@theroyalfamily

O reinado de Isabel II foi uma rara constante num mundo em mudança. Recorde 7 momentos históricos do notável reinado de 70 anos desta soberana britânica.

1. A Commonwealth (1953)

Rainha Isabel II com o príncipe Philip

A partir do nascimento de Isabel II, o Império Britânico começou transformar-se na Commonwealth (Comunidade das Nações). Em 1953 e 1954, a soberana embarcaram numa viagem de seis meses por vários países da organização intergovernamental, acompanhada pelo marido, tornando-se a primeira monarca reinante a visitar a Austrália e a Nova Zelândia. Durante o seu longo reinado, viagens como esta foram comuns, sendo que era a chefe de estado mais viajada do mundo.


2. Beatle-mania (década de 1960)

Os Beatles

A década de 1960 marcou a explosão do rock ‘n’ roll e, claro, da popularidade de quatro jovens naturais de Liverpool. A fama dos Beatles era tanta que ocorreram discussões no parlamento do Reino Unido para determinar se as forças policiais estariam protegidas o suficiente caso fossem apanhadas pelas multidões frenéticas que seguiam a banda pelo país.


3. Descolonização (décadas de 1960 e 1970)

Presidente Jomo Kenyatta

Nas décadas de 1960 e 1970, o mundo assistiu à muito aguardada descolonização de África e das Caraíbas. Mais de 20 nações declararam independência da Grã-Bretanha durante este período de transição planeada. Este desmantelamento do Império abriu, então, o caminho para a entrada da Grã-Bretanha na Comunidade Europeia.


4. A União Europeia (1973)

Primeiro-ministro Edward Heath, rainha Isabel II, presidente e primeira-dama Nixon

Sob o governo de Edward Heath, o Reino Unido tornou-se um membro em pleno direito da Comunidade Económica Europeia. O primeiro-ministro britânico estava confiante de que a adesão à CEE permitiria ao Reino Unido ser “mais eficiente e mais competitivo na conquista de mais mercados, não apenas na Europa, mas no resto do mundo”.


5. A World Wide Web (1989)

Tim Berners-Lee, pioneiro da World Wide Web

Em 1989, o cientista da computação Tim Berners-Lee distribuiu uma proposta para o que mais tarde se tornaria conhecido como World Wide Web. Inicialmente concebido como um sistema de comunicação interno do CERN, o maior laboratório de partículas do mundo, Berners-Lee viu o potencial da sua invenção e começou a torná-la acessível em todo o mundo. O palpite estava certo e, agora, mais de cinco mil milhões de pessoas de todo o mundo estão à distância de um clique de inúmeras fontes de conhecimento . 


6. 11 de setembro (2001)

As Torres Gémeas no dia 11 de setembro de 2001

Perderam-se quase três mil vidas no dia 11 de setembro de 2001, depois de vários membros da Al-Qaeda terem sequestrado quatro aviões comerciais de passageiros. Os terroristas fizeram com que dois deles colidissem intencionalmente contra as Torres Gémeas do complexo empresarial World Trade Center, em Nova Iorque. O terceiro aparelho foi atirado contra o Pentágono, em Washington, D.C., e o quarto caiu num campo aberto nos arredores da Pensilvânia. Não houve sobreviventes em nenhum dos voos.

O pior ataque terrorista na história dos Estados Unidos da América levou Isabel II a quebrar o protocolo real no palácio de Buckingham. Pela primeira vez, a rainha permitiu que as tropas tocassem ‘The Star Spangled Banner’, o hino nacional dos Estados Unidos da América, durante a cerimónia em tributo dos muitos que morreram”, avançou o The Telegraph na altura.


7. Visita à República da Irlanda (2011)

Rainha Isabel II com a presidente da República da Irlanda, Mary McAleese

No seguimento do processo de paz na Irlanda do Norte, a rainha Isabel II, a convite da presidente irlandesa Mary McAleese, tornou-se a primeira monarca britânica a visitar a República da Irlanda. A viagem foi recebida com carinho e carinho, e ajudou a quebrar o gelo numa relação outrora gélida.


8. Jubileu de Diamante (2012)

Mosaic da autoria de Helen Marshall, na Galeria Towner, em Inglaterra

Em 2012, a rainha comemorou 60 anos de reinado. No âmbito das festividades, Isabel II e Philip, o duque de Edimburgo, marcaram uma extensa visita oficial pela Grã-Bretanha. Enquanto isso, os filhos e netos completavam tours reais noutras nações da Commonwealth em seu nome.

Numa mensagem divulgada no Dia da Ascensão, a monarca expressou que o Jubileu é um momento “para agradecer pelos grandes avanços que foram feitos desde 1952 e olhar para o futuro com a cabeça clara e o coração caloroso“.


9. Pandemia de COVID-19 (2019 – presente)

Isabel II numa videochamada com elementos do NHS

A pandemia em curso de COVID-19, impulsionada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é bem capaz de ser o surto viral mais mortal do mundo em mais de um século. Desde a detecção inicial do vírus, em dezembro de 2019, até meados de dezembro de 2020, o patógeno infetou pelo menos 75 milhões de pessoas e causou 1,6 milhões de mortes, levando a planos de contingência nunca antes vistos nos tempos modernos.

Isabel II esteve infetada com o vírus no passado mês de fevereiro, mas, de acordo com a Casa Real, teve apenas sintomas ligeiros da doença, semelhantes aos de uma gripe. Isso [o vírus] deixa uma pessoa muito cansada e exausta, não é? Esta pandemia horrível”, referiu a rainha, numa videochamada com alguns elementos do NHS, o serviço nacional de saúde britânico.


10. Brexit (2020)

O Reino Unido deixou oficialmente a União Europeia às 23h00 do dia 31 de janeiro de 2020, três anos e meio depois do referendo no qual 52% dos britânicos votaram a favor do Brexit, com o desejo de recuperar a soberania plena. Os elementos da realeza britânica não falam sobre política e, como tal, a rainha nunca se pronunciou publicamente sobre o acordo de saída. uma opinião sobre o acordo de saída.


11. Guerra na Ucrânia (2022)

Isabel II com Justin Trudeau em Windsor

Nas primeiras horas de 24 de fevereiro de 2022, Vladimir Putin anunciou a operação militar que, desde então, se aproxima da capital Kiev e se tornou um dos maiores conflitos militares na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, desencadeando a maior crise de segurança no continente desde a Guerra Fria.

Ainda não há uma previsão para o fim do conflito, uma vez que sucessivos encontros entre representantes dos dois países falharam, até o momento, em garantir um cessar-fogo definitivo.

Embora a realeza britânica não se pronuncie sobre questões políticas, acredita-se que Isabel II tenha dado um sinal de apoio subtil à Ucrânia. No dia 7 de março, a monarca recebeu o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, no castelo de Windsor. Na fotografia do encontro, atrás das duas figuras, é visível um grande buquê de flores azuis e amarelas — as cores representam a bandeira do país.


12. Jubileu de Platina (2022)

O retrato divulgado para celebrar o Jubileu de Platina de Isabel II

As celebrações do Jubileu de Platina da rainha Isabel II, festejos que se multiplicam por todo o Reino Unido e restantes países da Commonwealth, assinalaram um marco histórico: sete décadas de reinado da soberana.

Após as comemorações, que decorreram entre 2 e 5 de junho, a rainha deixou um comunicado, partilhado pelo Palácio de Buckingham, onde agradeceu a todos os que celebraram o seu Jubileu de Platina, garantindo que, ao fim de 70 anos, “não há nenhum manual a seguir”.

“Quando falamos de como celebrar 70 anos sendo vossa Rainha, não há nenhum manual a seguir. Realmente é a primeira vez. Mas senti-me honrada e profundamente comovida ao ver tanta gente sair à rua para celebrar o meu Jubileu de Platina. Apesar de não ter podido estar presente em todos os eventos, o meu coração estava com todos vocês; e o meu compromisso de vos servir o melhor que possa continua, apoiada pela minha família. Senti-me inspirada pela bondade, alegria e amabilidade, que foram tão evidentes nestes dias, e espero que este renovado sentido de unidade continue a sentir-se nos anos vindouros . Os meus mais sinceros agradecimentos pelos vossos desejos e pelo papel que desempenharam nestas celebrações felizes”, referia o comunicado.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Depois de Sérgio há outro concorrente pronto a desistir do “Big Brother”

Depois de Sérgio há outro concorrente pronto a desistir do “Big Brother”

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Dânia Neto abre o álbum de casamento:

Dânia Neto abre o álbum de casamento: "Bolha de amor"

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Baixa procura leva Apple a reduzir produção dos Vision Pro

Baixa procura leva Apple a reduzir produção dos Vision Pro

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Estes são os cabeças de lista às europeias

Estes são os cabeças de lista às europeias

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Sebastião Bugalho é o cabeça de lista da AD às europeias

Sebastião Bugalho é o cabeça de lista da AD às europeias

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Rita Patrocínio revela

Rita Patrocínio revela "onde gostava de um dia viver"

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Há uma nova fotografia feita por Kate após a polémica da edição de imagens

Há uma nova fotografia feita por Kate após a polémica da edição de imagens

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Asus ROG Zephyrus G14 em teste: o ultraportátil para gamers

Asus ROG Zephyrus G14 em teste: o ultraportátil para gamers

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites