UM AMOR (PERFEITO) DE PERFUME

Foto: Carlos Ramos

A propósito do lançamento do seu primeiro perfume, Amor Perfeito, José António Tenente falou connosco sobre este belo projecto inteiramente desenvolvido em Portugal.

Imagem

– Pensou em alguma mulher específica ao criar este perfume feminino? Suponho que em relação à fragrância de homem, que vai lançar em Fevereiro, terá pensado em si…

– Não pensei em ninguém específico, apesar de ter experimentado na pele ambos os perfumes, inclusive o de senhora, porque os perfumes mudam muito na pele. Aliás, quando construímos a comunicação do perfume eu quis fugir a essa catalogação da mulher e do homem. Todos os perfumes batem muito na tecla de caracterizar o homem ou a mulher a que se destinam, mas eu preferi caracterizar o perfume, para mim, fazia mais sentido a brincadeira de o adjectivar com os variadíssimos adjectivos para o amor: forte, romântico, quente, terno, doce… Porque tudo isto só depende da emoção e de as pessoas gostarem ou não. Estes perfumes são para qualquer homem e qualquer mulher.

– Qual foi o briefing que deu às perfumistas?

– Não nos conhecíamos portanto passei-lhes várias ideias… Mas logo de início pensei muito na imagem e nos frascos, porque queria que fosse um romântico não muito cor-de-rosa. Ainda se pensou em criar um molde de um amor-perfeito para a tampa mas eu não queria nada ir por aí. E em termos de aromas falámos sobretudo dos perfumes de que gostava, do que eu usava…

– E de que perfumes gosta?

– Gosto muito de perfumes fortes, que tenham presença mas não sejam enjoativos, que se notem e que ‘colem’ muito bem à pele. Essa ideia da fusão na pele era muito importante para mim. Se quando estamos a criar a colecção de roupa é tão importante pensar que as pessoas se identificam e gostam, e é por isso que usam, no caso do perfume mais ainda, porque um perfume veste mesmo a pele. Portanto tem de haver uma grande identificação. Mas voltando aos meus aromas preferidos, gosto muito de especiarias, por exemplo, e também de alguns frutos. Aliás, o meu perfume de homem abre com frutos, as notas iniciais são cítricas, depois é que passa para as madeiras e as especiarias… Em termos de perfumes femininos gosto imenso de florais fortes, talvez por memórias de infância, dos perfumes que a minha mãe usava.

– E no dia-a-dia de que cheiros gosta?

– Sou muito sensível aos cheiros, tanto os bons como os maus (risos). Adoro, por exemplo, o cheiro do café. E nem sequer bebo café! Aliás, uma coisa que aprendi neste processo, e que achei o máximo, foi que o cheiro dos grãos de café é o melhor para ‘limpar’ o olfacto entre um perfume e outro quando estamos a cheirar vários de seguida. Também gosto imenso do cheiro da praia, daquele cheiro da pele quente quando se volta da praia.

– Paul Valéry dizia que ‘uma mulher que não se perfume não tem futuro’. Para si, uma mulher que não se perfuma…

– …perde muito! (risos) Uma mulher ou um homem que são se perfumem perdem imenso. Aliás, é engraçado porque toda esta fase de criação dos meus perfumes foi uma altura em que me perfumei muito pouco, tentava usar o mínimo possível de aromas para poder experimentar todos os ensaios que as perfumistas me iam apresentando, e entre um ensaio e outro passava alguns dias sem perfume nenhum. E senti imensa diferença, não ter perfume era uma coisa estranha. Eu associo muito os cheiros às pessoas, faz-me confusão que as pessoas não reajam aos aromas porque para mim são muito importantes. Por isso acho que quem não se perfuma perde bastante, porque o perfume potencia muito a relação entre as pessoas. Para o bem e para o mal (risos).

– O que aprendeu com este projecto?

– Aprendi imenso! Curiosamente aprendi que não tenho um olfacto tão apurado como pensava (risos), apesar de ser das pessoas que conheço com mais sensibilidade aos cheiros. Mas durante o processo às vezes havia umas nuances difíceis de identificar: tipo ‘isto cheira-me a…’ e afinal não era. Percebi que ainda tenho muito a aprender nesta área. Mas foi, está a ser, uma fantástica experiência, fiquei muito satisfeito com o resultado.

– Se estes perfumes fossem tecidos, que tecidos seriam?

– Ai que pergunta difícil!… Acho que seriam sedas.

– O que é para si um amor perfeito?

– É tanta coisa (risos)… e ao mesmo tempo é extraordinariamente simples. Um pouco à imagem desta flor, que inspira imensa atenção, imenso cuidado, mais é bastante mais resistente do que parece, que é mais ou menos o que acontece com o amor (risos).

Imagem

UM PERFUME APAIXONANTE

A versão feminina de Amor Perfeito, que acaba de ser lançada, abre com notas leves de flor de laranjeira e bergamota, e evolui para um enlace sedutor entre a delicadeza do amor-perfeito e o exotismo da orquídea tropical. Um fundo de cedro, couro, almíscar, âmbar, frutos vermelhos e chocolate dá-lhe uma sensualidade gulosa que casa magnificamente com a pele.

O aroma masculino será lançado brevemente.

Clique aqui para saber mais sobre José António Tenente e este projecto.

Imagem

Relacionados

Moda

Moda Lisboa: no segundo dia reinou a cor

Na Cidadela de Cascais desfilaram, no segundo dia da 33ª edição da Moda Lisboa, as propostas de José António Tenente, Alexandra Moura, Cia Marítima e White Tent.

Moda

Vídeo: Bárbara Guimarães para a ACTIVA... vestida por José António Tenente

Bárbara Guimarães aceitou o desafio: na edição de Dezembro da revista ACTIVA, quatro grandes estilistas portugueses vestiram-na a rigor para o Natal. Tentente vestiu a apresentadora e nós guardamos as imagens: veja o making-of da produção!

Mais no portal

Lifestyle

Livro da semana: "A Educação de Eleanor" faz sorrir ao mesmo tempo que emociona

Um livro de Gail Honeyman, publicado pela Porto Editora.

Celebridades

A internet não estava preparada para estas fotografias antigas de Kylie Jenner

A socialite celebrou o 23º aniversário, no passado dia 10 de agosto.

Beleza e Saúde

Covid-19: fumadores passivos correm maior risco de infeção?

Entenda a relação e perceba quais as melhores formas de se proteger.

Moda

Há novidades quentinhas a sair do forno da Parfois

Os novos acessórios e vestuário da marca portuguesa destacam-se pelos tons terra.

Comportamento

Diz quem sabe: não se esqueça de se amar primeiro

Uma lição de autoestima inspirada numa famosa série. “Porque Carry Bradshaw teria sido uma ótima Coach!”.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os modelos de 'beachwear' a que estas famosas não resistem

A época balnear já está mais do que aberta e as redes sociais são a prova disso.

Moda

Coleção "eco friendly" de calçado com modelos a partir dos 12,99 euros

As propostas são da Seaside.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel