acucares.jpg

Sabemos que o consumo de açúcar branco tem sido associado à obesidade, diabetes, cancro e doenças cardiovasculares. Como se não bastasse, engorda. “É um verdadeiro exemplo de calorias vazias: precisa de vários nutrientes para ser metabolizado e não contribui com nenhum, o que significa que pode desnutrir”, explica a nutricionista Daniela Seabra. Os chamados adoçantes surgiram como alternativa. A maioria tem o mesmo número ou até mais calorias que o açúcar branco mas um poder adoçante superior, o que permite usar menos; outros têm o mesmo poder adoçante mas menos calorias. Mas há mais elementos a ter em conta na comparação, como o índice glicémico e a presença de nutrientes benéficos. Ora veja.

AGAVE
Extraído de um cato sul-americano, o xarope de agave é composto por 70% de frutose, o que faz com que tenha as mesmas contraindicações desta (ver caixa ao lado). É mais calórico que o açúcar (20kcal/c. chá) mas como tem um poder adoçante 1,4 a 1,6 vezes maior pode usar-se menor quantidade. O índice glicémico também é menor (entre 20 e 30). O sabor neutro permite o uso culinário em pratos delicados, mas em bolos recomenda-se substituir apenas metade do açúcar e reduzir a temperatura do forno em 25ºC, já que o agave pode acastanhar mais rapidamente. Uma chávena de açúcar equivale a 2/3 de chávena de néctar de agave. VEREDICTO: A consumir com moderação.

FRUTOSE
É o açúcar da fruta e do mel mas vende-se isolado como adoçante. “Na fruta e no mel é benéfica, mas de forma isolada causa alterações à insulina, acumulação de gordura no fígado, obesidade e diabetes”, alerta Daniela Seabra. E é fácil o excesso, já que a frutose está presente em muitos alimentos processados, nomeadamente sob a forma de xarope de milho (high fructose corn syrup) que tem 55% de frutose. Tem as mesmas calorias do açúcar e um poder adoçante 1,8 superior, o que permite usar menos, mas é mais indicado para adoçar alimentos frios, já que acima de 60ºC perde as propriedades adoçantes, que ficam equivalentes às do açúcar. Para ½ chávena de açúcar use 1/3 de frutose. VEREDICTO: Mau.

AÇÚCAR DE COCO
Extraído das flores do coqueiro, tem um agradável sabor a caramelo torrado. Vantagem: é pouco processado e rico em nutrientes como potássio, ferro, zinco e fósforo, e vitaminas do complexo B. O índice glicémico é baixo (35). É mais calórico que o açúcar (6 a 20kcal/c. chá) mas como tem um ligeiro sabor pode usar-se menos. Usa-se da mesma forma que o açúcar comum (1 cháv. de açúcar normal equivale a 3/4 de cháv. de açúcar de coco). VEREDICTO: A consumir com moderação.

XILITOL
Obtido a partir da fruta, vegetais ou casca de bétula, encontra-se na composição de pastilhas e pastas dentífricas para crianças. O poder adoçante é similar ao do açúcar, mas tem muito menos calorias (8,5 a 9kcal/c. chá) e um índice glicémico muito baixo (13). É indicado para diabéticos já que não requer insulina para ser metabolizado. Por outro lado, pode causar gases e desconforto digestivo em pessoas sensíveis. Para cozinhar basta usar metade da quantidade de açúcar recomendada. VEREDICTO: Bom.

STEVIA
Extraída das folhas de uma planta da América do Sul, vende-se em líquido e pó. Tem zero calorias, nenhum impacto no índice glicémico e um poder adoçante 30 a 200 vezes superior ao açúcar. A versão em pó é rica em sais minerais como magnésio, manganés, potássio, selénio, zinco e vitamina B3. Alguns estudos referem efeitos positivos sobre a azia, os triglicéridos, o colesterol e a obesidade. O único senão parece mesmo ser o sabor, a fazer lembrar folhas trituradas com açúcar. Para cozinhar, não aguenta temperaturas superiores a 120ºC e como tem sabor não convém usar em pratos delicados. Conversão: 1 chávena de açúcar = ½ c. chá de stevia em pó ou 2½ c. chá de stevia líquida. VEREDICTO: Bom.

RAPADURA
É um açúcar com mais nutrientes que o refinado. Feito a partir do caldo da cana do açúcar e cozido em lume brando por horas, é o menos processado dos açúcares de cana, o que faz com que preserve algumas vitaminas (A, B, C, D, E) e sais minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Contra: é constituído em 95% por sacarose, tem as mesmas calorias e poder adoçante daquela. VEREDICTO: A consumir com moderação.

SABIA QUE…
O AÇÚCAR BRANCO tem 14 kcal/colher de chá e um índice glicémico de 58. Compare com os valores dos adoçantes naturais.

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA e receba dois coffrets da Rituals Assine já

Relacionados

Alimentos que casam bem

A nutrição partilha o mesmo princípio de um casamento: dois aliment...

Os 5 Alimentos que Estão a Destruir os Seus Ossos

Descubra o que pode estar a sabotar o seu 'intake' de cálcio

Buffet de saladas: o que deve escolher

Quer uma opção saudável e light para o seu almoço? O buffet de sala...

Os beneficios do agrião

Multiplicam-se os estudos que comprovam os benefícios do agrião par...

Emagrecer? Coma menos ao pequeno almoço, afirma estudo

A pesquisa foi feita pelo centro de nutrição britânico, Medical Res...

Mais no portal

Pantone: revelada a cor do ano para 2020

E é surpreendente!

Realizador indiano sugere que a "violação sem violência" devia ser legalizada

E que as mulheres deviam andar com preservativos para "cooperar" co...

Leonardo DiCaprio bebeu até de madrugada na companhia desta inesperada celebridade

Na sua mesa, estavam várias caras bem conhecidas.

Equivalenza estreia-se no mundo da maquilhagem

A marca apresenta uma edição limitada de maquilhagem, com muito bri...

Cate Blanchett escolhe visual acessível para passear em Londres

Queremos tanto recriar este "look".

Kylie Rae Harris conduzia embriagada e a alta velocidade antes do acidente fatal

A artista country provocou ainda a morte de uma jovem de 16 anos.

Conheça os vídeos de música mais populares no YouTube em 2019

A nível mundial.

Combine 'looks' com a sua filha com estas novidades irresistíveis

Leia Sfez e a filha India mostram como se faz.

A hilariante reação de um estafeta quando viu que a dona da casa lhe tinha deixado 'snacks' à porta

A ideia era agradecer àqueles profissionais pelo serviço que fazem,...

Estes jeans de cintura (muito) alta prometem um efeito adelgaçante

O que poderíamos pedir mais?

Fãs de "Star Wars", esta coleção cápsula é para vocês

Com o próximo filme da saga prestes a estrear, a Pull&Bear apre...

Projeto "Faz-te Homem" junta figuras públicas em Lisboa

António Sala, João Baião, João Didelet, António Machado, Edson Atha...

ASSINE 1 ANO (12 edições) POR 30€ E RECEBA 30€ EM OFERTAS

Assine Já!