saltarcorda.jpg

Provavelmente, era uma das suas brincadeiras de infância preferidas e também é um bom exercício cardiovascular. Pode ser feito em qualquer lado, é uma forma fácil de queimar uns quilos a mais… e pode ter benefícios adicionais inesperados: apenas alguns minutos diários a saltar à corda podem ajudá-la a controlar o apetite.

Cientistas da Faculdade de Ciências Desportivas da Universidade de Waseda, no Japão, quiseram testar a teoria de que exercícios como saltar ou correr, interferiam com a libertação de hormonas que desencadeiam a fome.

Para isso recorreram a 15 voluntários masculinos e pediram-lhes que jejuassem nas 12 horas anteriores ao teste. Este consistia em saltar à corda durante 10 minutos, após os quais descansavam por cinco. Depois de repetirem a sequência por três vezes, descansam por duas horas. Seguia-se a mesma sequência numa bicicleta estática. Ambas as atividades físicas envolviam o mesmo dispêndio de calorias. Na terceira e última fase do teste, ficaram em descanso absoluto por duas horas e meia.

Durante as diferentes fases do teste, para além de serem inquiridos sobre a fome que sentiam, testavam-se os níveis sanguíneos de algumas hormonas que se sabem estar envolvidas do apetite.

Os voluntários relataram sentir menos fome ao saltar à corda do que a andar de bicicleta. Ambas as atividades despertavam menos o apetite do que o repouso total. Os resultados dos exames sanguíneos mostraram níveis mais baixos de algumas hormonas, sobretudo de grelina, que estimula o apetite, quando saltavam à corda. No entanto, a diferença hormonal manifestada entre este exercício e a bicicleta não foi sifgnificativa, segundo a equipa. Ou seja, não é por baixar os níveis hormonais que saltar à corda resulta; deve existir outro mecanismo envolvido na quebra do apetite.

Os cientistas põem a hipótese de que a maior redução do apetite, ocorrida depois de saltar à corda, se prenda com o facto de a maioria dos músculos e articulações suportarem o peso do corpo, quando do impacto com o solo, o que não acontece quando andamos de bicicleta.

A equipa japonesa está a realizar uma nova bateria de testes.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Tenha uma ajuda extra para a sua dieta

Por muito que gostássemos de fechar os olhos, formular o desejo e acordar mais magras, já sabemos que não há milagres quando o tema é a perda de peso, mas não vamos por isso transfigurar esse objetivo numa horrível dor de cabeça. Com os ingredientes certos, pode ser atingido com sucesso e sem que tenha de passar fome.

Beleza e Saúde

Exercício antes do pequeno-almoço ajuda a perder peso

Um estudo realizado na Universidade de Glasgow revelou que fazer exercício físico antes de comer de manhã permite perder aqueles quilos a mais de forma mais fácil

Beleza e Saúde

A causa do seu aumento de peso pode ser a intolerância a alguns alimentos

Aparentemente o seu peso pode estar a aumentar não devido ao excesso de calorias, nem à falta de exercício mas sim porque a comida pode estar a causar uma irritação e, consequentemente, uma inflamação que leva ao aumento de peso.

Beleza e Saúde

Tapping: novo método promete emagrecer através de palmadinhas

Não estamos a apelar à violência sobre si própria, apenas a divulgar o tapping, um método que usa a teoria oriental dos meridianos e técnicas de programação neurolinguística para fazer desaparecer os quilos a mais.

Beleza e Saúde

Abdominais de sonho: veja o vídeo e faça em casa

Para usar e abusar do biquíni e dos vestidos justinhos para sair à noite este verão, aqui tem um programa de exercícios que pode fazer em casa para trabalhar a zona da barriga!

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

#SairParaVotar. Fotógrafa portuguesa lança campanha online de apelo ao voto

"É um projeto fotográfico e a decisão do futuro", escreveu Inês Costa Monteiro nas redes sociais.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é skinimalism?

Esta será uma das grandes tendências de cuidados de pele para 2021.

Moda

Estas bailarinas provam que o calçado vegan está na moda

Estes três novos modelos, que fazem parte da coleção vegan de uma marca nacional, são criados à mão por mestres sapateiros portugueses e feitos a partir de faux leather.

Lifestyle

Home staging: como (bem) decorar uma casa para vender ou arrendar

Com a ajuda do Habitissimo, explicamos como pode preparar um imóvel em apenas cinco passos.

Faits Divers

O simbolismo da onda roxa que vimos na tomada de posse de Joe Biden

A cor que marcou a cerimónia no Capitólio serviu para transmitir várias mensagens importantes.

Moda

Lily Collins mostra como usar um cardigã com muito estilo

A protagonista de "Emily in Paris" foi fotografada a usar uma peça acessível de uma marca que conhecemos bem.

Moda

Conheça três tendências que já chamam pela primavera

Diz Quem Sabe

Barriga inchada depois das festas? O motivo pode não ser assim tão óbvio

Um artigo de opinião assinado por Rita Verdasca, nutricionista nos Laboratórios SYNLAB.

Finanças de A a Z

Tudo o que deve saber antes de contrair um crédito pessoal

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Beleza e Saúde

Eis um grande aliado da libido e fertilidade

É natural, acessível e rico em nutrientes essenciais ao nosso bem-estar.