Produtos 'sem': a nova tendência no mundo da cosmética

Thinkstock

Antes, quando se comprava um produto de beleza, a grande preocupação era saber o que ele continha: fosse retinol num creme de rosto, cafeína num anticelulite ou óleo de abacate num condicionador para o cabelo, por exemplo, o que contava acima de tudo eram os activos que garantiam a promessa feita pelo produto. A excepção eram os produtos sem perfume e sem álcool.

Mas recentemente surgiu uma outra corrente.



Na senda do desejo de regressar ao que há de mais puro e natural, os ingredientes sintéticos começaram a ser postos em causa – e os da cosmética não foram poupados. Parabenos, ftalatos e muitas outras substâncias usadas há anos na formulação de cosméticos, e por todos consideradas seguras, têm sido acusadas de provocar irritações e alergias, ter actividade carcinogénica ou perturbadora do sistema endócrino, e poluir o ambiente.

Os dados que existem sobre estes alegados efeitos são considerados inconclusivos por muitos especialistas, e a maioria das empresas de cosmética considera que, por enquanto, e à luz do que se sabe actualmente, não há razões científicas para mudarem as suas fórmulas. Além disso, trata-se de ingredientes usados há dezenas de anos, com boas provas dadas de inocuidade, alguns dos quais já foram até ilibados. Mas devido à percepção que os consumidores têm do eventual risco ligado a estas substâncias, muitas marcas, pequenas e grandes, optaram por eliminá-las: nuns casos por conceito de marca, noutros por um princípio de cautela, noutros ainda com o simples propósito de dar uma resposta alternativa aos consumidores apreensivos face a ingredientes mal afamados. O que nem sempre é simples, porque formular um cosmético ‘sem’ é muito mais complicado e mais caro.

Então, em que ficamos face aos cosméticos que continuam a usar essas substâncias? Se são marcas conhecidas e com provas dadas, nada de pânico: “A não utilização de um determinado ingrediente numa fórmula não significa que esse ingrediente não é seguro”, explicam os responsáveis do grupo L’Oréal. E se pensarmos bem, quem se arriscaria numa questão destas? Ter ou não ter os ingredientes em causa é, actualmente, uma questão de filosofia de marca. Em qualquer dos casos, a verdade é que toda esta situação acaba por ser benéfica para quem compra porque aumenta o leque de escolha: convencional, ‘sem’ ou bio, é uma questão de opção.

Convém, no entanto, ter em conta que, quando se retira um ingrediente sintético para o substituir por outro natural, isso não significa que não possa haver riscos de irritação ou alergia: por um lado, não existe nenhuma substância que se possa garantir que nunca provocará nenhuma reacção alérgica a ninguém; por outro lado, as substâncias de substituição nem sempre são sujeitas a controlos de inocuidade tão apertados como as utilizadas nos cosméticos convencionais, portanto, convém optar por marcas que se preocupam em testar a inocuidade dos ingredientes que usam. “Tudo tem de passar pelo crivo da segurança, ser testado e provado, seja natural ou sintético. Até porque nem tudo o que é natural é forçosamente bom e seguro”, explica a Dra. Ana Sofia Amaral, directora científica da L’Oréal Portugal.

Será este movimento apenas uma nova opção, ou o princípio de uma mudança radical na forma como os cosméticos são concebidos e formulados? Neste momento, é tão fácil responder a esta questão como dizer quais serão os números premiados no Euromilhões da próxima semana, mas o mais provável é que as coisas continuem a evoluir com a Ciência, a permitir tirar cada vez mais partido da Natureza, respeitando-a a ela… e a nós.




QUEM É QUEM NA COSMÉTICA ‘SEM’

Além das marcas certificadas bio, que por definição não contêm (ou contêm apenas em quantidades ínfimas) estas substâncias, há outras que, apesar de nem sempre serem bio, porque não usam ingredientes biológicos sistematicamente em todos os seus produtos, tomaram a decisão de não as incluir nas suas formulações, por uma questão de filosofia e valores da marca.



Ren

Marca inglesa fundada por dois amigos, o seu nome significa ‘limpo’ em sueco. “Quando a mulher de um deles ficou grávida e começou a ter reacções adversas aos cosméticos, foi investigar para tentar descobrir a causa. Para a ajudar, o marido e o amigo começaram a interessar-se por cosmética e decidiram criar uma marca isenta de tudo o que pudesse ser potencialmente irritante ou nocivo. “Descobrimos que não existiam produtos puros, eficazes e agradáveis de usar, porque são difíceis de produzir, caros, e ninguém queria fazê-los”, diz um dos fundadores, Robert Calcraft. Sem petroquímicos, sulfatos, parabenos, glicóis, silicones e muitas outras substâncias, a marca caracteriza os seus produtos como puros e bioactivos. “Puros em vez de naturais ou bio, por ser uma terminologia menos confusa, e porque não usamos ingredientes inimigos da pele, e bioactivos, porque os ingredientes activos são 100% naturais.” A marca propõe cuidados para rosto, corpo e banho, 18,89 a 75,55, conforme o produto (F)*, que estão entre os preferidos de famosos como Kate Moss, Jude Law, Sienna Miller ou Uma Thurman.



Caudalíe

Marca francesa fundada por um jovem casal, que foi a primeira a perceber e utilizar as potencialidades dos polifenóis das grainhas de uva e do resveratrol – um dos mais poderosos activos anti-idade actualmente usados em cosmética. “Quando criei a Caudalíe, havia substâncias que eu não queria usar nas fórmulas”, explica a sua fundadora, Mathilde Thomas. “Os parabenos eram uma delas, mas na altura não se sabia como substituí-los, e comecei a usar tubos airless em vez de boiões, para poder diminuir a quantidade de parabenos. A partir de 2005, conseguimos uma boa alternativa aos parabenos, para toda a gama. Suprimi o fenoxietanol, substituí o lauril sulfato de sódio por substâncias à base de aveia e de açúcar de milho ou de coco; sempre que posso uso emulsionantes vegetais, não uso corantes, óleos minerais ou matérias de origem animal. Ainda uso silicones, porque não encontrei uma boa alternativa, mas em quantidades ínfimas. Tentamos fazer produtos o mais naturais possível.” A marca tem cuidados para rosto e corpo, 4 a 89, conforme o produto (F)*.



Pureology

Constituída por champôs, condicionadores e máscaras, esta marca americana é específica para cabelos com coloração. As suas fórmulas 100% vegan, com extractos botânicos bio e essências de aromaterapia, e os seus champôs sem sulfatos estabeleceram um novo padrão de qualidade na cosmética capilar. As embalagens são ecologicamente responsáveis. 22 a 48, conforme o produto (C)*.



Leonor Greyl

Marca francesa que é uma referência no cuidado do cabelo, com fãs famosos entre actrizes e cabeleireiros internacionais. Os seus produtos são formulados à base de ingredientes naturais usados em altas concentrações e isentos de silicone, lauril sulfato de sódio, alcatrão e parabenos. Informações sobre pontos de venda (F)* pelo tel.: 808 202 534 ou
info@sanosenses.pt.



Para além destas marcas, há outras que têm vindo a estender o conceito ‘sem’ a todos os seus produtos: é o caso da Nuxe (F)* e da L’Occitane (LP)*. Outras propõem alguns produtos ‘sem’ pontuais. É o caso de:

• Linha de limpeza do rosto Green Paradise (M. Jeanne Piaubert), com 100% de activos naturais, sem parabenos e sem perfume, 29 a 42 (P)*.

• Creme de rosto hidratante Hydra-Floral (Decléor), com 85% de ingredientes de origem natural e sem parabenos, 55,34 (P)*.

• Gama Riqueza da linha capilar Série Nature (L’Oréal Professionnel), com champô sem sulfatos, máscara sem tensioactivos catiónicos, óleo sem silicones, e perfume 100% natural, 14,50 a 22,30 (C)*.

• De La Roche-Posay, creme antiborbulhas e pontos negros Effaclar Duo, sem álcool, corantes e parabenos, 13,90 (F)*; creme antivermelhidões Rosaliac XL, sem parabenos, 17,60 (F)*.

• Alguns produtos das marcas Oriflame (CT)*, Kiehl’s (LP)*, Phyto (F)* e a linha capilar Essencity (Schwarzkopf) (C)*.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Num momento delicado para Kate e William, Carlos III reforça a importância dos príncipes de Gales no futuro da família real

Num momento delicado para Kate e William, Carlos III reforça a importância dos príncipes de Gales no futuro da família real

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Conheça as vencedoras dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras

Conheça as vencedoras dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites