179216155.jpg

Getty Images/iStockphoto

Tal como no casamento, a rotina é o pior inimigo do ginásio. Solução: transformar a rotina numa amiga. Não esteja à espera que lhe apeteça ir. Vá ao ginásio mesmo que lhe doa as costas, as pernas, as pestanas. Vá sem pensar nisso: ah, e escolha um ginásio perto do trabalho.

• Ignore as desculpas Ai hoje não vou porque nem me consigo mexer, porque o gato vomitou uma bola de pelo, porque o meu filho me acordou às 5 da manhã e quis ver o Canal Panda acompanhado, ai agora não é uma boa altura para recomeçar…  Se estiver à espera de uma ‘boa altura’, nunca vai haver. Nunca é uma ‘boa altura’ para (re)começar o ginásio, tal como nunca é uma ‘boa altura’ para parar de fumar…

• Esqueça o ‘vou amanhã’ Uma pessoa não se transforma em atleta de um dia para o outro: dê tempo ao corpo para criar o hábito. Mas para criar o hábito é preciso, bem, habituar-se…

• Não fique dependente Não vá só quando a Rita ou a Ana lá vão. A Rita e a Ana desistem na primeira semana e você desiste atrás, ou vão todos os dias e você não tem paciência e acaba por desistir. Mais vale fazer amigos lá mesmo no local do crime: assim não corre o risco de que todos desistam em bloco.

• Vá com calma Se no primeiro dia decidiu que lhe ia dar com a força toda e saiu de lá em braços depois de ter corrido a maratona de Chicago e levantado o dobro do seu peso em ferro maciço, não espere que no dia seguinte esteja pronta para outra… Vá com calma. Mas vá.

•  Escolha uma aula Se tiver prepa-ração física suficiente, vá a uma aula em vez de ir levantar pesos sozinha. É muito mais divertido treinar em grupo, e começa a criar horários certos e a fazer amigos que notam a sua ausência. Quem não gosta de pedalar pode ir ao Attack, quem não gosta de tropa tem o Balance, quem não consegue seguir uma coreografia pode ir ao RPM… Experimente.

• Avise o instrutor Diga-lhe que é a sua primeira aula. Não se preocupe se fizer figuras tristes: toda a gente já passou por isso, e numa aula, como vai reparar, estão todos demasiado ocupados para ver se os outros trocam os pés ou não.

• Copie pelo menino da frente Há quem seja disléxico de corpo e, quando vai a uma aula, tenha dificuldade em seguir os movimentos em espelho do instrutor. Pode ser mais fácil copiar pela pessoa da frente (convém escolher uma pessoa que já lá ande há mais tempo).

• Não tenha medo do esforço Uma aula em que não tenha vontade de morrer pelo menos três vezes, não é uma aula a sério. E continua a custar mesmo aos atletas experimentados. Não tenha medo do esforço, a pensar que nunca vai conseguir fazer mais de 5 flexões e que vai sentir-se uma derrotada e uma incapaz o resto da vida. Gradualmente, vai começar a conseguir. E isso vai dar-

-lhe ânimo para muito mais, no ginásio e na vida. Por que é que julga que o exercício físico é recomendado a quem sofre de depressão? (Ok, é por causa das endorfinas, mas pronto).

• Faça… ou não É divertido, faz-se amigos, fica-se com um corpo fantástico e pode-se comer bolas-de-berlim, mas se odeia mesmo ginásio, não vá… Faça caminhadas,  jogue futebol com as crianças, corra atrás do cão, ou fique no sofá… Afinal, estamos num país livre…

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Etiqueta no ginásio

Agora que os ginásios se enchem de 'atletas' dispostos a recuperar dos erros das festas, vamos saber quais são as regras mínimas de boa convivência num treino.

Beleza e Saúde

10 pequenos gestos para uma saúde de ferro

Lembra-se da história da borboleta que bate as asas e provoca um furacão do outro lado do mundo? Pois se serve para o mal também há-de servir para o bem. Quer isto dizer que, no que toca à saúde, por vezes são as pequenas mudanças de hábitos que fazem a diferença. .

Beleza e Saúde

10 formas de regressar ao ginásio e manter o ritmo!

Já não temos cadernos a que regressar a meio de Setembro, mas há por aí muita aula que espera por si… no ginásio. Depressa, os ténis!

Mais no portal

Beleza e Saúde

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Moda

"The female gaze". Chegou a primeira linha de roupa interior da Zara

A marca estendeu a oferta à lingerie e a coleção que marca a estreia está recheada de peças confortáveis e etéreas.

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Inspirações

Ana Rocha de Sousa: conheça a mulher por detrás da câmara

"Listen" é o nome do filme que marca a estreia multi-premiada de Ana Rocha de Sousa como realizadora.

Moda

Os visuais da influencer Carolina Nashtai que queremos recriar nos dias de outono

A jovem madeirense tem um estilo impecável e, por isso, soma 108 mil seguidores no Instagram.

Comportamento

A razão científica surpreendente por trás da atração física

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

Vídeos

Conheça o segredo (descomplicado) da felicidade de Sofia Ribeiro

No #VozActiva de novembro, a nossa protagonista de capa partilha aquilo a que dá mais valor e que a deixa com um sorriso no rosto.

Lifestyle

Meditei durante 5 dias - eis como correu

Uma experiência que promete vários benefícios, mas que também exige bastante foco e concentração. Será que é um hábito a manter?

Beleza e Saúde

15 famosas revelam os truques de beleza que aprenderam com as suas mães

De Kendall Jenner a Jessica Alba, descubra os segredos surpreendentemente simples destas estrelas.

Moda

Neste outono, o estilo constrói-se com camadas

A Parfois não deixa dúvidas: para além de ser uma arte, sabermos vestir-nos em camadas é uma forma importante de expressão individual nos meses mais frios.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé mostra o interior da mansão milionária da cantora

Num momento raro, o público teve um vislumbre de como é a casa da estrela norte-americana e do marido, o rapper Jay-Z.

Lifestyle

OHAI: o 'ai Jesus' da Nazaré

Uma escapadinha de fim de semana em família e junto da Natureza era tudo o que precisávamos e não sabíamos.