10 REMÉDIOS PARA AS PERNAS CANSADAS




Água fria

Revitaliza e tonifica as pernas cansadas. Termine o seu duche com jactos rápidos de água fria ao longo das suas pernas. Aproveite o Verão para fazer caminhadas à beira-mar ou beira-rio, com água pelas canelas ou joelhos, desde que não esteja demasiado fria.









Amêndoas





São ricas em vitamina E que é útil para atenuar a fadiga, reduzir os espasmos musculares e cãibras nas pernas. Além disso, são uma boa fonte de magnésio, mineral que ajuda a combater a celulite e a retenção de água.









Brócolos





Estão carregados de Vitamina C – que diminui a incidência de tromboses venosas e protege o sistema circulatório – e antioxidantes como os flavonóides – nutrientes com acção anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-cancerígena – e carotenóides, que protegem os vasos sanguíneos. Para preservar ao máximo as suas propriedades e sabor, coza-os ao vapor.









Chrysanthellum Indicum





Pouco conhecida entre nós, esta planta é rica em flavonóides, que facilitam a circulação sanguínea e combatem os edemas. Age sobre a microcirculação periférica, reduzindo a permeabilidade e aumentando a resistência dos vasos sanguíneos.









Dourada





A terapeuta nutricional francesa Rose Razafimbelo, co-autora do livro ‘Guide Familial des Aliments Soigneurs’ aconselha a comer este peixe cru, de modo a preservar os ácidos gordos Ómega 3 em que é rica. Estes reduzem o risco de flebites e embolias.









Frutos Vermelhos





Framboesas, mirtilos, morangos, groselha, são ricos em vitamina C e flavonóides, ambos antioxidantes. A primeira ajuda a diminuir o risco de flebites e é necessária para a boa saúde do tecido conjuntivo que nos reveste as veias. Os flavonóides tonificam e protegem as paredes das veias. Coma três doses de frutos vermelhos por dia, variando-os para receber os diferentes tipos de flavonóides.









Marcha





Activa a circulação nos membros inferiores, que é mais difícil por que se faz contrariando a gravidade, e ajuda ao retorno venoso, ou seja o percurso que o sangue percorre entre os pés e o coração. Manter-se de pé ou sentada durante muito tempo, provoca a estagnação do sangue nas veias. Quando caminhamos, os músculos do pé e perna funcionam como uma bomba, que projecta o sangue em sentido ascendente, a cada passada que damos. É um desporto útil a combater a sensação de fadiga, as varizes e tromboflebites.









Óleos essenciais de limão, cipreste e gerânio





O óleo essencial de limão contém limoneno, eficaz a manter a elasticidade das veias, e vitamina P, que tonifica os vasos sanguíneos. O óleo de cipreste contribui para a drenagem linfática e bom funcionamento do sistema circulatório. Já o óleo essencial de gerânio (pelargonium graveolens) tem acção anti-inflamatória e combate a fadiga. Segundo Patrice de Bonneval, co-autor de ‘Manuel Pratique de Aromatherapie ao quotidien’, deve usar-se diluindo 5ml de cada um destes óleos em 85ml de óleo de jojoba ou de noz de macadâmia. Massaje as pernas com este preparado duas a três vezes por semana. Não o faça antes de se expor ao sol, já que o óleo essencial de limão é fotosensível.









Pé de porco





O pé e focinho de porco são ricos em cartilagens, boas fontes de silício e, na verdade, pouco gordos. As cartilagens deste animal contêm silício, mineral essencial para reforçar a parede dos vasos sanguíneos. Este mineral pode também ser encontrado em cereais integrais, frutos e legumes secos, certas águas minerais.









Videira vermelha, hamamélia e ginkgo





O ginkgo, com propriedades vasodilatadoras, é conhecido por promover a boa circulação sanguínea, aumentando a irrigação, diminuindo a resistência nos vasos capilares e reduzir a acumulação de líquido nos tecidos. A hamamélia aumenta a resistência das veias e reduz a permeabilidade dos vasos capilares. A videira vermelha, rica em polifenóis, tem uma acção de protecção e fortificação vascular. Os especialistas em fitoterapia aconselham um mês de toma alternada de cada uma destas plantas, em infusão ou tintura (entre 50 e 100 gotas por dia, segundo o peso).













Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Mais no portal

Lifestyle

Passou a #BlackOutTuesday. E agora?

Saiba como pode continuar a fazer a diferença na luta antirracista.

Moda

Estes são os dois truques que me ajudam a encontrar o visual perfeito

Conheçam-nos e vejam os cinco 'looks' que recriei com roupa que tinha em casa.

Moda

Steve Madden e Winnie Harlow juntos numa coleção de fazer perder a cabeça

A marca de acessórios juntou-se à famosa modelo internacional para criar uma coleção de sandálias arrojada e cheia de cor.

Inspirações

Quem é Ella Jones? Conheça a nova presidente da Câmara de uma cidade americana marcada pelo racismo

Ella Jones será a primeira pessoa negra a liderar Ferguson, uma cidade que se tornou símbolo de protestos antirracismo em 2014, após a morte de um jovem de 18 anos pela polícia.

Beleza e Saúde

7 coisas que deve desinfetar em casa para evitar ficar doente

Numa altura em que estamos mais conscientes para a importância de higienizar tudo aquilo em que tocamos e o que nos rodeia, saiba por onde deve começar dentro de casa.

Beleza e Saúde

Médicos explicam os riscos de ir à praia durante a pandemia

Embora possa parecer seguro, esta atividade requer alguns cuidados.

Moda

4 tendências de calçado da Mango que queremos já

Reunimos algumas propostas da marca espanhola para quem já está a preparar o regresso ao trabalho.

Celebridades

Esta celebridade acabou de se assumir bissexual

Após se saber, recentemente, que o namoro que vivia há cerca de três anos tinha chegado ao fim.

Beleza e Saúde

Faça este exercício para melhorar a sua vida sexual

Hilaria Baldwin partilhou a demonstração de um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar e tem benefícios para a vida sexual.

Moda

O vestido que pode levar ao próximo evento especial custa menos de 16 euros

Simplicidade e elegância: os elementos-chave para arrasar.

Lifestyle

As viseiras divertidas que as crianças não se vão importar de usar

Tem a opção 'Pirata' e 'Unicórnio', entre outras.

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel