melhorar vida.JPG

1. ACORDE MAIS CEDO

Sabemos que a simples ideia dói, principalmente se é mais mocho do que cotovia. Mas antes de virar esta página, experimente fazer as contas: caso acordasse uma hora mais cedo, como é que a gastava? Podia usá-la para fazer ioga ou tai-chi, tomar o pequeno-almoço enquanto lê o jornal, preparar o almoço em casa ou despachar umas tarefas domésticas que deixa para o fim do dia, quando já está completamente estourada! Por isso, não desista antes de tentar: o segredo é avançar devagarinho. De início, acorde dez minutos mais cedo, depois quinze e assim sucessivamente. Outro aspecto essencial: mantenha o despertador fora do seu alcance, para evitar dar-lhe dar um murro e virar-se para o outro lado, continuando a dormir.

Se lhe custa saltar da cama num ápice, experimente, ainda deitada, fazer uns exercícios de alongamento: estique as pernas, leve-as até ao peito, depois, solte os braços por cima da cabeça e espreguice-se, enquanto mentalmente começa a ‘construir’ o seu dia. Para a ajudar, nada como a luz natural: é proíbido cerrar os estores e as cortinas como se estivesse num bunker.

2.TRABALHO É APENAS TRABALHO

Não o leve para casa

E isso tem duas interpretações: a literal, ou seja, não deve levar mesmo qualquer trabalho para fazer em casa, e a metafórica, ou seja, está proibida de levar problemas de trabalho para casa. Está irritada quando sai da empresa ao final do dia? Escolha o caminho mais longo, oiça música enquanto conduz, estabeleça mentalmente o seu plano de acção para o dia seguinte e, de seguida, desligue o botão, começando a concentrar-se no que vai fazer quando chegar a casa. Se, mesmo assim, precisa de falar no assunto, combine com o seu companheiro que têm quinze minutos por dia para ‘despejarem o saco’ e acabou! Há coisas bem mais relaxantes para fazer do que jantar com o seu chefe!

3.AUMENTE O SEU NÍVEL DE ENERGIA… mexendo-se mais

Deita-se cansada, acorda cansada e passa o dia cansada? Para aumentar o seu nível de energia são essenciais três passos: dormir pelo menos sete horas por dia (o que implica não ficar a dormitar no sofá e estabelecer um horário de sono), seguir uma alimentação equilibrada (evite a fast-food!) e praticar exercício.
Este é o busílis da questão: geralmente, a desculpa para não fazermos exercício é o facto de andarmos cansadas. Ora, é exactamente o contrário: andamos cansadas porque não nos mexemos. Este dado foi comprovado por um estudo da Universidade de Georgia, nos Estados Unidos, segundo o qual o exercício físico regular aumenta os níveis de energia e reduz a fadiga, enquanto a sua ausência nos torna letárgicos. E basta uma caminhada de dez minutos diários para começar a sentir a diferença.
 

4.TIRE O MÁXIMO PROVEITO DA HORA DE ALMOÇO … pensando em si

 

Temos tendência para não a apreciar, mas na verdade esta hora deve ser encarada como uma oportunidade de fazermos actividades que nos dão bem-estar. Não tem tempo para estar com aquela velha amiga? Marquem um almoço. Anda desejosa de comprar um casaco novo? Aproveite e dê um salto ao centro comercial mais próximo. Está um dia lindo? Vá até ao parque e usufrua do sol, levando um livro na male. Se puder, adiante ou atrase a hora seu almoço para evitar a altura de maior confusão. E nada de levar o PC ou de comer à secretária.


5.USE O DINHEIRO PARA COMPRAR FELICIDADE

 

Sem problemas de consciência

Pensa que o seu dinheiro está a ser mal empregue quando tem a tentação de comprar o DVD com a terceira temporada do House, o álbum novo da PJ Harvey ou uma mala de marca? Acredita que é um desperdício usá-lo para surprender o seu companheiro com um jantar num restaurante romântico? Anda há séculos a adiar a viagem ao México com medo que o dinheiro lhe faça falta porque ‘pode acontecer alguma coisa…’. E assim faz as suas escolhas: apenas com base no dever, nunca no prazer. Acha que isso é qualidade de vida? É verdade que temos contas para pagar, mas se limitarmos o nosso quotidiano às obrigações, estamos a tirar a cereja de cima do bolo. De vez em quando, perca a cabeça! Ou nunca ouviu dizer que a vida é para se viver?

6.DESTINGA O ACESSÓRIO DO ESSENCIAL e some minutos

 

Tem uma série infindável de assuntos a tratar todas as manhãs: ir ao banco, aos correios, ao supermercado, comprar a prenda para o aniversário do seu filho… Simplifique. Para começar, a Internet está aí para ajudá-la: desde aceder ao seu banco, até fazer todo o tipo de compras online, é tempo e trabalho que poupa e mais tempo livre que fica. Além disso, já ouviu falar de divisão de tarefas? Se a sua agenda está demasiado sobrecarregada, passe algumas das responsabililidades para o seu marido.
 

7.NÃO DIGA SIM A TUDO

Aprenda a ser ‘egoísta’

Por que é que a palavra ‘não’ é tão difícil de dizer? Os especialistas afirmam que isso se relaciona com uma baixa auto-estima: mais ou menos conscientemente, acreditamos que, caso neguemos um compromisso ou um pedido, estamos a afastar terceiros ou a desiludi-los, sentindo-nos culpadas, envergonhadas ou egoístas. Dizemos ‘sim’ pois acreditamos que só assim estamos à altura das expectativas dos outros, mesmo que isso prejudique seriamente a nossa vida. O que acontece é que há sempre uma parte de nós que se acha usada e acumula raiva e frustração. Dizer ‘não’ não tem de ser desagradável e é a única maneira de não sermos submersos por compromissos: diga ‘desculpa, mas hoje não posso’ ou ‘não é possível ajudar-te, terá de ficar para uma próxima oportunidade’, sempre com um sorriso e resistindo a dar justificações.

8.A VIDA NÃO É UMA NOVELA

Mantenha a calma

Vemos demasiada televisão e às vezes esquecemo-nos que a vida real é um bocadinho diferente. Não dramatize as situações, não tire conclusões apressadas nem sofra antes de tempo. Uma crítica no trabalho não significa que vai ser despedida, uma discussão com o seu namorado não implica o final da relação, uma batidela com o carro não é sinal de bancarrota. Se a cada um destes acontecimentos responder com uma hecatombe emocional, está apenas a sofrer em vão, a submeter o seu coração a um desgaste desnecessário e a criar mais rugas na pele.


9.CHEGA DE REGRAS

Liberte-se de medos

Já chegam aquelas com que somos obrigadas a lidar, como o excesso de velocidade, a proibição de fumar ou as multas no clube de vídeo. Para quê andar sempre a repetir frases como ‘não posso’, ‘não devo’, ‘é certo’, ‘é errado’. Quando disser alguma coisa como ‘não devo combinar o irmão da minha melhor amiga para sair’, pare! Questione-se de onde é que saiu este ‘não devo’. Prejudica alguém ou a si mesma? Na maior parte do tempo tratam-se de respostas mecânicas que nos tolhem os movimentos e a capacidade de acção, aprendidas quando éramos pequenas ou motivadas pelo medo.

10.PASSE MAIS TEMPO NA NET

e diminua o stresse

Apenas 49% das mulheres das mulheres europeias gastam mais de uma hora por dia a fazer o que gostam, incluindo no fim-de-semana: este é um dos resultados do estudo ‘Quality Me Time”, comissariado pela HP, que quis averiguar, por essa Europa fora, o que é que nós fazíamos com o nosso tempo. Os resultados não são animadores: apenas gastamos sete horas por semana a fazer actividades que nos dão prazer e apenas 11% de nós afirma ter uma vida equilibrada. O resultado é o aumento do cansaço, depressão e irritabilidade. Termos tempos para nós é a chave de uma vida saudável e, para isso, contribui em muito ‘navergarmos’ pela Internet. O estudo revelou que não apenas reduz o stresse ao diminuir o nosso ritmo cardíaco, como ajudar a ginasticar o cérebro, diminuindo o tempo de reacção a problemas de lógica. E isto implica apenas dez minutos por dia a ver o nosso mail pessoal, a visitar as páginas e os blogs de amigos e a fazer download de imagens e vídeos de familiares e amigos.





Mais no portal

Mais Notícias

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

JL 1396

JL 1396

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

A

A "Grândola" deixou de ser minha". Artigo histórico de José Afonso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Raquel Strada: “É muito bom sentir a pele a rejuvenescer”

Raquel Strada: “É muito bom sentir a pele a rejuvenescer”

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites