diabetess.jpg

AFP/Getty Images

Em 2012, a diabetes vitimou um total de 4.867 pessoas; foi este o ano em que se registou o maior número de óbitos provocados por esta doença sistémica. O Observatório Nacional calculou os anos potenciais de vida perdidos por cada óbito, e concluiu que, em 2012, esta doença representava, em média, uma perda de sete anos de vida. Uma em cada quatro mortes ocorridas em ambiente hospitalar ficaram a dever-se à diabetes e o número de amputações de todo o pé ou do membro inferior também aumentou significativamente, contrariando a tendência registada nos últimos anos. Houve, ainda, um aumento dos reinternamentos por descompensação ou complicações resultantes desta doença.

Atualmente, a prevalência da diabetes na população portuguesa entre os 20 e os 79 anos é de 12,9% . mais de 1 milhão de pessoas afetadas,  e calcula-se que 44% não estejam diagnosticadas. Uma vez que a longevidade da população portuguesa tem vindo a aumentar, espera-se que esta taxa de incidência também cresça nos próximos anos.

O número de novos casos subiu – em 2000, afetava 377 em cada 100 mil indivíduos e, em 2012, registaram-se entre 500 a 900 novos casos. A taxa de crescimento de novos casos é de 3,8%.

O relatório assinala, ainda, outro número preocupante: 39,6% dos adultos portugueses já tem diabetes ou está em risco de a desenvolver. As pessoas com obesidade têm um risco 3 vezes maior de vir a tê-la.

O número de casos de Diabetes de Tipo 1  também aumentou entre as crianças e jovens, nos últimos 10 anos. Em 2012 registaram-se cerca de 3.200 casos em jovens até os 19 anos e foi na faixa etária até aos 14 anos que se notou o maior número de novos casos.

Contudo, também há boas notícias a assinalar. Houve uma melhoria no que toca a cuidados primários dos doentes que sofrem desta doença – em 2012 mais de 82% de pessoas com diabetes tinham consulta para a diabetes e estavam inscritos nos cuidados de saúde primários. O consumo de medicamentos para a diabetes aumentou, mas os seus custos estão a ser mais controlados do que em anos anteriores. Também houve uma estabilização nos números da Diabetes gestacional.

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Beleza e Saúde

Crónica: "Sophia Loren dixit: spaghetti (de viver, amar, comer, emagrecer, etc)"

"O que importa é a beleza, a harmonia da forma, as proporções, o biótipo e vestir de acordo. Tudo o resto é subjectivo. E Sophia Loren, como boa italiana, sabe umas coisas sobre isso: as mulheres não devem matar-se com dietas."

Lifestyle

'Efeito Google' pode afetar a memória

Um estudo da Universidade de Harvard quis saber se o uso constante dos motores de busca na Internet pode afetar as capacidades de memorização. Estas ferramentas já são vistas como uma extensão da memória humana, que dispensa a necessidade de decorar factos e datas.

Beleza e Saúde

Não perca o Mega Evento Zumba, a 30 de novembro

Uma modalidade saudável e divertida, ideal para todos os que adoram música, dança e querem ficar em forma. O Holmes Place da Quinta da Fonte está organizar um Mega Evento que não vai querer perder.

Beleza e Saúde

Vacina contra o cancro do colo do útero é alvo de processo em França

Uma jovem francesa apresentou queixa contra o laboratório que produz a vacina Gardasil e afirma que esta lhe provocou paralisia facial, perda temporária da marcha e da visão, entre outros efeitos secundários. Outras três jovens prepararam-se para fazer o mesmo.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Esta é a atividade física que nos deixa com mais fome

Estudo concluiu que pessoas que a praticam ingerem mais calorias.

Celebridades

5 celebridades que taparam tatuagens relativas aos "ex"

Quando o amor chegou ao fim, estas caras conhecidas decidiram dar uma nova vida às memórias que tinham pintadas no corpo.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Celebridades

Atriz portuguesa estreia-se como protagonista em série da Netflix

Após Nuno Lopes dar que falar em "White Lines", voltamos a vez uma cara portuguesa num papel de destaque no serviço de streaming.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Celebridades

"Arranjem um quarto" - Olivia Culpo responde à letra a comentário da mãe do namorado

A modelo publicou uma fotografia em que surge a beijar o companheiro e a resposta que deu à sogra já se tornou viral.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel