair à rua para celebrar o meu Jubileu de Platina. Apesar de não ter podido estar presente em todos os eventos, o meu coração estava com todos vocês; e o meu compromisso de vos servir o melhor que possa continua, apoiada pela minha família. Senti-me inspirada pela bondade, alegria e amabilidade, que foram tão evidentes nestes dias, e espero que este renovado sentido de unidade continue a sentir-se nos anos vindouros . Os meus mais sinceros agradecimentos pelos vossos desejos e pelo papel que desempenharam nestas celebrações felizes”, referia o comunicado.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Morreu o cardiologista e

Morreu o cardiologista e "médico do coração" Fernando de Pádua

Abra as portas ao Natal e vista a casa a rigor

Abra as portas ao Natal e vista a casa a rigor

Eva, filha de Cristiano Ronaldo, surpreende com acessório de luxo

Eva, filha de Cristiano Ronaldo, surpreende com acessório de luxo

Moda: Fundo preto

Moda: Fundo preto

6 podcasts de true crime para detetives de bancada

6 podcasts de true crime para detetives de bancada

Bendito burel: 24 peças quentes e bonitas no tecido da serra da Estrela

Bendito burel: 24 peças quentes e bonitas no tecido da serra da Estrela

Ofereça beleza este Natal

Ofereça beleza este Natal

CORREÇÃO DO TÍTULO: Iberdrola quer investir 3 mil ME em Portugal nos próximos anos

CORREÇÃO DO TÍTULO: Iberdrola quer investir 3 mil ME em Portugal nos próximos anos

BE propõe criação de

BE propõe criação de "serviço de urgência básico" para responder a "picos" nos hospitais

Retenção do talento é o maior desafio dos recursos humanos

Retenção do talento é o maior desafio dos recursos humanos

Volta a Portugal em design nos dois apartamentos da Santo Infante

Volta a Portugal em design nos dois apartamentos da Santo Infante

EXCLUSIVO: Concorrente de Hell’s Kitchen chega a Portugal para enfrentar Ljubomir em tribunal

EXCLUSIVO: Concorrente de Hell’s Kitchen chega a Portugal para enfrentar Ljubomir em tribunal

Dormir pela sua saúde

Dormir pela sua saúde

Fashion Clinic Home abre pop-up store em Lisboa

Fashion Clinic Home abre pop-up store em Lisboa

Vencedores do passatempo 'O Gato das Botas: O Último Desejo'

Vencedores do passatempo 'O Gato das Botas: O Último Desejo'

Livro da semana: 'Mina'

Livro da semana: 'Mina'

Cristina Ferreira comete nova gaffe em Inglês

Cristina Ferreira comete nova gaffe em Inglês

VISÃO Júnior, uma prenda de Natal original

VISÃO Júnior, uma prenda de Natal original

Governo cria linhas de apoio com dotação global de 100 ME para empresas turísticas

Governo cria linhas de apoio com dotação global de 100 ME para empresas turísticas

JL 1360

JL 1360

Oymyakon: a vila mais fria do mundo

Oymyakon: a vila mais fria do mundo

Lancia ‘renasce’ como marca 100% elétrica

Lancia ‘renasce’ como marca 100% elétrica

Conheça as vantagens do recondicionamento dos smartphones

Conheça as vantagens do recondicionamento dos smartphones

E ainda... Saramago

E ainda... Saramago

Primeiro contacto: Toyota bZ4X, o elétrico com garantia de um milhão de quilómetros para a bateria

Primeiro contacto: Toyota bZ4X, o elétrico com garantia de um milhão de quilómetros para a bateria

Hospital de Setúbal, com urgêngia Pediátrica já encerrada, com constrangimentos  na Obstetrícia e Ortopedia

Hospital de Setúbal, com urgêngia Pediátrica já encerrada, com constrangimentos na Obstetrícia e Ortopedia

Como está a correr a transição energética em Portugal

Como está a correr a transição energética em Portugal

JL 1359

JL 1359

Em época de Natal, rainha Camilla abre as portas da Clarence House aos mais novos

Em época de Natal, rainha Camilla abre as portas da Clarence House aos mais novos

Ajitama Ramen Bistro: O templo dos caldos japoneses tem uma segunda morada em Lisboa

Ajitama Ramen Bistro: O templo dos caldos japoneses tem uma segunda morada em Lisboa

38 grandes vinhos para alegrar as refeições festivas que aí vêm

38 grandes vinhos para alegrar as refeições festivas que aí vêm

Uma poltrona portuguesa com a cor Pantone 2023

Uma poltrona portuguesa com a cor Pantone 2023

Universidade de Évora e Cruz Vermelha testa com sucesso baterias de segunda vida em cenário de catástrofe

Universidade de Évora e Cruz Vermelha testa com sucesso baterias de segunda vida em cenário de catástrofe

Carreiras não perdoam Ivo Lucas

Carreiras não perdoam Ivo Lucas

A transformação das profissões de RH e a inteligência artificial

A transformação das profissões de RH e a inteligência artificial

Bully de João Félix agride dirigente da FIFA à cotovelada

Bully de João Félix agride dirigente da FIFA à cotovelada

A gestão de talento como uma peça-chave na estratégia de ESG

A gestão de talento como uma peça-chave na estratégia de ESG

Kate deslumbra em receção da família real britânica no Palácio de Buckingham

Kate deslumbra em receção da família real britânica no Palácio de Buckingham

Neuralink sob investigação federal nos EUA por testes em animais

Neuralink sob investigação federal nos EUA por testes em animais

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

O Natal da EXAME: as escolhas sem sentido de Margarida Vaqueiro Lopes

O Natal da EXAME: as escolhas sem sentido de Margarida Vaqueiro Lopes

Organizações ambientalistas contra gasoduto

Organizações ambientalistas contra gasoduto "desnecessário" para interconexões ibéricas