Pão: feito em casa ou comprado no supermercado?










Uma vantagem importante de preparar o pão em casa reside no facto de se poder adequar o teor de sal (infelizmente, só agora se está a trabalhar numa directiva que vise a redução do sal adicionado pela indústria panificadora) e escolher farinhas menos refinadas (com mais fibra). De facto, o pão «integral», ou seja, aquele que é feito com farinhas nada ou pouco refinadas, é mais rico em fibras e, para além de em média ter um valor calórico mais baixo, é também mais saciante. Provavelmente já notou que fica mais saciado com um pãozinho integral do que com uma carcaça branca…





Preparando o pão em casa, permite variar o tipo de farinhas usadas, o que é particularmente útil para quem sofre de algumas patologias gastro-intestinais (doença de Crohn, síndrome do cólon irritável, etc.). A escolha de farinhas sem glúten (ou com teor reduzido) e a preparação de pão sem fermento são alguns exemplos das vantagens obtidas com estes aparelhos.







Mas se as máquinas de fazer pão nos permitem preparar pães mais equilibrados e nutritivos, também é possível adicionar uma série de ingredientes às receitas, que podem fazer disparar os valores calóricos: nozes, avelãs, leite, ovos, ou passas são alguns dos «extras» que podem tornar o pão muito saboroso, mas mais calórico. Como em tudo na vida, nem oito nem oitenta: aprenda a incluir na sua alimentação estes pães mais elaborados, para que possa desfrutar do prazer de os comer sem comprometer o seu peso!









Lembre-se que um pão rico em fibras, com pouco sal e sem excessos no acompanhamento (manteiga, queijo, doce, etc.) deve fazer parte de uma alimentação variada, equilibrada e saborosa… Afinal, quem resiste a um bocado de pão quente acabado de fazer?!











Relacionados

Beleza e Saúde

No Verão: proteja-se contra as doenças de origem alimentar

Na sua maioria, os alimentos contêm bactérias e se não forem conservados nas condições adequadas, os microrganismos podem proliferar e originar infecções e intoxicações alimentares.

Beleza e Saúde

Peixe: um amigo de todos os dias!

Rico em aromas, o peixe contém muitas proteínas, que funcionam como tijolos que edificam o corpo, intervindo nos processos de crescimento e reparação do organismo

Beleza e Saúde

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza e Saúde

Guia do Bio: Dicas para comprar bem

Antes de adquirir alimentos biológicos convém ler as dicas que se seguem.

Beleza e Saúde

Nutrição: Como emagrecer para sempre

Sejam 3 ou 30 quilos que quer perder, se seguir algumas regras pode manter os resultados por muitos e muitos anos!

Beleza e Saúde

Salada: a armadilha do Verão

Os inimigos da sua dieta não são só as batatas fritas e os cachorros quentes, algumas saladas, aparentemente leves, escondem uma bomba de calorias.

Beleza e Saúde

Vegetarianismo: vantagens e perigos deste regime

Muitas vezes a redução do consumo de carne é o ponto de partida para a descoberta de outros sabores. A riqueza nutritiva dos pratos vegetarianos, as suas cores, texturas e aromas, são alguns dos motivos que atraem cada vez mais adeptos. Mas existem outras vantagens para quem escolhe este tipo de dieta e faz disso uma opção de vida.

Beleza e Saúde

Perder peso: os 7 maiores entraves

É fatal: decide finalmente acabar com aqueles quilos a mais. Mas de repente, parece haver uma quantidade de gente apostada em desviá-la da ‘virtude dietética'! Como resistir aos piores inimigos da nossa dieta?

Beleza e Saúde

Perca peso enquanto cozinha

Fique a conhecer as dicas da nutricionista para fazer refeições saborosas, saudáveis e pouco calóricas nesta estação.

Beleza e Saúde

Alimentação macrobiótica - prós e os contras

Saiba os cuidados a ter para adoptar uma alimentação macrobiótica

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel