160537274.jpg

Getty Images/iStockphoto

O uso intensivo de computadores é uma das principais causas do aumento de problemas oculares. Os nossos olhos, antes habituados a horizontes largos e luz natural, são hoje sujeitos a um esforço inédito: horas e horas em frente a ecrãs de televisão e de computador, tablets, smartphones, e ainda horas e horas em ambientes de luz artificial e sob o efeito agressivo do ar condicionado. Este estilo de vida tem consequências: secura ocular, progressiva dificuldade de focagem, ardor e dores de cabeça, sintomas facilmente evitáveis se mudarmos alguns hábitos na nossa forma de ver o mundo.

MAIS LÁGRIMAS, POR FAVOR!

Para se manterem húmidos, os olhos produzem constantemente uma fina camada de lágrimas que se espalham pelo olho com a ajuda do pestanejar. Em condições normais, pestanejamos cerca de 14 a 18 vezes por minuto, mas a ler esse número reduz-se para quatro a seis vezes por minuto, e no computador acontece ainda menos já que o globo ocular quase não precisa de se mover. Tudo isto aumenta a probabilidade de ficar com o olho seco, o que não sendo grave é muito desconfortável.

ALARGUE OS HORIZONTES

A miopia (incapacidade de ver bem ao longe) também tem vindo a aumentar e uma das razões apontadas é o facto de precisarmos cada vez menos de ver a grande distância. Entre os povos antigos, habituados a perscrutar o horizonte, a miopia era praticamente desconhecida. Algumas gerações depois, e sobretudo com o aparecimento da televisão, tornou–se mais comum. Outra causa apontada é a escola: “Um estudo norte-americano da década de 70, que seguiu uma população durante 30 anos, verificou um aumento de 15% para 42% da miopia, que foi atribuído ao aumento de escolaridade”, explica o oftalmologista Florindo Esperancinha. “Estar muitas horas em frente a um ecrã obriga o cristalino a um esforço de acomodação permanente, é como estar a erguer um peso durante muito tempo, os músculos acabam por ficar cansados.” Atente nalguns conselhos úteis para proteger os seus olhos.

Olhe ao longe: se trabalhar ao computador, lembre-se de levantar o olhar, para contemplar o horizonte e focar um objeto ao longe de forma regular. Assim estimula a elasticidade dos músculos oculares e o foco da visão ao longe.

Pestaneje com frequência: piscar os olhos é uma forma de espalhar a película lacrimal pelo olho, o que o hidrata e protege. Geralmente, fazemos isso de forma involuntária mas pode fazê-lo conscientemente.

Descanse os olhos: cansamos a vista porque obrigamos os olhos a focarem uma coisa durante muito tempo, por norma o ecrã, ao longo do dia, o que pode causar dores de cabeça. É importante ter períodos de descanso e que saia da frente do monitor, idealmente de duas em duas horas, por 15 minutos. Se não puder, feche os olhos alguns minutos.

Regule a altura do ecrã: se conseguir ter o ecrã ligeiramente abaixo do nível dos olhos, não vai precisar de os ter tão abertos, diminuindo a probabilidade de secura ocular.

Ajuste a luz do monitor: opte por mais contraste e menos luminosidade e evite ficar de costas ou de frente para uma janela. O ideal é de lado, para evitar reflexos e sombras.

Relacionados

Beleza e Saúde

Nova técnica propõe mudar a cor dos olhos

Uma clínica espanhola propõe uma cirurgia laser para transformar olhos castanhos em azuis. A técnica é perigosa, alertam alguns especialistas.

Beleza e Saúde

Vinho tinto ajuda a prevenir doenças dos olhos

A pele da uva tem componentes que podem ajudar a combater doenças como a degeneração macular ou a retinopatia diabética e a deterioração da visão. Alguns vegetais e frutas de 'cores vivas' podem também ter o mesmo efeito

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel