RTR1N6CB.jpg

Foto: Reuters Adolescente norte-americana é vacinada contra o papiloma vírus humano.

Reuters

Na passada sexta-feira, Marie-Océane Bourguignon, uma francesa de 18 anos, apresentou queixa por “atentado involuntário contra a pessoa humana” contra a Sanofi-Pasteur, o laboratório farmacêutico que produz o Gardasil. Este medicamento protege contra quatro das 12 estirpes de papiloma vírus humano (HPV) consideradas de alto-risco para cancro do colo do útero.

Marie Bourguignon alega que a vacina, cujas duas primeiras doses foram tomadas em outubro e dezembro de 2010, afetou o seu sistema nervoso, provocando-lhe episódios de vómitos e tonturas, paralisia facial e perdas temporárias da visão e de capacidade de marcha, informa o site do jornal francês Sud Ouest. Marie foi hospitalizada por diversas vezes desde fevereiro de 2011, altura em que começaram a surgir os primeiros sintomas graves. O seu estado de saúde só estabilizou em agosto de 2012.

A comissão de indemnização de acidentes médicos da província francesa da Aquitânia pediu uma perícia dupla relativamente ao caso de Marie-Oceàne, e ambas chegaram às mesmas conclusões, num relatório citado pelo jornal: “Há um nexo de causalidade entre a primeira injeção e a ocorrência de uma reação inflamatória aguda do sistema nervoso central que, após a segunda injeção, descompensou o processo imunitário.”

Marie-Océane não é a única a queixar-se. Três outras jovens francesas afirmam ter sofrido efeitos secundários graves depois da vacinação, nomeadamente dermatose crónica e inflamação da musculatura. Preparam-se para apresentar queixa nos próximos dias.

Em março de 2012 uma comissão de estudos da Assembleia Nacional francesa já se tinha debruçado sobre a eficácia do Gardasil, recomendando pesquisas mais aprofundadas, depois de terem surgido duas queixas contra o fármaco.

Os laboratórios Sanofi-Pasteur contestam a acusação, dizendo que tudo não passa de uma coincidência temporal e afirmam que não existe nenhum estudo científico que prove uma maior incidência destas doenças, provocada pela toma de Gardasil. A vacina é recomendada pela Organização Mundial de Saúde, pela Food and Drug Administration dos EUA, Agência Europeia do Medicamento e pelo Alto Conselho de Saúde Pública francês, lembram ainda os responsáveis.

Relacionados

Beleza e Saúde

Pílula pode aumentar o risco de glaucoma

Um estudo recente conclui que quem toma o contracetivo oral há 3 ou mais anos, tem um risco duas vezes maior de vir a desenvolver esta doença oftalmológica.

Beleza e Saúde

Consumo regular de refrigerantes pode danificar o cérebro

Estudo conclui que as modificações cerebrais, causadas pelo consumo excessivo destas bebidas, são semelhantes às observadas em doenças como Alzheimer e o cancro.

Lifestyle

'Efeito Google' pode afetar a memória

Um estudo da Universidade de Harvard quis saber se o uso constante dos motores de busca na Internet pode afetar as capacidades de memorização. Estas ferramentas já são vistas como uma extensão da memória humana, que dispensa a necessidade de decorar factos e datas.

Beleza e Saúde

Desfaça 4 mitos da saúde oral

Os dentes são muitas vezes os ‘parentes pobres’ da nossa saúde. Mas sabe como tratá-los bem?

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel