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Começar a fazer exercício é das resoluções mais comuns. Há quem se chegue a inscrever no ginásio, com a mente convicta e o corpo a transbordar de otimismo, mas, em média, o entusiasmo não dura três meses, diz o personal trainer Pedro de Medeiros, no livro ‘O Seu Treinador Pessoal’ (Esfera dos Livros). Ainda assim, vale a pena aproveitar o  ânimo para começar a correr e tentar perceber o que atrai cada vez mais adeptos para as ruas com ténis nos pés e auscultadores nos ouvidos. Além de estar na moda, é das formas mais eficazes de perder peso.

RENDA-SE AO VÍCIO

O corpo não vai gostar de se ver obrigado a um esforço extra e a cabeça também não. Mas “o que ao princípio é uma luta interna, com o treino regular torna-se um vício”. Tudo graças às endorfinas que se produzem durante a atividade física e dão a sensação de bem-estar.

COMECE DEVAGAR

Antes de começar vá ao médico, para despistar problemas cardiovasculares ou outros. Durante as primeiras 4 semanas faça só  marchas rápidas. Depois, passe a 2/5 minutos de corrida a velocidade baixa, alternada com marcha. À medida que for ganhando resistência, aumente o tempo de corrida. Lembre-se que a ideia é nunca perder totalmente o fôlego.

CALCE OS TÉNIS CERTOS

O melhor é ir a uma loja da especialidade e pedir conselho. Há dezenas de tipos de ténis de corrida e cada pé é um pé. Em Lisboa, a Pro Runner, no Parque das Nações, vende ténis e também organiza corridas. Pode segui-los no Facebook.

RESPIRE COM RITMO

Dê duas passadas e faça uma inspiração em dois tempos. Mais duas passadas e uma expiração em dois tempos.  Mantenha sempre este ritmo e aproveite a contagem como uma forma de concentração. O ideal é respirar pelo nariz, mas não faz mal inspirar pela boca, se sentir necessidade.

USE O PODER DA MÚSICA

A corrida é um movimento cíclico que pode tornar-se aborrecido para a mente ávida de distração. Ouvir música ajuda a manter a motivação, mas os profissionais levam o ritmo ainda mais a sério. As melhores músicas, dizem, são as de batida igual à cadência da passada. Está tudo explicado em run2r.com/Technical.aspx. 

VÁ PARA A RUA!

Um estudo recente diz que quem corre na rua aumenta os benefícios psicológicos da corrida em 50%. Uma das razões parece ser a cor: o verde influencia o humor, gerando boa disposição. Fica a dica: procure correr em parques e fuja das estradas e dos passeios, os carros e o piso são um perigo. Se não puder evitar a rua, use roupa com bandas refletoras. Se tiver de correr em casa, numa passadeira, coloque 1% de inclinação. Assim, obriga o tronco a inclinar-se para a frente, o que facilita a passada e retira pressão da zona lombar.

CORRA COM ESTILO

Não tenha pudor em recorrer à vaidade para se motivar. Há cada vez mais pessoas a correr, não vai querer parecer um trambolho. Leggings, sweatshirt de um tecido que se mantenha seco, luvas e gorro se estiver muito frio, e um impermeável para a chuva e o vento são peças essenciais. Vista sempre várias camadas de roupa, em vez de peças muito grossas e quentes.

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Comparar resultados é uma das melhores formas de ver o nosso progresso e manter a motivação em alta.

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