101522198.jpg

Fez orelhas moucas aos nossos conselhos de emagrecimento gradual e consciente e perdeu a cabeça com os petiscos e doces. Resultado: a balança voltou para assombrá-la. Não queira ingressar num mosteiro até ao fim do Verão! Nós podemos ajuda-la a recuperar as curvas.

Há mudanças que nem a intervenção divina consegue operar, e transformar um perímetro abdominal do tamanho de uma pequena ilha do Pacífico numa cintura de alfinete em apenas sete dias não é exequível. Mas se quiser perder uns centímetros isso já se pode fazer mas… com muito esforço! Os especialistas são unânimes: não é aconselhável perder peso tão rapidamente, até porque, mais do que gordura, irá perder essencialmente água. A ideia será sempre dar continuidade a esta semana de arranque com um regime saudável e equilibrado.

O essencial é combinar o trio dieta+exercício+massagens (podem ser auto-massagens). Deixamos-lhe algumas dicas para começar um plano de ataque que terá de continuar pelo Verão fora. Está preparada? Pronto, então vamos a isso.

É permitido…

– Água.

A ideia é acelerar o metabolismo de queima de gorduras e a água vai ajudar. Comece o dia com um copo de água quente com limão. Durante o dia beba pelo menos litro e meio de água natural.

– Verduras.

Encha o frigorífico de verdes e transforme-se num texugo. Vegetais crus, cozidos, estufados… Prefira os ricos em fibras como os brócolos, a couve-flor e repolho, que ajudam a controlar a sensação de fome. Um estudo recente veio revelar que por cada grama de fibra que ingerimos, consumimos menos sete calorias em média.

– Fruta.

Coma cerca de 3 peças de fruta por dia. São alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Evite apenas os mais calóricos como as bananas, os figos, o melão, uvas e manga.

– Gordura.

Não elimine por completo. A gordura é necessária para fazer a síntese celular e estimular processos hormonais. Evite sim as saturadas e hidrogenadas (presentes nos fritos, nas carnes vermelhas e nos alimentos processados em geral), optando pelas insaturadas (azeite, sardinhas, salmão e truta, sementes e oleaginosas).

– Proteínas.

Promovem a saciedade, pelo que é boa ideia incluí-las a todas as refeições: ovos, carne ou peixe ou leguminosas (feijão, grão, lentilhas). Evite as dietas com elevado conteúdo em proteínas pois emagrecem à custa da saúde dos rins.

Deve reduzir

– Hidratos de carbono

Há quem aconselhe a simplesmente suprimi-los por completo durante uma semana para evitar retenções de líquidos. Elimine, pelo menos, as fontes de hidratos de carbono de absorção rápida como os bolos, refrigerantes, bolachas doces, pão branco e massas branqueadas. Substitua por versões mais integrais dos alimentos (pão, arroz e massas integrais).

– Trigo

Tem o condão de desacelerar o metabolismo e acelerar a velocidade de armazenamento da gordura pelo que a ordem é reduzir drasticamente o pão, as massas, os cereais, as bolachas e pastéis esta semana.

É proibido

– Álcool

Já sabemos que é uma fonte de calorias vazias, tudo o que não precisa durante esta semana, por isso nada de cocktails tropicais ou caipirinhas, cerveja ou vinho.

– Sal

É o inimigo número um, Estamos a tentar perder líquido e o sal tem o condão de retê-lo nos tecidos deixando-nos inchadas como balões.

– Açúcar

Elimine por completo o açúcar refinado. Seja no café ou em produtos processados como bolachas, croissants e bebidas gaseificadas.

– Produtos lácteos

Se gosta não tem de prescindir deles por completo mas opte pelos leites e iogurtes em versão magra.

O segredo

Não é o pensamento positivo e a visualização, embora estes também sejam úteis. Trata-se de seguir as seis máximas de quem quer perder peso:

1- Não ingira bebidas com gás

2- Coma somente alimentos frescos, pobres em gorduras animais e ricos em produtos integrais e fibras. Nada de enlatados ou processados.

3- Escolha alimentos diuréticos e reduza o sal ao mínimo.

4- Elimine o pão branco e o álcool por completo.

5- Coma pouco e muitas vezes ao dia para acelerar o metabolismo.

6- Faça exercício. No mínimo uma hora por dia.

Dietas de uma semana

Há imensas versões de dietas e desintoxicações. Nem todas serão sensatas, mas o certo é que alguns estudos recentes sugerem que podem funcionar de maneira saudável. Pelo menos é a convicção da nutricionista e psiquiatra norte-americana Susan B Roberts, autora do livro ‘The Instict Diet’, que em entrevista à revista brasileira ‘Época’ garante que é possível conseguir os nutrientes essenciais com 1200 calorias diárias. O segredo está em prevenir a fome, em vez de aguentá-la, diz. Para isso o ideal é apostar em alimentos com fibras, que saciam o apetite, leite e iogurte desnatado, carnes e peixes magros, frutas e vegetais verdes.

Semana das frutas e verduras

Se está a tentar perder peso na semana anterior à menstruação, conte com dificuldades acrescidas, sobretudo se tem tendência para reter líquidos. É que nesta altura a subida dos níveis de progesterona contribui para isto mesmo, sendo natural que se aumente um quilo ou dois até. Pode ser boa ideia apostar numa dieta mais diurética nesta, à base de frutas e verduras como espargos, kiwis, morangos e chá verde ou infusões de dente de leão e cavalinha.

Combine com

– Drenagem linfática: se retém líquidos, é a sua massagem de eleição. O seu objectivo é trabalhar de forma ascendente as zonas onde aqueles tendem a ficar acumulados estimulando a circulação. Além das técnicas manuais, existem as mais sofisticadas como a pressoterapia e a endermologia que pode realizar em institutos

Semana sem hidratos de carbono

A ideia é retirar do cardápio todos os hidratos de carbono de absorção rápida: pão e massas branqueadas, doces, bebidas alcoólicas e açucaradas. Substitua-os por hidratos de carbono complexos como o pão e massas integrais, proteínas, muitos vegetais e gorduras boas. Os produtos lácteos podem consumir-se com moderação, excepto à noite, já que são mais difíceis de digerir. Beba muita água, dois litros por dia.

Combine com:

– Quiromassagem: é uma técnica manual que ajuda a eliminar gorduras instaladas e o excesso de líquidos, activando a circulação e promovendo a redução do volume corporal. Tem efeitos muito positivos na firmeza da pele e nota resultados numa semana se a fizer todos os dias.

Atenção ao índice glicémico!

Não basta contar calorias. O índice glicémico (IG) também influencia o metabolismo. Alimentos com índice elevado (os chamados açucares rápidos como os doces e gelados, os sumos naturais, o pão branco, o puré de batata, a melancia, o abacaxi, a abóbora ou os cornflakes e os croissants) favorecem o armazenamento de gordura e a resistência à insulina. Os de incide baixo (todos os hidratos de carbono complexos: feijão, esparguete, ameixas, cerejas, amendoim, soja, lentilhas, iogurte, pêra, maçã) têm o efeito oposto e será estes que deve consumir esta semana.

Técnicas que ajudam

Além das massagens há outras técnicas a que pode recorrer se pretender resultados ainda mais espectaculares, se bem que terá de contar com mais do que uma semana de ‘trabalho’. Combinando várias tem ainda mais hipóteses de conseguir resultados positivos.

– Carboxiterapia: excelente para tratar a celulite de forma não-cirúrgica. Consiste na injecção intracutânea de dióxido de carbono medicinal com agulhas muito finas. O tratamento é rápido e indolor. As sessões duram de 30 minutos e convém fazer quatro a seis no mínimo. Além do CO2 dar cabo das células gordas de forma imediata, ainda provoca uma vasodilatação local que aumenta o afluxo de oxigénio à região e contribui para eliminar o líquido produzido no intervalo das células e conferir firmeza à pele. É possível fazer tratamentos diários, combinados com termolipólise, por exemplo. Conte com €75 por sessão.

– Termolipólise: a ideia é activar o metabolismo das gorduras através do aumento da temperatura local. A ideia aqui não é tanto perder peso mas sobretudo centímetros. Depois de 10 sessões, em média, a pele fica mais elástica e os nódulos de gordura e celulites menos visíveis. É possível perder 2 a 6cm ou 2 a 4 kg de peso.

– Pressoterapia: ajuda a combater a retenção de líquidos e a celulite. Basicamente trata-se de uma massagem de compressão devidamente controlada, uma espécie de versão mecânica da drenagem linfática. Veste um fato até à cintura que está ligado a um aparelho computorizado que controla os bombeamentos de ar com a pressão adequada a cada caso. As sessões duram 30 minutos e devem ser feitas no mínimo duas vezes por semana. Os resultados são visíveis ao fim de 15 dias mas a combinação com outras técnicas consegue efeitos mais rápidos. Conte com €30 por sessão.

Consultoria: Rita Fonseca Silva, Nutricionista

Relacionados

Beleza e Saúde

De quantas fibras precisa por dia?

Podem não fornecer nutrientes, mas são essenciais à saúde do nosso aparelho digestivo. Motivo mais do que suficiente para não se esquecer delas na sua dieta alimentar.

Beleza e Saúde

45 Ideias anti-quilos

Está preocupada com os quilinhos a mais? Quer ficar fit para a primavera? Acha que é altura de começar a ter mais cuidado com a alimentação? Pois bem é sempre boa altura para começar e, para darmos uma mãozinha, preparámos 45 dicas simples para recuperar ou manter o peso.

Beleza e Saúde

Toda a verdade sobre dietas que fizeram fama... e que não resultam!

Todas ouvimos falar de uma amiga, cunhada ou prima que fez a dieta da lua, do Dr.Atkins ou do tipo sanguíneo e emagreceu dez quilos num ápice. Mas com graves riscos para a saúde.

Beleza e Saúde

No Verão: proteja-se contra as doenças de origem alimentar

Na sua maioria, os alimentos contêm bactérias e se não forem conservados nas condições adequadas, os microrganismos podem proliferar e originar infecções e intoxicações alimentares.

Beleza e Saúde

Peixe: um amigo de todos os dias!

Rico em aromas, o peixe contém muitas proteínas, que funcionam como tijolos que edificam o corpo, intervindo nos processos de crescimento e reparação do organismo

Beleza e Saúde

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza e Saúde

Guia do Bio: Dicas para comprar bem

Antes de adquirir alimentos biológicos convém ler as dicas que se seguem.

Beleza e Saúde

Nutrição: Como emagrecer para sempre

Sejam 3 ou 30 quilos que quer perder, se seguir algumas regras pode manter os resultados por muitos e muitos anos!

Beleza e Saúde

Salada: a armadilha do Verão

Os inimigos da sua dieta não são só as batatas fritas e os cachorros quentes, algumas saladas, aparentemente leves, escondem uma bomba de calorias.

Beleza e Saúde

Vegetarianismo: vantagens e perigos deste regime

Muitas vezes a redução do consumo de carne é o ponto de partida para a descoberta de outros sabores. A riqueza nutritiva dos pratos vegetarianos, as suas cores, texturas e aromas, são alguns dos motivos que atraem cada vez mais adeptos. Mas existem outras vantagens para quem escolhe este tipo de dieta e faz disso uma opção de vida.

Beleza e Saúde

Pão: feito em casa ou comprado no supermercado?

Por moda ou por uma questão de saúde, a verdade é que nos últimos tempos temos assistido a um número crescente de pessoas que opta por fazer o seu próprio pão em casa. Enquanto que algumas queixam-se de que o pão actualmente à venda está demasiado industrializado, outras falam na "crise" para justificar o porquê de fazer o pão em casa. Na verdade, confeccionar o pão em casa tem algumas vantagens, mas exige também alguns cuidados.

Beleza e Saúde

Perder peso: os 7 maiores entraves

É fatal: decide finalmente acabar com aqueles quilos a mais. Mas de repente, parece haver uma quantidade de gente apostada em desviá-la da ‘virtude dietética'! Como resistir aos piores inimigos da nossa dieta?

Beleza e Saúde

Perca peso enquanto cozinha

Fique a conhecer as dicas da nutricionista para fazer refeições saborosas, saudáveis e pouco calóricas nesta estação.

Beleza e Saúde

Alimentação macrobiótica - prós e os contras

Saiba os cuidados a ter para adoptar uma alimentação macrobiótica

Beleza e Saúde

Guia do Bio: Saiba onde comprar os melhores produtos biológicos.

Dizemos-lhe alguns locais onde pode adquirir alimentos biológicos em Lisboa e no Porto. Mas como queremos que seja de norte a sul, se conhecer alguma loja, deixe a sua sugestao.

Beleza e Saúde

Emagreça... com a ajuda de chá

A nutricionista Helena Cid explica-nos como perder peso... bebendo chá!

Beleza e Saúde

"Afinal, porque é que ela é magra e eu não?"

Por que razão há pessoas que conseguem manter-se eternamente em forma e a quem nunca parem pesar os quilos a mais? Os especialistas em controlo de peso dão-nos a respostas e saiba que nem tudo tem a ver com genética.

Beleza e Saúde

Truques super úteis para fazer dieta!

Há pequenos truques que ajudam a emagrecer e não implicam abdicar de comer. Qualquer uma de nós os pode levar a cabo no dia-a-dia sem esforço nem sacrifício. Acabe por isso com as dietas que nunca funcionam.

Beleza e Saúde

Perca peso onde mais precisa!

Tem aquela gordura acumulada em certas partes do corpo - como as ancas, a barriga e as coxas - e parece que não há forma de ser ver libre dela? Há medidas muito concretas para cada zona do corpo que lhe resolvem o problema.

Mais no portal

Lifestyle

Livro da semana: "A Educação de Eleanor" faz sorrir ao mesmo tempo que emociona

Um livro de Gail Honeyman, publicado pela Porto Editora.

Celebridades

A internet não estava preparada para estas fotografias antigas de Kylie Jenner

A socialite celebrou o 23º aniversário, no passado dia 10 de agosto.

Beleza e Saúde

Covid-19: fumadores passivos correm maior risco de infeção?

Entenda a relação e perceba quais as melhores formas de se proteger.

Moda

Há novidades quentinhas a sair do forno da Parfois

Os novos acessórios e vestuário da marca portuguesa destacam-se pelos tons terra.

Comportamento

Diz quem sabe: não se esqueça de se amar primeiro

Uma lição de autoestima inspirada numa famosa série. “Porque Carry Bradshaw teria sido uma ótima Coach!”.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os modelos de 'beachwear' a que estas famosas não resistem

A época balnear já está mais do que aberta e as redes sociais são a prova disso.

Moda

Coleção "eco friendly" de calçado com modelos a partir dos 12,99 euros

As propostas são da Seaside.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel