Acabe de vez com as noites em branco
Devia ser fácil: uma pessoa deitava-se, adormecia sem precisar de rebanhos de carneiros, e acordava pronta para um novo dia.



Se este não é o seu retrato, não está sozinha: 47% dos portugueses dormem mal, segundo dados da Alta-Autoridade para a Saúde.



O problema não é apenas individual: estamos a criar um país de gente doente que dorme ao volante e passa o dia cansada, irritável e improdutiva.



"Portugal é um país privado de sono, e um país privado de sono não pode funcionar", defende a neurologista Teresa Paiva. E quando não se dorme? Pois quando não se dorme, os portugueses não estão com meias medidas: atacam logo com medicamentos, de que somos um dos maiores consumidores. Em 2008, cada português consumiu em média duas caixas de medicamentos para dormir!



"Temos em Portugal um profundo desrespeito pelo sono", defende Teresa Paiva. Para nós, dormir é um tempo que passamos sem fazer nada. Mas, afinal, para que serve o sono? Resposta: ninguém sabe ao certo. Aliás, em termos de sobrevivência pré-histórica até parece uma actividade altamente contra-indicada. Imaginem: quem se estendesse na savana durante umas longuíssimas oito horas arriscava-se a acordar no estômago de uma leoa… "Se o sono não serve uma função absolutamente vital – afirmou o especialista Allan Rechtschaffen -, é o maior erro que a evolução já cometeu."



Aparentemente, no entanto, a evolução não comete erros e o sono é mesmo vital. "Durante o sono produz-se tudo aquilo que é essencial a uma boa vigília", explica Teresa Paiva. "É altamente produtivo em termos metabólicos, imunitários, de memória, de aprendizagem."



Aprendizagem, sim: é essa, aliás, uma das principais funções dos sonhos, o que explica por que é que os animais pequenos e os bebés sonham ainda dentro do útero. "O pintainho quando sai do ovo já sabe o que há-de fazer", explica Teresa Paiva. "Isto porque dentro do ovo ele já sonha com os comportamentos necessários à sua sobrevivência. Por isso é que todos nós humanos temos aqueles sonhos em que caímos ou somos perseguidos: são sonhos ligados à nossa evolução enquanto espécie."



Há quem diga que sonhamos para recordar, para fixar acontecimentos na memória, ou para esquecer, para libertar o nosso ‘disco rígido’. Outra função dos sonhos é simbólica, outra ainda tem que ver com a criatividade. Mas se não se lembrar dos seus sonhos, não se aflija: somos feitos para os esquecermos. Porquê? Não se sabe… "Provavelmente a função dos sonhos é cumprida quer tenhamos ou não consciência deles. O importante é sonhar.."



DURMA PARA SER MAGRA


Não são só os adultos a dormir mal. Passamos a nossa péssima higiene de sono para as crianças: vão para a cama tardíssimo e levam o dia a cabecear.



Também aqui pode ser questão de informação: segundo um estudo citado por Teresa Paiva, há uma relação entre o sono das crianças e o nível social da família. Quanto mais elevado o nível familiar, mais as crianças dormem.



Mas há mais co-relações: quanto mais televisão vêem, menos dormem, quanto mais gordos, menos dormem, e quanto menos ginástica fazem, menos dormem. E sabia que quanto mais dormem melhores notas têm? "Estamos a arruinar a vida das nossas crianças pondo-as a dormir pouco!", alerta Teresa Paiva. "Isto é terrível e inimaginável!"



Também as mulheres têm muitas razões para dormir mal. Sim, há um sono ‘no feminino’: segundo o livro ‘Durma para Ser Sexy, Inteligente e Elegante’ [Ellen Michaud, Reader’s Digest], nós mulheres temos várias fases na vida em que damos problemas ao sono: durante a menstruação, na gravidez e durante a menopausa, podemos passar várias noites sem dormir à conta das hormonas…



Sabe-se agora que não dormir também nos faz… engordar. E não é preciso passar a noite a comer gelado de cheesecake. Tanto para mulheres como para crianças ou homens, explica Teresa Paiva, "a interacção do sono com a regulação alimentar e a absorção dos alimentos é fundamental. Dormir pouco aumenta a ingestão e a absorção dos alimentos e, portanto, faz-nos engordar".





LEITE NÃO FUNCIONA…



A nossa sociedade não é, definitivamente, uma em que se durma com os anjos. "As pessoas vivem com imensas preocupações", nota Teresa Paiva. "Quando comecei a fazer medicina, o drama das famílias era o pai alcoólico, com histórias de tareias à mulher e aos filhos. Agora, o drama principal são as famílias desestruturadas. Há mais conflitos, casas mais pequenas, vidas muito desorganizadas. A mãe e o pai trabalham, chegam exaustos, e tudo isto aumenta os níveis de ansiedade e as dificuldades em dormir."



Ver televisão à noite só vai piorar e reduzir o tempo de sono. Adormecer no sofá também não ajuda: "Isso é mito: não se dorme melhor no sofá do que na cama!", defende Teresa Paiva. "Pelo contrário, quando passamos do sofá para a cama já perdemos a nossa pressão para o sono." Esta é tanto maior quanto maior o tempo de vigília prévio: "se adormeceu entretanto, diminuiu a pressão para o sono".



Leitinho e bolachas, é outro mito: "O leite só vai fazer com que se levante a meio da noite para ir à casa de banho."



Conclusão: se anda às voltas na cama há mais de meia hora ou se passa horas em claro a pensar no que há-de dizer ao chefe, não estenda já a mão para a caixa dos comprimidos. Pense primeiro como é que pode tornar a sua vida mais amiga do sono. E, para começar, que tal ir-se deitar hoje um bocadinho mais cedo?



Partilhar

Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!

Siga-nos no Twitter

Relacionados

Beleza e Saúde

Otimismo, a arma anticrise

Quando as notícias são desanimadoras e toda a gente parece ter motivos para se queixar, é preciso alimentar uma forma mais positiva de olhar para a vida

Beleza e Saúde

10 remédios para dormir melhor de forma natural

Os tempos são conturbados e muitas vezes podem refletir-se em noites mais agitadas. Aqui lhe deixamos muitas ideias ao natural para adormecer melhor.

Beleza e Saúde

Vídeo: Como aprender a meditar

Ajuda a libertarmo-nos de tensões acumuladas, aumenta a criatividade e equilibra as funções metabólicas do nosso corpo. Quer saber como se medita?

Beleza e Saúde

Descubra agora qual é o seu tipo de inteligência

Tem mais ‘queda’ para as letras, ou sente-se mais à vontade com números? Nem uma coisa nem outra?! Não se preocupe, um cientista americano diz que existem não apenas dois mas sim sete tipos de inteligência distintos. Saiba quais são e como os identificar.

Beleza e Saúde

10 pequenos gestos para uma saúde de ferro

Lembra-se da história da borboleta que bate as asas e provoca um furacão do outro lado do mundo? Pois se serve para o mal também há-de servir para o bem. Quer isto dizer que, no que toca à saúde, por vezes são as pequenas mudanças de hábitos que fazem a diferença. .

Beleza e Saúde

Sabe o que lhe causa mais stresse?

Fomos saber o que é que nos deixa à beira de um ataque de nervos e descobrimos seis grandes 'culpados'. Aprenda a lidar com algumas das situações mais stressantes.

Beleza e Saúde

Como viver com o facto de ... não controlarmos tudo nas nossas vidas

Parece que o nosso mundo é um avião mas quem vai aos comandos não somos nós. E no entanto, controlamos mais do que pensamos. Único problema: não controlamos… tudo. Fomos procurar algumas ideias para nos sentirmos mais seguras e para perceber se isso será mesmo mesmo preciso.

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel