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Sobreviver a uma época festiva sem consequências que nos deixem arrependidas não é tarefa fácil. Mas faça deste Natal um evento memorável e que marque pela positiva: retomar uma vida saudável!

Joana Santos, nutricionista da Nutrición Center (empresa especializada no aconselhamento nutricional nas farmácias portuguesas) propõe alguns truques saudáveis para que desfrute do melhor do Natal sem cair nos excessos das gorduras, fritos ou hidratos de carbono:

Evite as gorduras de carne e tente substituí-las por peixe, preferencialmente cozinhado no forno ou grelhado;

Coma frutas e verduras, alimentos integrais e legumes, já que estes contêm fibra e ajudam a absorver a gordura e o colesterol que se ingere na comida;

Não comece a comer apenas quando tem fome, opte por pequenas refeições a meio da manhã ou da tarde;

Encontre o equilíbrio quando come: não fique totalmente saciada mas também não saia da mesa com fome;

Os menus de Natal costumam ser extensos, pelo que é recomendável que sirva sempre pequenas quantidades para que possa comer um pouco de tudo;

Evite o consumo de álcool;

Aumente o consumo de infusões digestivas e depurativas para ajudar a digestão;

Aplique a ‘lei da compensação’: Se tiver um almoço longo, faça uma refeição ligeira ao jantar;

Não tente acabar com tudo no mesmo dia. O Natal é uma época composta por vários dias: vá cometendo pequenos pecados de cada vez.

Mantenha a prática de exercício físico. Aposte, por exemplo, em caminhadas.

A equipa de nutricionistas Nutrición Centar sugere os seguintes menus:

– Entrada:

Carpacio de Vitela com azeite de citrinos e queijo parmesão; lulas com cogumelos; mexilhões com vinagreta e um cocktail de camarão.

– Pratos principais:

Choco salteado com camarões e cogumelos; uma salada de polvo natalício; folhado de verduras; amêijoas com salsa.

– Segundos pratos:

Pescada estufada com camarão sob uma cama de espinafres; lulas com legumes salteados; magret de pato com puré de maçã. 

– Sobremesa:

Espetada de fruta com chocolate; peras de natal em vinho tinto e gelado de limão com hortelã e menta.

Saiba mais em www.nutriciocenter.es

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